Em janeiro de 2015, quando foi iniciado o voo Recife-Buenos Aires, com rota semanal, a secretaria de turismo, esportes e lazer do estado articulou junto à iniciativa privada um quadrangular amistoso envolvendo dois clubes pernambucanos e dois argentinos, previsto para 2016 – na época, houve contato com Boca Juniors, River Plate, Racing e San Lorenzo. Não saiu da sondagem, tornando-se mais um projeto engavetado, como a histórica ideia sobre a pré-temporada do Real Madrid em 2012 – lembra? Porém, de lá para cá, a rota direta para a Argentina foi consolidada, com 100 mil hermanos visitando Pernambuco e com oito frequências semanais firmadas em 2018. Ou seja, a ligação ficou estreita. E o titular da pasta, Felipe Carreras, voltou a negociar uma parceria com um clube tradicional do país vizinho. Em viagem à capital, encontrou-se com o gerente do San Lorenzo, Bernardo Romeo.
“Como todos sabem, a Argentina é o nosso principal emissor de turistas internacionais. (…) Então, por que não misturar o esporte com turismo? (…) Na pauta, uma parceria para movimentarmos a pré-temporada do futebol pernambucano! Ficamos muito animados com as possibilidades e em breve esperamos dar boas notícias”
Pela gestão da secretaria, a partida (as partidas) aconteceria (m) na Arena Pernambuco, sem mais detalhes sobre quais clubes locais seriam convidados. Taça Ariano Suassuna, Troféu Chico Science ou outro? Em caso de sucesso com o clube do Papa Francisco, seria necessário encontrar uma brecha no calendário do próximo ano, apertado devido à Copa do Mundo. O alvirrubro, por exemplo, entrará em campo, de forma oficial, com menos de dez dias após o réveillon. Além disso, é preciso que o próprio campeão da Libertadores 2014 folgue em janeiro, geralmente com jogos da pré-temporada argentina. Em 2017, por exemplo, jogou três amistosos de ‘verano’. Todos em seu país.
Ao menos a vinda não deixaria de acontecer por falta de voos…
Estreias oficiais do Trio de Ferro em 2018
09/01 – Náutico (vs Itabaiana, pela fase preliminar do Nordestão)
17/01 – Santa Cruz (vs Confiança, pela fase de grupos do Nordestão)
21/01 – Sport (adversário a definir, pelo turno classificatório do Estadual)
Número de jogos do San Lorenzo nos “torneos de verano”
2014 – 4 (Copas Salta, San Juan, Luis Caballero e Río de la Plata)
2015 – 0
2016 – 2 (Copa de Oro)
2017 – 3 (2 na Copa Mar del Plata e 1 na Copa Buenos Aires)
Clubes argentinos que já jogaram no Recife
Atlanta (1937), Vélez Sarsfield (1951), Chacarita (1952 e 1953), Independiente (1956), Argentinos Juniors (1973 e 2016), Huracán (2015) e Arsenal (2017)
Saiba mais sobre jogos entre clubes pernambucanos e argentinos aqui.
Só falta convidar a Limpeza Urbana, Limpar a Cidade, Tirar as Favelas do entorno do Aeroporto, da Av. Recife, Abdias de Carvalho, BR232 e BR408. Vai ser um torneio majestoso. Oportunidade de Limpar a cidade antes de se despedirem.
AH, e “Torcer” para não cair aquela famosa chuva de verão, que sempre ocorre no mês de Janeiro. E avisa a Geraldo para não dizer que não sabia…
Para fazer isto, o torneio tem que “chamar atenção”, ter visibilidade. E, só existe HOJE em PE 2 opções de times: Sport e Ibis.
tu acha q o san lorenzo vem ao recife jogar contra times de segunda e terceira divisão?!
MELHOR ESCOLHA, IMPOSSIVEL! Sua Santidade tambem viria, como CONVIDADO CELESTIAL do seu time de coracao. E assombrosa oportunidade para o COMANDOSKI DA IGREJA CATOLICS, APOSTOLICA E ROMANA conhecer e abencoar seu time brasileiro, o famoso e conhecido ate em ANDROMEDA, o PIOR DA VIA LACTEA, o Ibis, de SHAMPOO.