O público fraco no clássico carioca na Arena Pernambuco, com 7.882 pagantes e prejuízo de R$ 41 mil no borderô, repercutiu fora do estado. Na imprensa do Sudeste, o tema foi discutido nas mesas redondas mais conhecidas da tevê.
O fiasco teria sido motivado pela “resistência cultural do futebol pernambucano”.
Abaixo, as opiniões dos jornalistas Juca Kfouri, no programa Linha de Passe, da ESPN Brasil, Lédio Carmona, no Redação Sportv, e Luiz Roberto, no Bem, Amigos!, ambos do Sportv. Todos no mesmo tom.
Juca Kfouri
“O futebol brasileiro comete contra si mesmo o equívoco de achar, de desconhecer por exemplo o perfil do torcedor pernambucano. O torcedor pernambucano se orgulha de dizer que é Sport, é Náutico e é Santa Cruz. Se há um torcedor no Nordeste que se orgulha de dizer isso e reprime os outros que dizem ser Flamengo, Vasco e Fluminense, é o torcedor pernambucano. É uma questão de orgulho estadual não ir a um Clássico Vovô.”
Lédio Carmona
“Não deu público porque o torcedor do Recife, do estado de Pernambuco, torce para Náutico, Sport e Santa Cruz. Ele torce muito, é muito apaixonado. Tem uma resistência. Eles são apaixonados pelos clubes deles e não tem espaço para clube de outro estado. O resultado financeiro era esperado. Eles não querem receber esses jogos. É um direito. É a cultura local.”
Luiz Roberto
“Acho que ficou aqui um alerta, uma confirmação. Me foi perguntado outro dia sobre o fato de jogos de times de outros estados acontecerem na Arena Pernambuco. Não teremos no Recife a mesma pegada de outras capitais do Nordeste. O Recife é uma cidade peculiar nesse aspecto. Ela é muito com os times locais. Não adianta porque no Recife não será como Natal, por exemplo, João Pessoa etc.”
E para todos ficarem sabendo!! uma das musicas mais tocadas no carnaval Pernambucano, é o HINO DE PERNAMBUCO.
NÃO PRECISA FALAR MAIS NADA…..
Detalhe: As entrevistas com os torcedores antes e depois do jogo, mostrou claramente que se dependesse dos pernambucanos ainda teria sido menor a quantidade de espectadores. Pois, a grande maioria veio da Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, e do interior desses estados. Fiquem muito felizes com o numero de 7.882 pagantes.
Aqui temos Sport, Náutico, Santa Cruz, Íbis e outros 🙂
Nós em PERNAMBUCO temos times para torcer!!!!
Pernambuco é foco de resistência, apesar das adversidades nosso estado,ainda mantém-se unido contra os forasteiros. Infelizmente os nossos vizinhos são vítima da Parabólica.A programação local é invadida pelos clubes sulista e eles acabam torcendo por esses clubes de fora da região. No estádio do Arruda no mesmo dia o Santa cruz levou ao seu campo 22.000 pagantes. Só espero que os sudestinos tenham aprendido a lição,se vierem pra Recife é prejuízo na certa, pois aqui: Ah, É PERNAMBUCO…
o comentarista inglês, o tim, falou tudo, “o apego do torcedor do df pelos times cariocas e do sudeste é uma paixão nociva e sem futuro” pra brasília e pra o futebol local do df e que eu diria que se torna igualmente nociva e sem futuro pra os paraibacas nossos aqui no nordeste de al, da pb, rn, do interior de pe, maranhão,sergipe, piauí e etc… tá na hora dos estados menos expressivos em termos de futebol começarem a iniciar uma revitalização geral dos seus clubes e do negócio futebolístico em suas praças senão serão eternamente paraibocas ,e seus clubes, sua cultura e a atividade futebolística, um fiasco decadente permanente. não existe momento mais propício que esse, quando a principal responsável por acabar com o futebol nesses lugares, a rede globo começa a reconhecer através de seus veículos o próprio erro e o tamanho da gravidade do prejuízo que isso acarreta e acarretou.
quem manda aqui é Pernambuco e meu Sport Clube do Recife
Quanto aos jogos de times de fora em Pernambuco, fico seduzido em ir ver um Itália x Japão, Espanha x Uruguai e Taiti x Uruguai como fui nessa copa das confederações, gostaria de poder ter assistido a Roma x Lazio aqui também, mas perco totalmente o tesão de ir ver jogos de clubes sul-maravilha, devido ao xenofobismo e ojeriza por parte deles aos nordestinos, se achando superiores em tudo. Lembram demais a torcida bovina.
