Os nomes secretos dos campeonatos de futebol

Contratos de naming rights da Série A (Petrobras) Copa do Brasil (Kia) e Pernambucano (Coca-Cola) em 2012

Certamente, o torcedor já chamou a divisão de elite do nosso futebol de Campeonato Brasileiro. E de Série A? Quase sempre. Está na boca do povo e na imprensa.

Brasileirão? Também é um apelido popular. Campeonato nacional, mais formal.

Eis então o Brasileirão Petrobras.

Pois é. Quase ninguém fala. Quase ninguém escreve. Quase ninguém lê.

Acredite, esse é o nome oficial da competição, através do contrato de naming rights.

A gigante estatal de economia mista paga R$ 18 milhões por ano a CBF para associar a sua marca ao torneio. No entanto, a empresa de petróleo encontra uma dificuldade comum no mercado, que é a inserção de um novo nome junto ao público.

Nos estádios dos vinte clubes, placas de publicidade mostram o nome. Fica nisso.

Várias competições vêm sendo realizadas com o naming rights, sofrendo o mesmo golpe, como a Copa Kia do Brasil e o Estadual, que fez a sua estreia no ano passado, com a Coca-Cola. No certame local, uma verba anual de R$ 600 mil para o Pernambucano.

Daí, o questionamento com as cinco competições exibidas nesta postagem.

Você já chamou algum desses torneios pelo nome “oficial”?

Será que os patrocinadores estão dispostos a manter esse investimento, mesmo com o retorno de mídia desvirtuado pela não aceitação do nome fantasia?

Complica um pouco a transição de marcas, fato ocorrido com as duas principais copas internacionais do continente, a Libertadores e a Sul-americana (veja aqui).

Nesse amplo segmento, aplicado também em estádios e até mesmo em equipes, há quem tenha se consolidado, como a Fifa, com sete contratos na Copa do Mundo.

Vale destacar que nenhum deles engloba o nome do torneio, mas sim outros tópicos com uma relação direta, como bola oficial, cronômetro e prêmios individuais (veja aqui).

Nos Estados Unidos, meca do naming rights, a prática começou em 1970, na NFL.

Naming rights da Libertadores e da Copa Sul-americana

11 Replies to “Os nomes secretos dos campeonatos de futebol”

  1. Pingback: Mais um nome oficial para a Copa Sul-americanaBlog de Esportes | Blog de Esportes

  2. eu detesto esse nome de”brasileirão ou serie A”.isso é coisa de uma imprensa Paulista VIRA-LATA-COLONIZADA pelos Estados Unidos e Europa!

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  5. Quase tudo já foi comentado. Apenas acrescento que a Fox Sports chamou a Libertadores de Copa Santander Libertadores.

  6. O interessante é que estes patrocinadores são apenas citados quando a imprensa também é patrocinada por esta empresa. Quer um exemplo?
    O nosso estadual masculino é chamado de Campeonato Pernambucano Coca-Cola. Pelo que eu me lembro neste ano apenas o grupo JCPM citou o nome do patrocinador, não lembro de outra mídia.
    A Copa KIA do Brasil até hoje só ouvi a ESPN Brasil, e o próprio Palmeira que é patrocinado pela contrutora de automóveis asiática…. e está na final da competição!
    A Libertadores eu já era acostumado a chamar de Toyota Libertadores desde o final da década de 90, depois que virou Santander Libertadores achei muito estranho…
    Sendo assim, acredito que estas empresas só terão retorno no naming rights se também soltar o “faz-me-rir” na mão da imprensa esportiva.
     

  7. A Copa Santander Libertadores é bem falado. Só.

    Eu nem sabia que o Brasileirão tinha esse nome.

    As empresas estão buscando outras formas de ganhar com futebol. Patrocínio de exposição de marca está acabando. Vários clubes do Brasil estão sem ou com dificuldades de encontrar, vide Náutico, Flamengo, Corinthians, São Paulo etc…

  8. essa Tv Globo é podre.mas a turma fica aplaudindo de pé,BEM FEITO!.sobre esses nomes.já tivemos taça de ouro,copa união,copa toyota libertadores!

  9. Concordo com o Washington. A globo só quer ser ajudada. mas ñ ajuda a nada nem a ninguém.

  10. Cassio, Se a Globo se curvasse a esta situação, talvez seria mais fácil a aceitação do público. E esta situação não é somente com os campeonatos, mas com os estádios e os clubes.
    O Red Bull Brasil é chamado no GE.COM de  RB Brasil. O mesmo se dá no futsal, basquete e volei transmitido no SporTV. Os clubes são chamados pelo nome da cidade-sede.
    A Arena da baixada nunca foi chamada pelas Organizações Globo de Kiocera Arena, o resultado foi a desistência da empresa de renovar o contrato. Devido a esta dificuldade, as novas arenas estão com dificuldade de arrumar um parceiro para fechar o contrato de Naming Rights.  O Corinthians mesmo, que pensou que seria fácil com o apoio de Lula, até agora não fechou.
     
     

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