O público fraco no clássico carioca na Arena Pernambuco, com 7.882 pagantes e prejuízo de R$ 41 mil no borderô, repercutiu fora do estado. Na imprensa do Sudeste, o tema foi discutido nas mesas redondas mais conhecidas da tevê.
O fiasco teria sido motivado pela “resistência cultural do futebol pernambucano”.
Abaixo, as opiniões dos jornalistas Juca Kfouri, no programa Linha de Passe, da ESPN Brasil, Lédio Carmona, no Redação Sportv, e Luiz Roberto, no Bem, Amigos!, ambos do Sportv. Todos no mesmo tom.
Juca Kfouri
“O futebol brasileiro comete contra si mesmo o equívoco de achar, de desconhecer por exemplo o perfil do torcedor pernambucano. O torcedor pernambucano se orgulha de dizer que é Sport, é Náutico e é Santa Cruz. Se há um torcedor no Nordeste que se orgulha de dizer isso e reprime os outros que dizem ser Flamengo, Vasco e Fluminense, é o torcedor pernambucano. É uma questão de orgulho estadual não ir a um Clássico Vovô.”
Lédio Carmona
“Não deu público porque o torcedor do Recife, do estado de Pernambuco, torce para Náutico, Sport e Santa Cruz. Ele torce muito, é muito apaixonado. Tem uma resistência. Eles são apaixonados pelos clubes deles e não tem espaço para clube de outro estado. O resultado financeiro era esperado. Eles não querem receber esses jogos. É um direito. É a cultura local.”
Luiz Roberto
“Acho que ficou aqui um alerta, uma confirmação. Me foi perguntado outro dia sobre o fato de jogos de times de outros estados acontecerem na Arena Pernambuco. Não teremos no Recife a mesma pegada de outras capitais do Nordeste. O Recife é uma cidade peculiar nesse aspecto. Ela é muito com os times locais. Não adianta porque no Recife não será como Natal, por exemplo, João Pessoa etc.”
Saudações Corais!!!
Nordeste Pernambuco! Povo que ama seu estado suas culturas e seus Times…
Alo pessoal Do Sul, Sudeste, Do Centro-oeste e Da Região Norte…
…sejam bem-vindos, mas Aqui quem Manda é o Povo Pernambucano!!!
e deixo mais uma vez Saudações Do Tricampeão de Pe..
>>>>>>>>>>>>>SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE<<<<<<<<<<<<<<<<
Foram felizes e muito oportuna as palavras desses comentaristas,
pois aqui temos, sim, IDENTIDADE com os nossos times o por eles
torcemos de verdade…invertam o caso e botem pra jogar no Sul
do país um Sport x Náutico e será um fracasso ainda pior!
Corram e vão pra a PB, AL, RN… mas aqui não.
Pelo Sport tudo, sempre!!!
HINO DE PERNAMBUCO;
Coração Rubro-negro em meu peito……
Corre o sangue vermelho com preto
E há de sempre o melhor traduzir
És o clube da ILHA, és história
Torcedores cobertos de glória
O melhor do Brasil….
Salve o Sport, campeão Brasileiro
De firmeza e garra fatal
És um clube de grandes guerreiros
RUBRO-NEGRO IMORTAL, IMORTAL!
PELO SPORT TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
TENTO SER HUMILDE, MAS, O SPORT NÃO DEIXA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PERNAMBUCO SE ORGULHA DOS SEUS GRANDES CLUBES.
SOU TORCEDOR DO SPORT E JAMAIS SAIRIA DE CASA PARA ASSISTIR UM JOGO DO FUTEBOL CARIOCA, PAULISTA, MINEIRO, GAÚCHO OU DE OUTRO CLUBE QUALQUER AQUI EM PERNAMBUCO. A NÃO SER QUE ESSES CLUBES VENHAM EXPERIMENTAR AS GARRAS FEROZES DO MEU LEÃO NA ILHA MAIS FAMOSA DO BRASIL: ILHA DO RETIRO.
Caro JOsuba,
por favor tenha noção de que pelo o que você acabou de falar, não és considerado um torcedor de futebol. Só um espectador, feito aqueles que vão ao teatro ou outros eventos culturais.
Não que seja algo ruim ou errado. Só que para alguns de nós, o futebol não se assimila a esses eventos. É algo aparte que envolve paixão e que muito provavelmente alguém como você não conseguirá entender.
O futebol inglês infelizmente é, em sua maioria, um retrato disso. Ingressos caros para espectadores que vão para assistir ao jogo. Eu vou ao estádio para torcer pro time que sou fã. Até porque por mais que seja bonito ver um jogo feito Barcelona x Bayern, Borussia x Real, a emoção de ir ao estádio e ver seu time ser campeão é melhor. Pelo menos para nós torcedores, não espectadores feito vc.
CARIOCADA AQUI NÃO !
Perfeito o comentário do Leonardo Vieira. Eis a realidade.
