A pesquisa de torcida da vez no Recife

A pesquisa da vez sobre torcidas foi produzida pelo Instituto Maurício de Nassau, do portal Leia Já. Com 624 entrevistados nos dias 7 e 8 de fevereiro deste ano, no Recife, o material traz um questionário amplo, com 32 páginas (veja aqui).

Abaixo, alguns quadros do estudo selecionados pelo blog. No primeiro, um aumento no número de desinteressados por futebol. Em 2011, numa pesquisa local realizada pelo Instituto Plural, o índice foi de 26%. Agora, 32%.

Já no número de torcedores dos times pernambucanos, destaque para a distância entre Sport e Santa Cruz, num dado acima de pesquisas anteriores, e a proximidade de Santa e Náutico, incomum.

Por outro lado, os corais, que lideram a média de público do Estadual há quatro anos, registraram a maior proporção entre aqueles que vão a campo efetivamente. Os rubro-negros ficaram atrás inclusive dos alvirrubros.

Confira as últimas pesquisas de torcida no estado clicando aqui.

Pesquisa de torcidas do Instituto Maurício de Nassau em 2013

Pesquisa de torcidas do Instituto Maurício de Nassau em 2013

Pesquisa de torcidas do Instituto Maurício de Nassau em 2013

Pesquisa de torcidas do Instituto Maurício de Nassau em 2013

83 Replies to “A pesquisa de torcida da vez no Recife”

  1. É MEU AMIGO PABLO OTÁRIO TORCEDOR DA CACHORRA DE PERUCA, O TIME DA ILHA DAS FANTASIAS, SE FORMOS OLHAR A CAMPANHA DO TCN NO ANO PASSADO NA SERIE C, O SANTA TINHA DIREITO AOS MESMO 10 MIL INGRESSOS QUE O POPOTI E MESMO ASSIM FICAMOS ANOS LUZ NA FRENTE DE VOCÊS EM MÉDIA DE PÚBLICO. NA COPA DO NE UM CAMPEONATO MAS RECENTE NÃO FOI ULTIZADO O TCN E NOVAMENTE FICAMOS NA FRENTE DO TIME DO MANGUE. PRA FALAR EM TORCIDA MEU AMIGO TEMOS QUE TER PROVAS CONCRETAS QUE A TORCIDA É A MAIOR E NÃO TEM PROVA MAIOR QUE IR A CAMPO! TORCIDA TRICOLOR A MAIOR, A MAS FIEL E QUE ESCULHAMBA QUALQUER TIPO DE PESQUISA QUE BIVAR PAGAR!!!!!!!!!!!!

  2. Dado: quase 40% dos recifenses não tem time.

    Interessante que já teve pesquisa, do Datafolha 2010, que apontou o Náutico maior que o Santa Cruz, HOJE. Acho um exagero. Acredito mesmo que a torcida do Náutico é 1/4 menor que a do Santa atualmente. Mas é óbvio que o Náutico cada vez mais se aproximando do Santa Cruz. A tendência, com o cenário atual e futuro, com a Arena Pernambuco e a manutenção financeira e futebolística nacional à frente do ex-meio-rival da periferia norte, é que o Náutico empate e passe o Santa a longo prazo.

    Cássio, como você enxerga isso?: Você acha que o normal seria o Santa está abrindo ainda mais distância do Náutico? Sinceramente, acho que até os torcedores do Santa acham que o Náutico cada vez mais está se aproximando do número deles.

    Sugiro que você Cássio crie um post sobre este assunto e emita sua opinião.

    Afinal, qual torcida têm mais razão para crescer entre os 30% de torcedores do Recife que não tem time???

    Náutico ou Santa Cruz?

  3. Olha o que os torcedores do time da periferia central respondem:::::

    Qual o melhor time pernambucano na atualidade? O meu mesmo.

    Estão na série B, desclassificados pelo Campinense, veem seu maior rival na série A, sul-americana, jogando num estadio de padrão global e ainda se acham o melhor deste ano.

    KKKKKKKK

    Pq sao tão burronegros??????

  4. Normal, Cássio.

    A maior torcida de PE sempre foi a do SPORT desde a primeira pesquisa que fizeram na década de 70 até hoje.

