Campeonato Brasileiro da Série A de 2005, dia 6 de novembro.
O Fluminense vence o Figueirense por 2 x 0, em São Januário (gols de Tuta e Alexandre), e se aproxima do líder Corinthians na briga pelo título daquele ano. O time, com o lateral Gabriel em grande fase, além de Petkovic, tinha uma ótima campanha: 19 vitórias, 11 empates e 7 derrotas, a apenas 6 pontos do Timão.
38ª rodada – Vasco 2 x 0 Fluminense
39ª rodada – Fluminense 0 x 2 Atlético-MG
41ª rodada – Fluminense 1 x 2 Juventude
42ª rodada – Palmeiras 3 x 2 Fluminense
Pois a vaga na Libertadores também sumiu! O Flu terminou em 5º lugar, superado justamente pelo Verdão. Na última rodada (em 4 de dezembro), o time carioca ainda chegou a jogar pelo empate. E o jogo seguia 2 x 2 até os 34 minutos do segundo tempo, quando o palmeirense Correa acertou uma cobrança de falta e virou a partida.
E daí que o tranquilão Sport tinha apenas 0,1% de chance de cair em 2008, livre do rebaixamento.
E ainda está distante disso, mas… Assim como em 2005, faltam 5 rodadas. E o apagão também segue na Ilha. Pelo menos a Libertadores está mesmo garantida nesse caso.
Não precisa ir tão longe. Em 2005 o Sport tinha cerca de 8% (oito por cento), não lembro bem, de chances de ser rebaixado. Pois ele não perdeu os dois últimos jogos e só não foi rebaixado pelo saldo de gols? É preciso tomar muito cuidado e conseguir os três pontos que nos deixarão a salvos do rebaixamento.