Planilha de propina da Odebrecht traçou paralelo entre partidos políticos e clubes

Os partidos como "clubes" na delação da Odebrecht. Arte: Cassio Zirpoli/DP

A delação de ex-executivos da Odebrecht abalou a república, com a abertura de inquérito contra 98 pessoas, incluindo 3 ex-presidentes, 3 governadores, 8 ministros, 24 senadores e 39 deputados federais. A lista de Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal e relator da Operação Lava-Jato, apresenta denúncias sobretudo de doações ilegais em campanhas, no chamado “Caixa 2”. Na planilha da empreiteira, que tinha um departamento apenas para operar a milionária propina em Brasília, os políticos e seus partidos foram detalhados como jogadores e clubes de futebol.

O jornal O Globo trouxe a estrutura de codinomes, a partir do depoimento de Luiz Eduardo Soares, ex-diretor da Odebrecht. Ao todo, 18 clubes serviram como apelidos para os partidos políticos envolvidos, incluindo o Trio de Ferro, com Náutico (Partido Social Cristão), Santa Cruz (Partido Republicano da Ordem Social) e Sport (Partido Socialista Brasileiro). Caso um parlamentar não tivesse o partido definido, entrava como ABC de Natal. Mais. O cargo político de cada um teve um paralelo traçado com a posição em campo.

Goleiro = base partidária
Zagueiro = deputado estadual
Volante = deputado federal
Meia = governador
Ponta = senador
Centroavante = presidente

Por fim, o “valor do passe”, que era o valor da doação ilegal. Parece até piada, mas esse esquema aí, com 78 delações premiadas, incluindo o presidente da construtora, revelou um desvio de recursos jamais visto no país…

Leia o post sobre a delação apontando fraude na licitação da Arena PE aqui.

3 Replies to “Planilha de propina da Odebrecht traçou paralelo entre partidos políticos e clubes”

  1. Segundo CABULODO, com a aproximacao do DIA 18 PROXIMO – STF 4×0 PRO LION -, praticamente ESGOTADAS VAGAS EM CASAS DE REPOUSO, SPAs, UNICORDs, ADILOD PARA VELHINHOS, POUCOS LEITOS EM CLINICAS DA ASSOCIACAO DE CRONISTAS ESPORTIVOS DO RI DI JANERO E ADJACENCIAS..
    Impossivel encontrar os FOLCLORICOS Bandeirinha de Melo, Juquinha Kfouri, Marcio Brega, principalmentr o Galinho de Quintino. Supoe-se que todos estej em RETIRO ESPIRITUAL, bem medicados, para que nao padecam COM A BOMBA QUE VEM PORRAI. Cacildis! PELO UNICO DE 87 TUDO!!!

  2. CHEGOU A HORRA DOS DOUS CLUBES AZULEJADOS DA CAPITA ENCHEREM O SACO. O LION JA COM IS COFRES ABARROTAGOS DE MUFUNFA VAI INDISPOR DE QUALQUER EXIGENCIA DOS lalaus DO FUTEBOL. Agorra, a trupe do PARTIDO REPUBLICANO DA ORDEM SOCIAL e o chefeta do PARTIDO SOCIAL CRISTAO, devem ENTRAR ENTRAR KA GOTA NA CORTE DE HAIA exigindo depositos, astronomicamente milionarios, em suas respISectivas contas reais. IS TANTO ARAME QUE MEGABERILLO-KUKI e ZE DAS NEVES-NETINHO vao administrar TANTO CASCALHO, que O LION vai parecer o BANDEPE QUANDO EM FALENCIA. Ta ka gota! NEM VOTOS DE BOS BOSCA o Lion recebera de suad duad primas, antes azulejadas, hoje, NADANDO EM LASKAS, EUROS, DOLARES e em YENS. Cacildis! Mesmo assim, PELO agorra EMPOBRECIDO LION, TUDO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*