    Normal.

    Somos maioria em todas as classes sociais.

    Além de sermos a MAIORIA no TAMANHO TOTAL, somos a torcida de PERNAMBUCO que MAIS LEVA GENTE AOS ESTÁDIOS, A MAIS REGULAR… ou seja, a MAIS FIEL.

    SE fizermos um levantamento de 2000 pra cá, da torcida de PE que mais LEVOU GENTE AOS ESTÁDIOS, a torcida do SPORT ganha DISPARADA, e a do Santa fica pau a pau com a do Náutico, como chegaram a perder em média pra o Náutico no Nordestão de 2001 e no Pernambucano de 2008.

    E tem também, nas médias da Série A, nos pontos corridos, a torcida da BARBIE tá até na frente da torcida do Santa, que come poeira até pra o BRASILIENSE. kkkkkkkkkkkkkk

    SOU SPORT, SOU ANOS LUZ SUPERIOR EM TUDO!

    Seja TAMANHO DE TORCIDA, SEJA MÉDIA, o que quiser!

    SOU SUPERIOR!

  5. pois é JOSEMI.isso vem desde 1988.e ainda se dizem”potências nacionais”.falo dos times de Recife!

  6. Engraçado tenho em meu Facebook quase 5 mil amigos ! Em enquete em realizado entre meus amigos nunca nenhum deles foi entrevistado e nenhum dos circulo de amizade dos meus 5 mil amigos foi entrevistado por essa pesquisa . Isso é pesquisa comprada pela diretoria do popoti assim como eles fizeram com a convocação de leomar e a pro-prima dada a arbitragem ! Nunca vi pesquisa em casa amarela ! O Santa Cruz F.C é a maior torcida do nordeste do Brasil sem nenhuma duvida ! Pois é o povo que fala em seus jogos lotando a arquibancada do Arrudão.

  7. Foi o respeitado Luciano Bivar quem pagou essa pesquisa?
    Futebol pernambucano é horrível, times fracos e nada profissionais.
    Até a Paraíba está fazendo um melhor futebol que o nosso, vejam o Campinense.

  8. Mas uma vez comprovada ! Torcida rubro – negra desocupada . Por isso os índices de violência em dia de jogos da coisa diminuem consideravelmente. Paz na Cidade, torcedores rubro-negros lotem os estádios!

  9. Mais uma pesquisa que comprava a realidade: A massa rubro-negra é a maior disparada.

    Sobre torcida no estádio: A média do Sport é maior, sempre foi. De cada 10, ganhamos 7 ou 8.

    A diferença vem pesando a favor da torcida modinha de série D graças ao TCN. Isso é fato!

    Até 2009, as médias do Povão da Ilha eram superiores. Depois o pessoal do Canal começou a avacalhar com 15, 30 mil de ingressos de graça pelo Todos com a Nota!

    Vejamos o exemplo do ano de 2006, SEM O TCN, com Sport na Segundona e o Çanta Crui na série A:

    Estadual: Sport (22.183) – Çantinha (15.560)
    Série B: Sport (16.080) – Çantinha Série A (9.876)

    Conclusão: Sem a ajuda do programa do Governo, essa torcida iludida e mista não é nada!

    SPORT, A MAIOR E MAIS FIEL TORCIDA DO NORDESTE!

  10. Ainda não vi uma pesquisa que a torcida do Sport não ganhasse!
    Me desculpem as torcedoras da Barbie e da Sarna, mais o SPORT é o melhor time de fato sem discussão, temos mais títulos Pernambucanos, temos títulos do Nordeste e Nacional e a maior torcida também. PST.

  11. Gostei do percentual atribuído à torcida do Náutico. Está bem próximo do percentual do Santa Cruz e representa um pouco menos da metade da torcida do “sgoto”. Caso o Náutico continue a crescer nos próximos anos, creio que superará a do Santa Cruz e se aproximará da do “sgoto”. Basta permanecer pelo menos alguns anos (talvez uns cinco) na Série A e volte a conquistar títulos. A DEMANDA PRÓ-NÁUTICO É UMA “DEMANDA REPRIMIDA”, QUE PRECISA APENAS DE UM “EMPURRÃOZINHO” DO CLUBE PARA ADERIR A ELE.

