FPF contou com a Arena Pernambuco antes da hora para a finalíssima

Arruda, Ilha do Retiro, Aflitos e Arena Pernambuco. Fotos: Cassio Zirpoli, Sport e Odebrecht

A direção da Federação Pernambucana de Futebol só discutirá o local do possível terceiro jogo da final do Estadual caso seja necessária esta partida.

A FPF pode até não querer debater o tema agora, mas na verdade já deveria ter se planejado faz tempo. A inclusão de um terceiro jogo, a “negra”, foi idealizada com a previsão de estabelecer o duelo final na Arena Pernambuco.

O regulamento da competição aponta que o mando de campo será determinado pela FPF, não necessariamente num campo neutro. Contudo, nota-se que a entidade se antecipou à conclusão de uma obra que ainda não acabou.

O estádio em São Lourenço está na fase final e dificilmente terá condições de ser liberado para 19 de maio, data do terceiro extra. Ainda que fosse liberado às pressas, a carga de ingressos seria limitada a 30 mil, ou 65% da capacidade. Nos bastidores, a escolha seria pelo Arruda, mas não resolveria o problema.

Detalhe: a FPF, segundo o secretário da Secopa, Ricardo Leitão, não fez sequer, até o momento, uma solicitação para utillizar a arena.

Portanto, vamos ao dilema, considerando o Sport na virtual decisão.

Sport x Náutico – O Arruda, campo neutro e com a disponibilidade de até 60 mil ingressos, não traria problemas aos rivais centenários. Na Arena Pernambuco, o Náutico precisa “inaugurar” o estádio, de acordo com o contrato.

As autoridades locais são contra a ideia de que o primeiro jogo no novo estádio seja logo uma partida oficial, pois o cronograma já está definido. O temor não se justifica, pois Castelão, Mineirão e Fonte Nova foram abertos com jogos oficiais.

Sport x Santa Cruz – Esse é provavelmente o grande nó da competição, caso a disputa pelo título se estenda a mais de 180 minutos. Atendendo aos requisitos mínimos, o estádio dos Aflitos poderia comportar a partida, ainda que distribuir 10 mil ingressos para rubro-negros e 10 mil para tricolores seja uma tarefa difícil – em termos de segurança, sobretudo.

A direção leonina já adianta que não aceita jogar no Arruda. Tampouco os tricolores acatarão a ideia de atuar duas vezes seguidas na Ilha. Arena? Só se o Náutico antecipasse o seu amistoso, hoje marcado para 22 de maio. O dia 15, também uma quarta, está vago. Abriria caminho para a decisão no dia 19.

Na sua opinião, qual deveria ser o local do terceiro jogo?

Regulamento do Pernambucano 2013 sobre a necessidade de um terceiro jogo na final do campeonato. Crédito: FPF

34 Replies to “FPF contou com a Arena Pernambuco antes da hora para a finalíssima”

  1. E por que não postergar a data da hipotética terceira partida(caso seja necessária, embora saibamos que não será), para que seja na Arena Pernambuco?
    Ficam fazendo um cavalo de batalha desnecessário. O Leão da Ilha será o campeão com um braço e uma perna amarrados nas costas, apesar das tentativas de impedí-lo com esses regulamentos modificados ano após ano. Por que não voltar ao sistema de pontos corridos de novo? Façam isso, aí verão que não tem pra ninguém!

  2. O PROBLEMA DA ARENA É QUE O PESSOAL ESTÁ COM MEDO QUE DANIFIQUEM E NÃO TENHA TEMPO PARA SOLUCIONAR OS IMPREVISTOS PARA A COPA DAS CONFEDERAÇÕES, MAS SE PROIBIREM QQ TORCIDA ORGANIZADA,BATUCADA, FAIXA , NÃO TER TODOS COM A NOTA, SÓ SER PERMITIDO A ENTRADA DE APENAS TORCEDORES COM A CAMISA DO CLUBE E MAIS NADA E COLOCAR INGRESSO A R$100,00.QUERO VER SE TEM BAGUNÇA!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Acho engraçado a torcida do Náutico se achar dona da Arena PE, foi assinado, somente, um contrato de uso. Inclusive, Sport e Santa podem vir a assinar este contrato e tb mandar seus jogos para a Arena.

  4. Se o terceiro jogo for necessário este deveria ser na nova arena, seria uma oportunidade de apresentar o estádio, já que o jogo seria transmitido ao vivo para todo o Brasil, em TV fechada, como foi com o Mineirão, Fonte Nova e Castelão.

