O ranking histórico da Copa do Nordeste, com 53 clubes entre 1994 e 2017

Todas as campanhas no G4 na Copa do Nordeste (1994-2017). Arte: Cassio Zirpoli/DP

A Copa do Nordeste teve 14 edições oficiais de 1994 a 2017. Até hoje, 53 clubes dos nove estados da região já participaram do torneio. Indo além da lista de campeões, com sete times, sendo o Vitória o maior vencedor, tetra, o blog compilou todas as campanhas, literalmente. Da pioneira edição em Alagoas, quando o nome foi estabelecido, até a decisão na Fonte Nova em 2017, foram realizadas 979 partidas, com 2.702 gols marcados. No geral, uma média de 2,75. Em relação à pontuação absoluta, o Bahia assumiu a liderança isolada. Com a campanha do tri, o tricolor de aço desempatou a disputa com arquirrival, até então 239 x 239. Agora, tem cinco pontos de vantagem. Curiosamente, ambos disputaram o mesmo número de jogos (140).

Em seguida vem o Sport, cuja ausência em 2010 pesa bastante no histórico geral, pois naquele ano houve um turno com 14 rodadas – em disputa marcada pela imposição da Liga do Nordeste frente à CBF, numa batalha judicial. Apesar do vice em 2017, o leão somou menos pontos que o Vitória, semifinalista (20 x 22). Portanto, a diferença aumento em relação aos dois primeiros. Já o Santa Cruz, 3º colocado em 2017, subiu duas posições no ranking de pontos, ultrapassando Ceará e América de Natal. Entrou no G4. Enquanto isso, o Náutico amargou a terceira eliminação seguida na fase de grupos. Ainda assim, conseguiu voltar ao top ten histórico.

Outra curiosidade está lá no fim da tabela. O Uniclinic, um dos dois estreantes em 2017, registrou a pior campanha da história. Seis jogos, seis derrotas, nenhum gol marcado e -24 de saldo. É, com toda justiça, o 53º e último lugar.

Observações do blog sobre a composição dos dois quadros expostos (ranking de pontos, abaixo; ranking de colocações no G4, acima):

1) Vitória, 3 pontos. Empate, 1 ponto. Resultados da fase preliminar à final.

2) A ordem dos times no ranking de pontos foi estabelecida da seguinte forma: pontos, vitórias, saldo de gols, gols marcados. O índice de aproveitamento aparece como adendo ao rendimento de cada clube

3) A ordem no ranking de colocações foi estabelecida da seguinte forma: títulos, vice-campeonatos e semifinais (em 1998, com a fase semifinal em dois quadrangulares, foi considerada a pontuação total). O número de vezes no G4 (última coluna) aparece como adendo ao desempenho de cada clube.

4) O Torneio José América de Almeida Filho, realizado em 1976, é considerado pelo Vitória como um título nordestino. O blog entende como título de porte regional, mas não referente à mesma competição. Por sinal, em 2016 a Liga do Nordeste, através de Alex Portela (também ex-presidente do Vitória), teria enviado um ofício à CBF pedindo a oficialização do torneio, o que incluiria até a primeira edição, de 1975, que teve o CRB como vencedor. Como segue sem uma resposta oficial (e pública), o blog manteve a disputa à parte. 

5) Os asteriscos em Botafogo e Sampaio se referem às punições do STJD, perdendo 4 (2014) e 6 (2015) pontos, respectivamente. A pena se mantém.

Ranking de pontos da Copa do Nordeste (1994-2017). Crédito: Cassio Zirpoli/DP

4 Replies to “O ranking histórico da Copa do Nordeste, com 53 clubes entre 1994 e 2017”

  1. Gostaria de parabenizar o competente jornalista Cassio Zirpoli por este excelente levantamento histórico da nossa magnífica Copa do Nordeste que tive a honra de criar num projeto divulgado pela imprensa de 29 de setembro de 1990 e depois encampado por Dr. Carlos Alberto de Oliveira com toda o apoio dos jornalistas pernambucanos Ralph de Carvalho, Roberto Queiróz, Antônio de Pádua Câmara, José Ribeiro, Claudemir Gomes, J.J. Pinto de Azevedo e outros, inclusive vários jornalistas e dirigentes da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e apoio tácito dos demais. Este valioso documento irá diretamente para a minha pasta de história do grande torneio. Morei dez anos no Amapá e sou também amapaense de coração de onde conquistei uma querida nora e sou paraibano de nascimento.

  2. Sr. Wilson, sua pessoa está completamente enganada, deveria pesquisar primeiro antes de corrigir algo, o site está corretíssimo o Bahia perdeu para o Santa Cruz na semi final, onde empatou em 2×2 lá em Pernambuco e perdeu por 1×0 na Arena, gol de Grafite, com uma falha do nosso zagueiro.

  3. Esta classificação de vcs está errada o Santa Cruz foi Campeão em 2016 o Jahia foi Vice

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*