  12. q engraçado, entrevista com 624 entrevistados, e tomar por base uma pesquisa de torcidas… deve ter feita a entrevista so na capital.
    mas ainda sim se comprova a maior pela qtde dos q vão a estadio… UH É TRICOLOR!!!

  13. é impressionante a quantidade de gente aqui neste blog q não tem capacidade de entender uma simples pesquisa.ficam vivendo de uma utopia q assusta.cada um tentando defender uma mentira atrás da outra.concordo com o Fernando.os caras aqui neste espaço,já se degladiam!depois são os mesmos q botam a culpa no governo pela violencia!até o carnaval,o pessoal,vai mais para brigar do q para se divertir.e acham bonito isso!triste Recife!

  14. Torcida do Sport = acostumada a ver conquistas relevantes.. Só vai a campo quando acha que o time merece, como toda torcida de time grande no país..

    Torcida do Santa Cruz = há três anos atrás, achava que o clube ia fechar as portas (ouvi da boca de muitos tricolores).. Vai a campo sempre porque já se acostumou a ser saco de pancadas.. Se só for na boa, vai quando?

    PURA VERDADE

  15. COM ESSA VIOLÊNCIA TODA,NÃO USO NEM A CAMISA EM DIA DE JOGO,NEM DEIXO MEUS FILHOS USAREM,ELES ME PEDEM PARA IR A CAMPO MAS,TENHO MEDO QUE ACONTEÇA ALGUMA COISA COM NÓS,POR ISSO ACOMPANHAMOS PELA TV E O RÁDIO,NA SEGURÂNÇA DO NOSSO LAR,E PELA MILÉSIMA VEZ,SPORT SEMPRE NA FRENTE NAS PESQUISAS E ÚNICO DE PERNAMBUCO A TER TITULOS NACIONAIS.

  16. Muito interessante o que esses fulanos dizem ser.

    Entre dizer ser e efetivamente ser há uma discrepância.

    Façamos de conta que essa pesquisa esteja correta e vamos a números absolutos das torcidas considerando a população.

    Pernambuco tem cerca de 8,5 milhões de habitantes, dos quais 67% dizem torcer por um time de futebol, 5.695.000 torcem por algum time, dos quais 48% dizem torcer pro Sport, consequentemente 2.733.600 habitantes escolhem o clube da Ilha como seu.

    28% dizem torcer pelo Santa Cruz, 1.594.600.

    24% dizem torcer pelo Náutico, 1.366.800.

    Desses habitantes, 39,2% dizem ir ao estádio frequentemente do Sport, 43,4% do Náutico e 49,2% do Santa Cruz.

    Chegamos a números absolutos de que o Sport leva para o seu estádio 1.071.571 torcedores na Ilha do Retiro. Dividamos esses torcedores por cerca de 40 jogos por ano, teríamos uma média de 26.790 torcedores por jogo na Ilha do Retiro.

    O Santa Cruz leva para o seu estádio 784.543 pessoas, dividindo por 30 jogos no ano no Arruda, teríamos uma média de 26.151 pessoas por jogo.

    O Náutico leva para o seu estádio 593.191 pessoas, dividindo pelos mesmos 40 jogos que o Sport possui, teríamos uma média de 14.830 pessoas por jogo.

    Na prática, há uma defasagem de números por jogo na torcida do Sport de 10 mil pessoas. No Náutico 3 mil e no Santa Cruz 1 mil. Considerando a média histórica de Sport (17 mil), Santa Cruz (25 mil) e Náutico (11 mil).

    Na verdade o que existe nessas pesquisas é uma diferença brutal entre dizer e efetivamente ser na torcida do Sport. Cerca de 37% das pessoas que dizem que vão ao estádio estão mentindo.

    No Náutico a quantidade de metirosos é de 21%. Já no Santa Cruz os mentirosos são apenas 4%.

    Chegamos a conclusão que a torcida do Sport é a maior de Pernambuco: maior mentirosa, maior modinha e maior imbecil.

