Os clubes mais ricos do planeta, cada vez mais ricos

Estudo da Deloitte Money League 2013. Crédito: Deloitte

Os 20 clubes mais ricos do mundo geraram inacreditáveis 4,8 bilhões de euros na última temporada, ou R$ 13 bilhões. Trata-se de um acréscimo de 10% sobre o ano anterior.

A lista faz parte da atualização anual do estudo produzido pela consultoria Deloitte, com o Football Money League 2013, que considera as receitas dos clubes em 2011/2012.

O Real Madrid segue na liderança, seguido pelo Barcelona, em uma composição que já chega a quatro anos seguidores. Domínio espanhol no mercado mundial.

No gráfico acima, a divisão de faturamento entre jogos (matchday), direitos de transmissão (broadcast) e marketing/produtos oficiais (commercial).

Confira os dados do estudo sobre a temporada 2010/2011 clicando aqui.

Só como curiosidade, vale lembrar que o futebol brasileiro, numa conta envolvendo todas as equipes, faturou R$ 2,9 bilhões no ano passado, ou 22% do top 20 europeu.

2 thoughts on “Os clubes mais ricos do planeta, cada vez mais ricos

  1. eita futebol Brasileiro.cada vez pior.mas aqui em Recife,os caras ficam posando de coitadinhos,paciencia!

  2. Que diferença para os times brasileiros! Mesmo os grandes de Rio e SP. Os de Pernambuco então….. E as receitas de bilheteria e afins (“match day”) são relevantes.
    Sds! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>