Ranking da CBF confirma 11 clubes no Nordestão 2019, incluindo Sport e Santa

O regulamento sobre as vagas da Copa do Nordeste de 2019. Crédito: CBF/reprodução

Com a atualização do Ranking da CBF em dezembro de 2017, onze clubes já estão confirmados na Copa do Nordeste de 2019. Continuando a reformulação do torneio, após a criação de uma fase preliminar, com a etapa principal voltando a ter 16 times, a entidade incorporou o ranking nacional como critério de classificação. E o peso é enorme, com 55% das vagas através da lista.

A partir de agora, os Estaduais só classificam, de forma direta, os campeões. Ou seja, nove. Os demais participantes vêm do ranking, com Pernambuco e Bahia tendo duas vagas devido à classificação das federações. Os outros sete estados têm direito a uma, cada. Caso um clube já garantido no ranking obtenha o título no campeonato estadual, ele será classificado à Lampions como ‘campeão estadual’, com o ranking local beneficiando o time seguinte.

Portanto, confira abaixo os times já classificados, as respectivas fases de cada um e as equipes que podem herdar as vagas em cada federação. Melhor rankeado no Nordeste, o Sport já está assegurado em 2019 – e, na prática, até 2020. Contudo, vale lembrar que o leão pernambucano desistiu do Nordestão 2018, em decisão tomada pelo presidente Arnaldo Barros. Caso o clube rubro-negro queira seguir fora, terá que protocolar um novo ofício à CBF.

Clubes já assegurados via Ranking da CBF
PE (1º) – Sport* (15º lugar) e Santa Cruz** (25º)
BA (2º) – Vitória* (18º) e Bahia** (21º)
CE (3º) – Ceará* (27º)
AL (4º) – CRB** (36º)
RN (5º) – ABC** (31º)
MA (6º) – Sampaio Corrêa** (39º)
PB (7º) – Botafogo** (45º)
SE (8º) – Confiança** (54º)
PI (9º) – River** (60º)
* Fase de grupos do Nordestão 2019
** Fase preliminar do Nordestão 2019

Na fila de espera***
PE (1º) – Náutico (32º lugar)
BA (2º) – Juazeirense (82º)
CE (3º) – Fortaleza (42º)
AL (4º) – ASA (47º)
RN (5º) – América de Natal (43º)
MA (6º) – Moto Club (66º)
PB (7º) – Campinense (70º)
SE (8º) – Sergipe (99º)
PI (9º) – Parnahyba (92º)
*** Entra caso um clube à frente no ranking local conquiste o Estadual 2018

Participação no Nordestão 2019 (20 clubes)
Fase de grupos: os 9 campeões estaduais, os melhores rankeados de PE, BA e CE (3 times) e os 4 classificados na fase preliminar 

Fase preliminar: os melhores rankeados de AL, RN, MA, PB, SE e PI (6 times) e os segundos melhores rankeados de PE e BA (2 times)

Obs. No regional de 2020 valerá o ranking a ser divulgado em 12/2018.

6 thoughts on “Ranking da CBF confirma 11 clubes no Nordestão 2019, incluindo Sport e Santa

  1. Nao entendem nada de futebol!
    observem que os clubes de Pernambuco que jogarem o campeonato deficitario de PE + Copa do nordeste vai jogar de 2 em 2 dias..no máximo de 3 em 3 dias..isso é uma Vergonha!!!!
    so a hipocrisia e encobrem uma realidade de trabalho escravo !!+
    condições sub humanas de exercer a profissão!
    depois os dirigentes amadores reclama quando os musculos e joelhos estourarem vejam o caso de Everton Felipe e tantos outros!

  2. alvaro, vai precisar de uns 2 ou 3 anos assim. mas quem sabe o santa não tá revivendo a saga abcd e leva o náutico junto?!!! kkkkk
    zeca gado, te limpa e vê que em 2018 o Sport tbm tinha vaga e desistiu. o que se fala é que pelo ranking, mais uma vez, o Sport tem a vaga assegurada. cabe a ele decidir se vai disputar ou não. diferente de outros que ficam mendigando vaga ou outros que dizem que vão desistir do que nem tem e depois vai lambendo o chão pra tentar comer migalhas. mas se o Sport saiu pq achava que tinha prejuízo com a CNE, em 2019 ele vai achar que vai ter lucro, pq vai ter mesmo em relação a 2018!!!

  3. Rodrigo, basta o Salgueiro subir à serie B 2019 e o Náutico e o Santa não que rapidinho ele quebra os dois.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>