Rubro-negros, tricolores e alvirrubros entre os 367 mil usuários do TCN

Cartão do Todos com a Nota

O programa estatal do Todos com a Nota, com ingressos promocionais no futebol pernambucano, conta atualmente com 367.619 usuários cadastrados na Região Metropolitana do Recife, portadores de cartões magnéticos.

Inscrições de novos cartões nos últimos anos:
2011 – 200 mil
2012 – 100 mil
2013 – 67 mil

O coordenador do Todos com a Nota, Gustavo Aguiar, informou ao blog os dados absolutos das três maiores torcidas da capital na distribuição de todos os cartões solicitados desde o primeiro semestre de 2010, quando o processo foi informatizado. Os percentuais são praticamente os mesmos até hoje (veja aqui).

Sport – 48,27%
177.448 pessoas

Santa Cruz – 29,90%
109.931 pessoas

Náutico – 21,83%
80.240 pessoas

Este cenário é o reflexo geral das três maiores torcidas de Pernambuco?

Talvez o mais correto seja dizer o óbvio, que este quadro mostra uma camada da população local em sua maioria formada por torcedores de menor poder aquisitivo. Aquela que consome o futebol via TCN, na troca por notas fiscais.

De toda forma, também serve como mais um indício na velha discussão.

10 Replies to “Rubro-negros, tricolores e alvirrubros entre os 367 mil usuários do TCN”

  1. Isso é a quantidade de cartões e não a utilização dos mesmos. O sport, por ter a maior torcida, claro que tem um número maior de cartões cadastrados. Mas isso não quer dizer que o público presente nos estádios sejam proporcionais à quantidade de usuários.

  2. Só corrigindo sua informação Thiago. O Santa tem direito a 15 mil, o Sport a 8 mil e o Náutico a 10mil.
    E com alguns cálculos é fácil perceber q mesmo o Sport tendo menor cota, é a torcida q mais utiliza.
    Pegue o valor do ticket médio em cada estádio, vc verá q o do Sport é o menor. Agora pq é o menor? Pq só paga ingresso quem ñ utiliza TCN, mas na conta p/ tirar a média entra a renda total com o público total (incluindo os q se utilizam de TCN).
    Ora, se o preço do ingresso do Sport é levemente superior ao do Santa, em alguns jogos, o preço do ticket médio deveria acompanhar essa diferença. Mas ñ, ocorre o contrário. Justamente pq a torcida do Sport utiliza a totalidade do TCN q tem direito e a do Santa utiliza menos da metade a q tem direito.
    Por isso q falo q quem mais se beneficia/utiliza TCN é a torcida do Sport.
    Agora é claro, quando o Arruda lota, aí sim chega-se à totalidade da troca de ingressos via TCN.
    E daí se quebra outro mito, q o Arruda só enche por causa do TCN.
    Se a média de público do Santa é de 28 mil, e de acordo com o cálculo do ticket médio percebe-se q destes entre 7 e 8 mil são de TCN, quer dizer q o público pagante são de 20 mil.
    Já o Sport tem média de pouco mais q 20 mil, e de acordo com o cálculo do ticket médio percebe-se q tbm são utilizados entre 7 e 8 mil TCN, oq dá um público pagante de 13 mil.
    Ou seja, mesmo sem TCN o público no Arruda é maior.

  3. Thiago como és desinformado, vou dizer quanto cada clube tem direito ao TCN: Santa Cruz – 15 mil
    Sport – 8 mil
    Náutico – 8 mil ( Não tenho certeza se na Arena ainda continua esse valor para o Náutico. )

    Ps: O Santa Cruz é conhecido como o time do “povão”, detentor da parcela com os torcedores mais carentes; sendo assim, não é plausível esse seu argumento de que o Sport detém esta parcela. A única coisa que podemos concluir desta matéria, é o fato da parcela mais pobre da torcida do Sport usar mais o TCN do que a parcela do Santa Cruz e Náutico. Sendo o Sport o maior usuário do sistema do TCN, caindo por terra aquele argumento estúpido dos torcedores do Sport que dizem que a torcida do Santa Cruz só vai a campo e lota os estádios devido ao TCN. O que se provou ser o contrário!

  4. Everton Pessoa,

    É um tanto óbvio que não são apenas os torcedores pobres que usam os benefícios do Todos com a Nota, mas creio que também seja demais pensar que a maioria dos usuários não seja de um parcela de menor poder aquisitivo da população.

  5. Não sei qual é o pior. O blog acha que apenas os ‘lisos’ usam o todos com a nota… ou os comentários dos visitantes…

    O preço de ingressos é muito caro para a realidade dos times/região…

  6. Mesmo o Sport tendo 70% a mais que o Santa Cruz no TCN, o Santa, ainda assim, coloca o dobro de torcedores nos estádios. É, de fato, a maior torcida do Norte e Nordeste. E muitos ainda dizem que o Sport usa pouco o TCN.

  7. kkkkkkkkkkkk… boa matéria, Cássio Zirpoli! Provou a quem pertence a torcida mais lisa do Estado de Pernambuco. O torcedor do Sport continua o mesmo de sempre, ou seja, comendo sardinha enlatada e arrotando caviar.

  8. Rodrigo, ter mais inscritos no TCN não quer dizer que é a que mais se beneficia.

    O Sport conta com 15 mil ingressos do TCN por jogo, enquanto que o Santa Cruz possui 25 mil, e o Náutico (se não me engano) também possui 15 mil.

    O número de inscritos está refletindo duas coisas aí:
    1) O percentual de população com renda mais baixa que se inscreveu. No qual o Sport tem maior número
    2) O interesse da torcida com o time em campo

  9. Depois vem a torcida aloprada do time do mangue dizer q só os torcedores do Santa q utilizam o TCN.
    Os caras são os q mais se beneficiam do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*