  5. SE O SPORT, VAI CONSTRUIR UMA ARENA ISSO NAO IMPORTA NA VERDADE O CORRETO E QUE O CLUBE AINDA E PRORIO.NAUTICO NAO TEM MAIS CASA PRA MORAR APOS 30ANOS.SANTA VIVE COM O IMUNDAO DO GOVERNO ESSE POR ULTIMO TA PELO EXTREMO,PARA TOMAR O CLUBE DE VOLTA AO GOVERNO.

  6. OLHA ANDRE ALVIRRUBRO, SPORT E SANTA SAO DOIS TIMES DE SERIE B , E SERIE C RESPECTIVAMENTE, MAS QUE DERAM NO SEU TIMINHO DE SERIE A, ( POR ENQUANTO).
    E SENHOR ELIAS MARQUES O QUE O SENHOR VAI FAZER PARA IMPEDIR O JOGO SE FOR O CLASSICO DAS MULTIDOES?
    VAI BOTAR CADEADO NA ENTRADA E JOGAR A CHAVE FORA É? NEM NAQUELE CHIQUEIRINHO VOCES MANDAM IMAGINEM NA ARENA, ELE DISSE COMO CONSELHEIRO DO NAUTICO NAO DEIXAREI EM IPOTESE ALGUMA QUE SPORT E SANTA JOGUEM NA ARENA
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  7. ANDRÉ ALVIRRUBRO

    CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ, ESTÁ MENTALIDADE ANTIGA DESSES RADIALISTAS DE PERNAMBUCO É INACREDITÁVEL, O NÁUTICO SEMPRE FOI E SEMPRE VAI SER UM CLUBE TRADICIONAL NO NORDESTE E COM MAIS HISTÓRIA QUE O SANTA CRUZ, NÃO SÓ OS RADIALISTAS COMO OS JORNALISTAS COMO UM TODO DEVE RESPEITAR O NÁUTICO, INDEPENDENTE AONDE ELE TRABALHE, EMISSORA DE TV, RÁDIO E BLOGS.

  8. Bando de trouxas discutindo sobre um futebol medíocre que Pernambuco vive. O Náutico (FALIDO), candidatou-se a mandar seus jogos nessa tal de arena, porque quer vender sua área pelo fato de já não ter mais grana para sustentá-la. O Sport é o que tem mais grana, mas foi para a SEGUNDONA, o Santa, mais quebrado que arroz de terceira e nas TERCEIRONA e de lá não sai. Acho que nessa história todas o Náutico deveria fechar suas portas e acabar mesmo, não tem grana pra nada mesmo. Façam como o Estrela da Amadora de Portugal, deixem de existir, estão dando murro em ponta de faca. E lembrem-se, 2013 a SEGUNDONA será inevitável com esse timinho aí que não se acerta nunca.

  9. O povo aqui precisa estudar e saber o que é consórcio público-privado, antes de comentar no blog. Tem muito alienado que pensa que a Arena Pernambuco é do Náutico.

  10. Somente pra finalizar:

    Alvirrubros, vocês percebem quando os jogos são transmitidos por rádio a antipatia dos radialistas pelo nosso clube. Ao contrário dos blogueiros, os radialistas são de origem mais humilde e, obviamente, devem torcer pra Santa ou Sport. Eu não quero nem criticar a postura do Náutico ao longo da história, por ser um clube que ficou elitizado por um longo tempo, mas é visível que esses radialistas tratam o nosso clube com um extrema antipatia, salvo o saudoso Adilson Couto e o Bóris, que parecem ser mais éticos.

    Um desses radialistas por exemplo, insistentemente, chama o Santa Cruz de “Time do Povo”; esse termo não condiz com a verdade porque o Sport que é a maior torcida e tem público maior que Santa até nas classes D e E. Eles querem vender algo que não é verdade, pra sosegar seus desejos.

    Um outro, quando o Sport perde ele aponta milhares de erros e fica bravo, demonstrando claramente por qual time torce.

    Outro, chama insistentemente o Náutico de “O Aristocrático”. Eu acho uma tremenda falta de respeito porque, hoje, apesar de o Náutico continuar ainda elitizado, tem uma grande torcida inclusive nas classes C e D, vide as pesquisas. Utilizar isso, significa querer que o Náutico fique fechado para as classes mais populares. Esse termo não condiz mais com os novos tempos do futebol pernambucano. Um time grande se faz com torcida milionária, empresários, mas deve haver cada vez mais torcedores de classe C, D e E. Vejo que o Náutico está caminhando para isso. Mas os radialistas, tricolores e rubronegros, querem o Náutico sempre elitizado na cabeça deles.

    Ando pelo interior e vejo muitos alvirrubros, em cidades de mais de 100, 150 km do Recife e esses são de todas as classes. Esse crescimento da torcida do Náutico, que vejo no interior, é prova que o Náutico está cada vez mais deixando essa total “etilização” de lado.

