736 jogadores

Copa do Mundo

A lista final.

Após aguardar o prazo até o início de junho, a Fifa finalmente divulga os nomes de todos os 736 jogadores inscritos pelos 32 países para a Copa do Mundo de 2010.

Antes havia seleção com 30 jogadores pré-convocados, dúvidas por lesões…

Clique AQUI e confira os elencos de todos os participantes do Mundial da África do Sul. Já é possível saber também o número da camisa de cada um.

O atacante Didier Drogba, camisa 11 da Costa do Marfim, e o zagueiro Rio Ferdinand, camisa 5 da Inglaterra, se machucaram nesta sexta-feira e devem ficar de fora da Copa. Somente neste caso será possível realizar alguma troca na lista.

Ou seja… Lista final. Mas nem tanto!

Pak Nam Chol, com a 14 da Coreia do Norte; Radoslav Zabavnik, com a 5 da Eslováquia; Avraam Papadopoulos, com a 5 da Grécia; Mohamadou Idrissou, o 17 de Camarões; e Bastian Schweinsteiger, o camisa 7 da Alemanha… 😯

Os craques já estão aí. Confira!

Foto: Fifa

Uma semana

Dunga

Falta exatamente uma semana.

Mais 7 dias – 168 horas ou 10.080 minutos – e a Copa do Mundo de 2010 finalmente começará. Vem sendo uma espera longa para todo um povo.

Uma espera de 80 anos, desde o primeiro Mundial, no Uruguai.

O continente africano sempre esteve relegado ao segundo plano pela Fifa (não só por ela, diga-se). Em 2006, a candidatura da África do Sul bateu na trave. Para a edição deste ano, a Fifa decidiu: apenas países africanos poderiam se candidatar.

Novamente, a África do Sul se inscreveu. Era a chance. E a chance foi dada.

Trata-se de um país cheio de problemas sociais. Problemas ainda mais graves que os do Brasil. Uma nação pós-apartheid. Com lembranças vivas daquele tempo…

Os planos foram elaborados e executados. Desde o chute do italiano Fabio Grosso, que decidiu a série de pênaltis a favor do tetra da Azzurra na decisão na Alemanha, que o mundo espera um novo espetáculo.

Falta, literalmente, uma semana para a bola rolar (veja a tabela AQUI).

Às 11h da próxima sexta-feira, o país anfitrião abrirá a competição contra o México, diante de 94 mil pessoas no estádio Soccer City, em Joanesburgo.

Neste dia, as duas crianças acima, Mchlekete Letlhake e Fortune Ndolou, vão parar diante da TV. Corrigindo: as duas crianças, Dunga e o resto do mundo. 😎

Conheça a história dos dois meninos AQUI.

Foto: CBF

Red

Cartões vermelhos

6 jogos na Série B.

6 cartões vermelhos.

540 minutos na Segundona.

273 minutos com apenas 10 jogadores em campo.

O Náutico jogou mais de 50% da segunda divisão nacional de 2010 com um jogador a menos. Apesar disso, o Alvirrubro faz boa campanha na competição, com 11 pontos. Nem sempre, porém, é possível compensar a inferioridade numérica no gramado. A goleada sofrida para o São Caetano mostra isso.

Era precisa conversar com o grupo, para baixar esse espírito “vermelho de luta”, que vinha sendo adotado de maneira pouco ortodoxa.

Assim, o técnico Gallo conversou com o elenco por uma hora. Em seu twitter, o treinador deixou claro a importância da reunião antes do jogo contra o Ipatinga, no sábado, nos Aflitos. Partida de “despedida” antes da Copa (do Mundo e do Nordeste).

Conversa extremamente proveitosa, com certeza a mais importante do ano… Vamos fazer um grande jogo, precisamos de você torcedor… Parceria.

Portando, vermelho de luta. Mas sem cartão… 😈

Conmebol + Espanha

Espanha

Uma resposta curiosa justamente por ser inesperada.

O presidente da Conmebol, Nicolás Leoz, concedeu uma entrevista ao site da própria entidade e falou sobre as chances dos cinco representantes sul-americanos na Copa do Mundo de 2010 (veja AQUI). Sobre os dois principais times do continente, Leoz não saiu do lugar comum na hora de arriscar um palpite.

“Apesar do controverso técnico Maradona, o time da Argentina é bom.”

“Brasil, como sempre. Brasil é Brasil.”

O mandatário ressaltou que um título para algum filiado desempataria a série de Copas, que atualmente está América do Sul 9 x 9 Europa. Ok. Mas e se os 5 falharem?

“Espanha!”

“Quero ter chances, pois sou espanhol e paraguaio”, completou Nicolás, de 81 anos, lembrando a origem do seu pai, espanhol.

Segundo a enquete realizada pelo blog, a Espanha é a maior favorita ao título sem contar com o Brasil. Na minha opinião, o título ficaria em boas mãos. O time é realmente forte, joga bem e ganhou a Eurocopa de 2008. Resta, agora, apagar a imagem de “Fúria amarela” em Mundiais.

Enquete do blog realizada entre 22 e 29 de maio: Tirando o Brasil, qual é a seleção favorita para ganhar a Copa do Mundo de 2010?

  • ConmebolEspanha (36%, 95 Votos)
  • Argentina (31%, 82 Votos)
  • Itália (11%, 29 Votos)
  • Alguma zebra (8%, 22 Votos)
  • Inglaterra (8%, 20 Votos)
  • Alemanha (5%, 13 Votos)
  • França (1%, 2 Votos)

Total de Votos: 263. Foto: Fifa