  17. É POR ISSO QUE O SPORT TEM A MAIOR TORCIDA, QUE OS TRICOBARBIES NÃO ACEITAM DE MODO ALGUM QUE ESTÃO INFERIORIZADOS NESTE QUESITO. QUANTO A FREQUENTAR ESTÁDIOS, ISSO NÃO É DETERMINANTE SOBRE A PAIXÃO POR UM TIME, TANTO É A PROVA QUE O SPORT É A MAIOR E A DO NÁUTICO A MENOR E A DO SANTA SE CHAMA TODOS COM A NOTA FUTEBOL CLUBE S/A!

  18. Percebo que a cada ano que passa o interesse por torcer e ir campo vem diminnuindo,e esta ai a resposta.E a tendencia e piorar,estes que se degladeiam em redes sociais,vestidos de torcedor,trocando farpas,apenas mostram que estao longe de ir a campo.
    Nao importa seu time,o que importa e seu carater …vejam que o percentual de nao tem time ou que nao vao a campo …..!!!!! cresce a cada ano.( pq sera que os estadios de futebol vem diminuindo)

  19. CARO AMIGO

    A TORCIDA DO SPORT SÓ VAI A CAMPO MUITO NA BOA QUANDO O TIME VEM GANHANDO TUDO, BASTA ENTRAR NUMA CRISE ELES DESAPARECEM E ALEGAM QUE NÃO SÃO BESTA QUE PARA ACOMPANHAR O SEU CLUBE NÓS PIORES MOMENTOS, ENTÃO MIM PERGUNTO QUE TORCIDA E ESSA
    TORCIDA E AQUELA QUE ACOMPANHA NAS ALEGRIAS E NAS TRISTEZAS E QUE CHEGA PERTO E SEM DÚVIDA A TORCIDA DO MAIS QUERIDO (SANTA CRUZ), QUE DEVERIA TER ESTE TÍTULO DE FIEL ISSO SIM E FIDELIDADE E NÃO A DO CORINTHIANS QUE GANHA FORTUNAS E JOGA NA 1 DIVISÃO, VAI JOGAR NA QUARTA PARA VER O QUE É BOM E COLOCAR O MAIOR PÚBLICO DE TODAS AS SÉRIES

  20. Esse Rafael é um escroto mesmo. Cara extremamente imbecil, de uma capacidade de falar besteira que só mesmo sendo torcedor alienado da coisa dos infernos. Grande merda essa pesquisa, que inclusive é de uma instituição onde os donos são coisentos. Além do mais o que importa é o torcedor no Estádio, e isso as burra pretas não sabe o que é! E tem mais otário, a Ilha da Fantasia ESTÁ EM UM ESPAÇO ONDE 60% é do Governo. Então para de falar merda a respeito do Arruda! Vai pra casa cuidar das tuas calcinhas meladas de merda e gala!

  21. Os sintomas de um time em decadência (que começa a descer a ladeira) inicialmente é refletido na sua torcida e, o principal deles é se apegar ao passado e a pesquisas que, de uma forma ou de outra, alavancam alguma virtude do infortunado.

  22. Cássio, a pesquisa traz uma boa amostragem. Como se aproxima de outras já divulgadas, acredito que espelha bem a realidade. Mas uma pesquisa pra esse assunto deveria dividir os torcedores em consumidores ativos e consumidores potenciais do produto futebol. Torcedores que acompanham pela TV, compram camisa, são sócios, vão ao estádio, etc., contribuem de alguma forma para a receita dos clubes. Os demais poderão contribuir, sendo consumidores a serem arrebatados. Algumas falhas:

    1 – A pesquisa não deixou claro a região pesquisada: cita apenas Recife, mas não fala em bairros E ISSO FAZ MUITA DIFERENÇA;
    2 – A pesquisa entrevistou mais mulheres do que homens (54,7 x 45,3), o que é razoável, pois temos mais mulheres no Recife. Porém, esse método aproxima a torcida do Náutico dos demais, uma vez que o Náutico é o único dos três que possui maioria feminina de torcedores
    MASC X FEM:
    60,2 x 39,8 SANTA;
    47,5 x 52,5 NAU;
    58,5 x 41,5 SPO.

    De qualquer forma, os números são válidos sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*