    Resta a imprensa deixar.

    Não é regra que todo pobre deve torcer para o Sport ou Santa Cruz.

    O Náutico, o clube de mais participações na Série A nos últimos tempos (5 participações em 7 anos) e desde sempre, não pode ser diminuído pela imprensa em favor do Santa Cruz, por exemplo, que disputou um pouco mais da metade do número de Campeonatos Brasileiros que o Náutico disputou. O Náutico disputou 35 Brasileirões e o Santa apenas 23. O Santa jamais jogou uma competição internacional nem nunca chegou a final de uma competição nacional.

    O Náutico, tanto no passado como no presente, é um time com bem mais história e tradição que o Santa, a nível de competições nacionais.

    É feio e anti-ético tentar diminuir a história do Náutico em favor de paixão clubística dos senhores radialistas tricolores.

    Se chamassem um bando de cariocas, mineiros e paulistas e os colocassem nas rádios para trabalhar, como Adilson Couto e Bóris, o Náutico seria BEM MENOS tratado com antipatia pelos radialistas tricolores e rubronegros. Pois eles veriam no passado e no presente quem é maior e têm mais representatividade a nível de Brasil.

    É minha opinião.

  11. O que quis dizer é que não faria sentido antecipar o jogo do Náutico para realizarem a decisão do campeonato, que provavelmente será entre Santa X Sport.

    É óbvio que seria do interesse da Odebrecht, a final lá. Seria de interesse do Náutico também, mas para os próximos anos. E acho que o Sport teria que ter uma visão mais corajosa e aceitar, afinal a “Areninha da Ilha” vai demorar muito a sair do papel.

    Somente pra finalizar, apesar de ser PPP, a Odebrecht é quem manda lá pelos próximos 30 anos. Se ela quiser fazer um show em determinada data, a Federação e o Governo do Estado JAMAIS poderá impedí-la de fazer pra, por exemplo, realizar um confronto entre Santa X Sport, no futuro. Contrato é contrato. Daqui a 30anos é que o Governo poderá interferir em alguma coisa.

    Concordo com alvirrubros que o Cássio também me parece ser torcedor do Sport. Ele e outro jornalista de um outro blog. Mas fazer o que, né? A torcida do Sport realmente é a maior.

  12. como conselheiro do NÁUTICO,por hipótese nenhuma deixarei jogar final,entre sport x santa na arena.inclusive vamos jogar dia que ficou acertado mesmo sem antecipação.!!!!

  13. NÃO RFAEL VC NÃO SE ENGANOU CLARO QUE O CÁSSIO É TORCEDOR DA COISA, E COMO ELE DIZ ESTÁ ENGANADO JÁ ESTA FECHADO QUE QUEM INAUGURA A ARENA É O NÁUTICO POR TER ASSINADO O CONTRATO PRIMEIRO. É UMA PENA QUE ALGUNS JORNALISTAS ESCONDAM A VERDADE EM PROL DE UMA PAIXÃO. CLUBISTICA. APROVEITO ESSE COMENTÁRIO PARA DEIXAR A MINHA REVOLTA COM O “JORNALISTA” FRED FIGUEIROA QUE HOJE A TARDE DISSE NO PROGRAMA SUPERESPORTES NA REDE QUE SERIA MELHOR QUE O JUIZ DO JOGO DE DOMINGO ARRANJASSE IM GOL PARA O SANTA PARA EVITAR O SORTEIO PELE MOEDA, FIQUEI CHOCADO, E INCLUSIVE A REAÇÃO DO CÁSSIO ZIRPOLI FOI A MESMA. PASMEM O AMIGOS ESSE CIDADÃO OCUPA NO DIÁRIO A COLUNA DE ADONIAS DE MOURA, UM “MONSTRO” SAGRADO DA IMPRENSA ESPORTIVA DO NOSSO ESTADO. SÓ POSSO FINALIZAR DIZENDO. NOJO E REPUDIA. IMPRENSA SEM ESCRÚPULOS. SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS.

  14. ESSA RESPOSTA DE CASSIO ZIRPOLI AO ANDRÉ ALVIRRUBRO, MOSTROU O LADO RUBRO NEGRO DO JORNALISTA DESSE BLOG OU É ENGANO MEU ??

  15. André Alvirrubro,

    A Arena Pernambuco é uma parceria público-privada. O governo do estado não irá operar o estádio, de fato, mas irá fiscalizá-lo.

    Sobre o jogo final, é de total interesse do consórcio responsável pelo empreendimento que a disputa final seja lá todos os anos, pois geraria receita (e muita). Se não for este ano será porque o estádio não está pronto, somente por isso, e não por causa do Náutico e seu contrato para jogar lá por 30 anos.

