Desde o final do sorteio da Libertadores, é visível a preocupação dos torcedores rubro-negros em relaçãoo ao grupo leonino na segunda fase da Libertadores. Afinal, o Sport terá a companhia da LDU, atual campeã da competição, do campeão chileno do Torneio Clausura (ainda andamento) e do vencedor da chave envolvendo o 4º lugar no Brasileirão e o time que ocupará a vaga Bolívia 3.
Dos 4 clubes, 2 irão avançar para as oitavas-de-final da Libertadores.
Como você acha que será o desempenho do Sport na fase de grupos da Libertadores? Opine!
Resultado da última enquete (expecionalmente mais curta do que nas semanas anteriores):
Você concorda com a permanência de Dunga no comando técnico da Seleção?
Começou a abertura oficial da Libertadores, direto de Luque, no Paraguai. Durante a apresentação foram divulgados alguns números históricos da competição.
4.116 jogos
11.169 gols
Melhor ataque em uma edição: Cruzeiro, com 46 gols em 1976 (quando foi campeão).
Maior artilheiro: Alberto Spencer (equatoriano), com 54 gols (sendo 48 pelo Peñarol/URU e 6 pelo Barcelona/EQU). Ele foi artilheiro das edições de 60 (7 gols) e 62 (6 gols). Jogou entre a Libertadores entre 1960 e 1970.
Obs. O Sport está no Grupo 1, ao lado da LDU. Ao contrário do que havia sido informado, o o Leão não foi indicado como cabeça-de-chave, mas como a 3ª força da chave. Em breve, mais informações.
Com o sorteio logo mais, “começa” hoje a 50ª edição da Copa Libertadores da América. Abaixo, algumas curiosidades que marcaram as 49 edições anteriores.
22 campeões 1) Recordista: Independiente (ARG), com 7 taças. O time de Avellaneda também é o recordista de títulos seguidos, com o tetra entre 1972 e 1975 2) 11 finais foram decididas nos pênaltis, das quais o Brasil venceu 2 (São Paulo, em 92, e Palmeiras, em 99) e perdeu 5 (Cruzeiro, 77; São Paulo, 94; Palmeiras, 2000; São Caetano, 2002; e Fluminense, 2008)
Campeões invictos 1) Peñarol (URU), em 1960; Santos, em 1963; Independiente (ARG), em 1964; Estudiantes (ARG), em 1969 e 1970 😯 ; e Boca Juniors (ARG), em 1978 2) 8 clubes já ganharam o campeonato nacional e a Libertadores no mesmo ano: Peñarol (URU), em 60, 61 e 82; Santos, em 62 e 63 (a Taça Brasil, já que ainda não existia a Série A); Nacional (URU), em 71 e 80; River Plate (ARG), em 86 e 96; Boca Juniors (ARG), em 2000 e 2003; Olimpia (PAR), em 79; Argentinos Juniors (ARG), em 85; e Colo Colo (CHI), em 91
35 clubes já disputaram a final
Recordistas: Boca Juniors (ARG) e Peñarol (URU), com 9 decisões
O América da Colômbia perdeu todas as 4 finais que disputou, sendo 3 seguidas (85/86/87)
Top 10 em participações
1º) Peñarol (URU), 37. O time de Montevidéu também foi o que mais participou de maneira seguida, com 15 edições, entre 1965 e 1979
2º) Olimpia (PAR) e Nacional (URU), 35
4º) Cerro Porteño (PAR), 32
5º) River Plate (ARG), 29
6º) Sporting Cristal (PER), 27
7º) Colo Colo (CHI), 26
8º) Universitario (PER) e Bolívar (BOL), 25
10º) Boca Juniors (ARG), Barcelona (EQU), Universidad Catolica (CHI) e El Nacional (EQU), 21
O Sport ganhou um grande reforço para a semifinal da Copa do Brasil de futebol feminino. Ninguém menos que Bárbara, a goleira titular da Seleção Brasileira, que aceitou o convite do clube para participar da reta final da competição.
A jogadora revelada pelo próprio Rubro-negro está com viagem marcada (17 de dezembro) para a Itália, onde jogará pelo Napoli. Essa viagem já deveria ter ocorrido, mas a camisa 1 do Brasil teve problema para conseguir o visto.
O convite à vice-campeã olímpica foi feito ontem à noite pela coordenadora de futebol feminino do Leão, Janira dos Santos, depois que a diretoria do Sport confirmou que o nome da goleira ainda está ligado ao clube, segundo o Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. “Como a viagem dela atrasou, a gente pensou em fazer o convite. Só fizemos depois que Adelson Wanderley (gerente de futebol do Sport) checou no BID. Conversei com ela e Bárbara está no time de novo”, disse Janira.
Bárbara já volta a treinar com o grupo nesta tarde, às 13h, no CT do Leão, em Paratibe. O próximo adversário do time pernambucano na Copa do Brasil será o Nilton Lins/AM. O jogo de ida será em Manaus. No entanto, a CBF ainda irá divulgar as datas dos dois confrontos. A volta de Bárbara foi muito importante, pois a goleira do Sport, Fabíola, ainda está machucada. As outras duas do elenco pertencem ao Náutico (Débora) e ao Barreirense (Wille), mas elas disputarão uma partida pelo torneio participativo no próximo final de semana.
Bárbara, de 20 anos, tem 1,70m e 70 quilos. Ela assumiu a titularidade da Seleção nas Olimpíadas de Pequim.
Abaixo, o timaço das últimas edições da Copa Libertadores, de acordo com a Conmebol (da esquerda para a direita): Roberto Abbondanzieri (Boca Juniors), Martin Palermo (Boca Juniors), Luis Fabiano (São Paulo),Washington (Fluminense); Thiago Neves (Fluminense), Falcao Garcia (River Plate), Guerrón (LDU), Gary Medel, Jared Borbetti e o uruguaio Abreu. Pelé foi eleito o “técnico” (te cuida, Maradona…).