A força dos clubes brasileiros nas redes sociais

Facebook e Twitter

Os 32 maiores clubes brasileiros têm 144,3 milhões de torcedores.

Isso corresponde a 75% da população do país.

Considerando os aficionados, o facebook já conta com a participação de 8,5%, ou 12.326.340 pessoas nas páginas dos times na rede social criada por Mark Zuckerberg.

O twitter, por sua vez, tem 3,4%, ou 4,8 milhões de torcedores, considerando os dados até 11 de julho de 2012, em pesquisa divulgada pela Pluri Consultoria.

No facebook, eis as colocações das agremiações pernambucanas no ranking nacional, considerando os dados absolutos: Sport, 13º; Santa Cruz, 21º; Náutico, 25º. No twitter, a ordem é a seguinte: Sport, 8º; Náutico, 22º, Santa Cruz, 23º.

As redes sociais já aparecem como um vetor para fonte de renda (veja aqui).

O bom trabalho na web ajuda bastante a fidelizar cada vez mais o torcedor…

Ranking dos clubes brasileiros nas redes sociais. Crédito: Pluri Consultoria

15 Replies to “A força dos clubes brasileiros nas redes sociais”

  1. meu time do coração e flamengo, mais quando estou no sul sou torcedor do grêmio não sou torcedor, que pinta o rosto como este mariquinhas do inter de p alegre são um bando de sem noção,desfasados de torcedor mais na verdade eles gosta mesmo e de queimar, a ruela,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. CHUUUUUUUUUUUUUUUUUPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  3. SOMOS OS MAIORES NO GALO…NO TWITER..FACE..ORKUT…FESTA DE BAIRRO…FESTA DA PADROEIRA…
     
    EM TOOOOOOOOOOOOOOOOOODO CANTO…
     
     

  4. não basta so ir pra campo.os clubes de Recife,tem q se modenizar e as”redes sociais”,são essa ferramenta.concordo com o Hugo(17:22)e Rafael Polimeni(16:14).

  5. A torcida do Santinha só vai ser maior quando liberarem a internet nos presídios.

  6. Isso mostra o quanto os clubes pernambucanos não valorizam, nem exploram a mídia das redes sociais. O Santa Cruz demorou até para abrir sua fanpage, o Náutico não consegue acompanhar a própria velocidade – tem jornalista que fica sabendo das coisas primeiro que a comunicação do clube, e queriam o que de um clube que nem patrocínio master tem. O Sport – mesmo com o um bom número de usuários – também não usa com eficiência a ferramenta. O pior que é uma coisa muito simples  e que gera investimentos, etc. Retorno certo. É uma forma de universalizar a marca do clube. Uma pena.

  7. Tem algo errado nessa postagem. 

    No twitter eles comparam o twitter oficial do nautico (@nauticope) x o twitter oficial do Santa (@scfc_oficial).

    No facebook comparam o face oficial do nautico x o face não oficial do Santa Cruz.

    O facebook do Santa Cruz que tem 24 mil likes, é o mesmo que gerencia o twitter que tem mais seguidores (@santacruzfc). Então no Face eles seguiram um, no twitter outro.

    Tem que escolher qual vai ser o twitter e face para o parâmetro.

  8. Reparem na Categoria>>>> Numero de Torcedores em Milhões<<<<<

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    É Chato ser Maior em tudo.

    Pelo O HEGEMONIACO Sport Clube do Recife…….Oque tua cha??….. Tudooo!

  9. Eu não levo a conta isso. O Santa Cruz, nem liga pra essas coisas.. O QUE É LAMENTÁVEL. Esse de 24 mil, quem gerencia é um torcedor. Pra você ver, o da BrahmaCoral tem mais likes do que o oficial e esse juntos. 

    Pra crescer, tem que ter interatividade e divulgação. Uma publicidade boa, coisa que o marketing do Santa Cruz não sabe fazer. Acho que nunca vai passar de 40.

  10. Eu não levo a conta isso. O Santa Cruz, nem liga pra essas coisas.. O QUE É LAMENTÁVEL. Esse de 24 mil, quem gerencia é um torcedor. Pra você ver, o da BrahmaCoral tem mais likes do que o oficial e esse juntos. 

    Pra crescer, tem que ter interatividade e divulgação. Uma publicidade boa, coisa que o marketing do Santa Cruz não sabe fazer. Acho que nunca vai passar de 40.

  11. Tanto a grandeza o sta cruz quanto o tamanho de sua torcida são imaginárias, oriundas da loucura da cabeça de sua torcidinha insana, que acha que seu time significa alguma coisa no cenário nacional, pobres minhocas.

  12. é, o náutico tem que melhorar e muito o facebook e o twitter, o serviço é muito ruim por isso que o náutico não tem muita torcida no facebook e nem no twitter e sem falar que a maioria deve está ainda no orkut.

  13. Cássio, Falta aos Clubes locais, Especialmente o Náutico, uma maior atuação nessas mídias sociais, o twitter do Náutico, quase parado, o mesmo caminho segue a Fan page do Clube no Facebook. Passo maior parte do dia conectado nessas duas redes e é quase zero a participação do clube as redes. Nós torcedores não temos informação alguma do clube através delas, quando temos alguma informação é passada por vocês jornalista que postam no Twitter e nos Blogs. Falta é tratar com profissionalismo esses meios de comunicação que hoje me dia é indispensável.

  14. Se o Santa Cruz não tivesse demorado tanto a abrir uma fanpage oficial poderia estar numa posição melhor. Esse atraso acabou fazendo os torcedores se dispersarem em várias páginas criadas por torcedores, e estes às vezes nem sabem ainda que já tem uma página oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*