  16. Sugestão:

    Se der Sport x “Santinha”, façam o jogo em Caruaru.

    Um campinho ideal para times deste nível, Séries B, C e D.

    É bom pra ir se acostumando a jogar com Boa, ABC, Oeste, Águia, Luverdense, etc.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. Escreveu Cássio:

    “Na Arena Pernambuco, o Náutico precisa “inaugurar” o estádio, de acordo com o contrato. As autoridades locais são contra a ideia de que o primeiro jogo no novo estádio seja logo uma partida oficial, pois o cronograma já está definido. O temor não se justifica, pois Castelão, Mineirão e Fonte Nova foram abertos com jogos oficiais.”

    Na minha opinião, não exite temor nem justificativa. O Náutico é o único mandante da Arena e, como está previsto em contrato, o 1º jogo será com o Náutico. O Náutico vai realizar um amistoso internacional e não pretende, se chegar a final, fazer jogo nenhum do Campeonato Pernambucano na Arena. Cássio, deveria ter escrito isso no post.

    A Arena Pernambuco será administrada por 30 anos pela Odebrecht. Como o Náutico é o único clube que irá mandar jogos na Arena e assumiu o ônus de jogar lá, num campo novo, em troca de poder construir um Shopping nos Aflitos, a construtora concordou com o Náutico fazer o 1º jogo.

    Sendo assim Cássio, a Federaçao que há mais de 40 anos é comandada de forma ditatorial e rubronegra, não tem querer algum. O estádio não é do Governo de PE nem da federação para ele mandar fazer isso ou aquilo, inclusive querendo passar por cima do contrato da construtora com o Náutico. Só daqui há 30 anos é que o Governo de PE poderá dar pitaco, junto com a Federação. O estádio não pertence a Federação pra ela usar do jeito que quiser.

    Outra: o Náutico chegando a final, jamis jogará na Ilha do Retiro, como diz um rubronegro. Isso não consta no regulamento, de privilegiar a mnelhor campanha. Se assim fosse, o Náutico jogaria por dois empates como o “Santinha.”

  18. SE A FINAL PRECISAR DO TERCEIRO JOGO DEPENDENDO DO ADVERSÁRIO DA COISA, NÃO DEVE COLOCA NA ARENA, JÁ QUE O PRÓPRIO NÁUTICO AINDA NÃO FEZ O SEU JOGO LÁ, E NÃO DEVE SER ANTECIPADO, JOGA NO CAMPO NEUTRO, SE A FINAL FOR NÁUTICO E SPORT, COLOCA NO ARRUDA COM 30 MIL INGRESSOS PARA CADA TORCIDA, SE FOR SPORT E SANTA NOS AFLITOS É O MELHOR LUGAR 10 MIL PARA CADA TORCIDA, MENOS NA ARENA, O NÁUTICO NÃO TEM OBRIGAÇÃO DE ANTECIPAR O JOGO DA ESTREIA POR CAUSA DISSO.

  19. USANDO O BOM SENSO, UMA PARTIDA EXTRA PODERIA SER REALIZADA NA ARENA PERNAMBUCO POR SER UM CAMPO NEUTRO E POR ATENDER QUALQUER EXPECTATIVA…

  20. O jogo poderia eventualmente Sport x Santa Cruz poderia ser no Ademir Cunha em Paulista. Pelo menos aquele estádio horroroso cairia e então construiriam um novo.

  21. A FPF, na era do finado Bode , fazia o regulamento e tabela, sempre pra tentar minimizar possíveis vantagens do Sport; afinal de contas, todo ano dá Sport na final… Esse atual presidente assumiu o legado, e elaborou as regras para evitar que o Sport chegasse mais uma vez, com vantagens. O Sport foi voto vencido entre os demais times que aprovaram esse regulamento peba, fraco, burro, incompetente, amador, ridículo! A sorte desse presidente de meia tigela é que o Sport vai eliminar a terceira partida, mas eu creio que o clássico das comadres, vai acabar no cara ou coroa, o que vai ser motivo de chacota para o Brasil e o mundo.

  22. sou rubro negro e acho que o terceiro jogo se for sport e santa poderia ate ser no arruda desde que 30 mil ingressos sejam disponibilizados para a torcida rubro negra o mesmo nos aflitos. mas o legal seria se fosse na arena.

  23. Se for contra o Náutico deve ser na Ilha já que o Sport tem melhor campanha. Se for contra o Santa idem. Agora se o Santa conseguir a melhor campanha pode ser no Arruda. Tem que premiar o time de melhor campanha.

  24. Caso seja o terceiro jogo entre sport x santa a decisão deverá ir mesmo para os aflitos. Um jogo grande como sport x santa ser decidido nos aflitos será uma coisa mirabolante, espero que não aconteça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*