Eu tentaria até ser simpático aos clubes daqui, mas ao ler opiniões como a do Moisés Santos, Pernambuco pra mim se resume apenas meu clube. Ainda bivice e desmoralizado dentro da ilhota, prum time inferior de série C e D, fica arrotando cheio de goga.
Sou um Sportano digamos assim “fundamentalista”. E desconsiderando outros motivos de orgulho como a História, os Símbolos, as Cores, os Títulos, a Torcida, a Ilha, etc… valorizo deveras a personalidade e o caráter do meu clube no que diz respeito à sua Nordestinidade. Ninguém que conheça bem o Sport e seja sincero, mesmo que torça por qualquer outro clube do Brasil e do Mundo, pode negar que meu Club seja o maior foco e baluarte da resistência e do orgulho de ser nordestino. Talvez apenas o Vitória, por ser arqui-adversário de um clube queridinho da grande imprensa e referência da hipocrisia nacional lute tanto quanto o Leão de Pernambuco mas…
…mas não vim aqui irritar os tricolores e alvirubros novamente com estas coisas. NÃO! Vim justamente fazer o contrário. Vim agradecer e dizer que também me orgulho deles por fazer de Pernambuco A Resistência! Essa “vitória” também é deles e sem eles nada seríamos. Então parabéns também aos torcedores do Náutico, do Santa Cruz, do Central, do Salgueiro…e à todos aqueles que torcem e se orgulham dos times locais. Parabéns amigos da Resistência. A LUTA CONTINUA ! LUTEMOS TODOS JUNTOS ENTÃO !!!
“…nova Roma de bravos guerreiros,
Pernambuco Imortal, Imortal!”
O torcedor pernambucano tem identidade, temos orgulho de ser pernambucanos não aceitamos engolir garganta abaixo o que a imprensa e os times do sul quem fazer por exemplo em domingo a tarde ao invés de transmitir o jogo do santa cruz fora de casa transmite Corinthians x zé buchudo.Vocês se acham dono do Brasil e que todo mundo torce para Corinthians,palmeiras,flamengo,fluminense,botafogo etc….
Nós temos orgulho de sermos PERNAMBUCANOS somos SPORT,NAUTICO E SANTA CRUZ
sempre………
DEUS SALVE PERNAMBUCO!
Parabéns aos tocedores PERNAMBUCANOS que não são PARAÍBACAS. Não vamos deixar de torcer pelos nossos clubes em detrimento da imposição dos clebes do Sul e Sudeste. Cabe também aos nossos governantes impedir que seja induzido aos nossos irmãos do interior engolir goela abaixo as atenas parabólicas que somente trasmitem os times de lá. Vamos para frente LEÃO DO NORTE… HA É PERNAMBUCO. Carinhosamente, Mário Tiburcio.
Aqui quem tá falando é um alvirrubro apaixonado pelo seu clube e sem mais espaço pra nada de fora. Parabéns náutico, santa cruz e Sport, Pernambuco é uma ilha no meio do norte e nordeste. PERNAMBUCO IMORTAL, IMORTAL!!!!#
Bem feito, acharam que iam obter êxito com grande público? rasgaram a boca, aqui em PERNAMBUCO tem torcedores de verdade, não é igual ao resto do Nordeste, que são um bando de idiotas, que não sabe pra quem torcer !
Leonardo e Moisés Santos, o fenômeno a que se refere o Santa Cruz é sobre a torcida. Mesmo o time tendo 3 rebaixamentos consecutivos e ter passado 3 anos na divisão inferior do Brasileiro, ainda assim o público é superior a muito time da série A.
Deixem de ser tapados.
E eu acredito q esse tipos de jogos podem ocorrer sim em PE. Os jogos tem q ser esporádico e principalmente com jogo do Flamengo. Ñ digo q serão torcedores pernambucanos q acompanharão, apesar de existir, mas tem muito torcedor de Alagoas e Paraíba.
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH É PERNAMBUCO
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH É PERNAMBUCO
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH É PERNAMBUCO
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH É PERNAMBUCO
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH É PERNAMBUCO
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH É PERNAMBUCO
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH É PERNAMBUCO
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH É PERNAMBUCO
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH É PERNAMBUCO
leonardo-pe no dia 9 de julho de 2013 às 23:35 disse:
fenômeno o Santa Cruz?olha,é cada besteira q esse povo do Sul fala.o Juca Kfouri deu um Banho de conhecimento em cima dos RETARDADOS PVC-KIKO e o narrador da ESPN!
Rapaz, sou torcedor do Sport, e concordo com o Santa Cruz ser um fenômeno.
A santinha é fenômeno de:
01. Rebaixamentos consecutivos;
02. De humilhação;
03. De dívidas;
04. De maior concentração de torcedores banguelos;
05. De volta olímpica sem título;
06. De estádio velho, sujo e construído com o dinheiro do estado;
07. De jogadores internacionalmente desconhecidos;
08. De teimosia contra os órgãos de pesquisas, sobre torcidas;
09. De foco de dengue no canal do arruda;
10. De mania de grandeza.
Por tudo isso, deixa de implicar com a minhoca colorida, rapá!
Ainda não competimos de igual para igual porque as cotas da TV são divididas de forma equivocada, sempre prevalecendo os clubes do eixo Rio-São Paulo. Aqui é defendemos uma única bandeira P-E-R-N-A-M-B-U-C-O………………… Tenho fé que o nosso futuro ainda será promissor, o Náutico por exemplo é uma realidade,jogando na Arena,excelente estrutura do CT que ainda vai melhorar,seremos uma potência no cenário nacional. Anotem aí !!!
AQUI É PERNAMBUCO, PATRÃOOOOOOOO!!!! AQUI TEM TRES TORCIDASSSSS!!! O pessoal do Sul que se lasque pra outro lugar, onde não tem torcida em seu ESTADO. Se danem pra AL, PB, RN, que lá ta cheio de Nordestino sem identidade futebolistica. kkkkkkkkkkkkkk Sem contar que na Bahia tem duas potências, mas tá cheio de BAibacas por lá tambem.
Dizem que quem vai pagar essa conta somos nós mesmos…não quero nem saber!!! COLOQUEM OS JOGOS IMPORTANTES dos 3 times daqui, em qualquer competição que ,aí sim, vai girar renda para “a grande boca aberta” desse ELEFANTE BRANCO(Arena itaipava). rsrsrsrsrsrsrsrssrr
SOU DE PERNAMBUCO, EU SOU O LEÃO DO NORTE!!! BOA TARDE!!
Pernambuco, é Sport, Santa e Nautico e acabou, porque Fluminence e Botafogo não jagam no campo do América em Edson Passos, tenho certeza que daria mais renda.
Acredito que possa ter público para esse tipo de jogo, afinal muitos cariocas e paulistas já estão residindo em Recife, além do mais muitos torcedores da Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte querem assistir esses jogos, sem contas os do interior de Pernambuco.
Entendo que esta receita não deve ser desprezada, bem como o turismo que deve ser gerado com esse tipo de atração, que apenas deve ser mais bem trabalhada.
Como dito antes esses torcedores vem de longe, portanto o ideal para atrair um público melhor seria marcar jogos para o sábado, ou no domingo no máximo às 16:00. Jogo começando às 18:30 inviabiliza a vinda dos torcedores de outros estados.
P.S.: Sou rubro-negro e entendo que estes jogos não deveriam ser uma constante, e sim evento esporádicos. Dessa forma não geraria prejuízos ao futebol local, e manteria o clima de “novidade” para os torcedores dos outros estados.
fenômeno o Santa Cruz?olha,é cada besteira q esse povo do Sul fala.o Juca Kfouri deu um Banho de conhecimento em cima dos RETARDADOS PVC-KIKO e o narrador da ESPN!
Eh Juquinha aqui NÃÃÃÃÃÃÃOOO
é isso aí Juca, aqui não tem vez esses jogos dos times do sul.
A despeito das idiossincrasias do Kfouri, ao menos ele é bem informado… a conversa travada pelas inteligências cristalinas do “Troca de passes” foi vergonhosa e patética. Discutiram tudo, menos a torcida, como se estivessem tratando de um jogo em Volta Redonda, por exemplo. Kfouri disse tudo, e ainda podemos esperar mais da Arena Odebrecht. Não duvido até que façam uma campanha tipo “Vá passear na Arena”. Muita gente foi ao jogo sem o propósito de torcer, mas sim pra conhecer o estádio, como quem conhece um novo shopping. Acho que eles vão investir nesse público, principalmente enquanto Sport e Santa não fecharem (se fecharem)