Só é ridículo a pernambucana se achar “guerreira” por conta disso. Complexo de vira latas a todo vapor! Se os nativos fosse tão guerreiros assim não ostentariam um dos piores IDHs da nação! Aceitam tomar banho de “cuia” até hoje!KKKKK
Arena Pernambuco: Estádio grande demais para um empréstimo tão pequeno…kkk…a torcida rosa não consegue lotar nem pagando para os outros irem…e pior…sequer venceram na estréia e ainda levam rabada da macaca!!! Bem feito também para essa CBF sulista e corrupta!!!
Agora, essa é para as “mundicinhas” do santinha e para as “barbies” “pé de fila”, que há muito não ganham nada de expressivo!!!…kkk…
Falem, escrachem, digam o que quiser da gente, mas nós Rubro-Negros temos nome e sobretudo títulos estaduais, regionais e nacionais, os quais vocês dificilmente irão alcançar, em razão de suas torcidas medíocres que se ocupam em denegrir os outros clubes, pura inveja é claro, ao invés de torcerem!!!
Nós Rubro-Negros ainda somos o time com a maior quantidade de títulos pernambucanos e sempre teremos mais e mais títulos…e não só no futebol não, as outras categorias também são nosso orgulho e força!
Recolham-se às suas historinhas, torçam por seus clubes enquanto ganhamos títulos…pode até demorar, mas seguiremos sempre ganhando!
Ultimamente o torcedor do Sport Suzy do Recife é o Naftalina – quando ganha usa a langerie, quando perde guarda, e o fedor de naftalina ninguém aguenta mais… KKKKK
Coisa bonita de se ver. Infelizmente tem muitas caravanas de outros estados, se fosse só pro público de Pernambuco, mesmo, teríamos no máximo umas 3000 pessoas…
CHAMAM DE RESISTÊNCIA CULTURAL? COM CERTEZA, UM CLÁSSICO CARIOCA EM PERNAMBUCO, IRÁ DESPERTAR O MESMO INTERESSE PARA O PERNAMBUCANO, QUE UM CLÁSSICO PERNAMBUCANO NO RIO DE JANEIRO DESPERTARÁ NOS CARIOCAS. SIMPLES ASSIM.
Eu que não deixo de assistir à um bom jogo de futebol, não importa o time, pode inclusive ser do Nordeste, sou pelo espetáculo, pelo jogo bem jogado, com lances bonitos, em um bom campo de futebol. Sou rubro negro por escolha, e é muito bom ver o Sport ganhar e tirar sarro com os tricolores e alvirubros, porém se tiver passando um Sport x Petrolina num campo daqueles de dá dó, e estiver passando um Barcelona, ou Milan, ou Bayer, eu não quero nem saber do resultado do jogo do Sport. Gosto de ver jogo de futebol, coisa que nossos times do nordeste e de vários outros lugares do Brasil, dificilmente sabem apresentar.
…PERNAMBUCO UM ESTADO QUE RESPIRA FUTEBOL, AMOR E PAIXÃO PELOS SEUS CLUBES>> DALE PRERNAMBUCO!!!
SANTA CRUZ, SPORT, NÁUTICO, SALGUEIRO, CENTRAL, PORTO, PETROLINA, BELO JARDIM, ARARIPINA, SERRA TALHADA, AMERICA, VITÓRIA, YPIRANGA, OLINDA E TANTOS OUTROS TIMES ESPALHADOS EM CADA CANTO DE PERNAMBUCO>> AQUI SÓ TEM ESPAÇO PRA O NOSSO FUTEBOL!!
ISSO É PERNAMBUCO!! ISSO É NORDESTE!! ISSO É BRASIL!!
AAAAAHHHH É PERNAMBUCOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!
e por isso que as vezes eu me orgulho,de ser pernambucano,e sou do interior,mais não quero saber de times sulistas,já trabalhei em um clube do sul,e sofri na pele por ser nordestino.,sou central,santa,sport e nautico,todos contra os times do sul
HINO DE PERNAMBUCO;
Coração Rubro-negro em meu peito……
Corre o sangue vermelho com preto
E há de sempre o melhor traduzir
És o clube da ILHA, és história
Torcedores cobertos de glória
O melhor do Brasil….
Salve o Sport, campeão Brasileiro
De firmeza e garra fatal
És um clube de grandes guerreiros
RUBRO-NEGRO IMORTAL, IMORTAL!
PELO SPORT TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
TENTO SER HUMILDE, MAS, O SPORT NÃO DEIXA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
HINO DE PERNAMBUCO;
Coração Rubro-negro em meu peito……
Corre o sangue vermelho com preto
E há de sempre o melhor traduzir
És o clube da ILHA, és história
Torcedores cobertos de glória
O melhor do Brasil….
Salve o Sport, campeão Brasileiro
De firmeza e garra fatal
És um clube de grandes guerreiros
RUBRO-NEGRO IMORTAL, IMORTAL!
PELO SPORT TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
TENTO SER HUMILDE, MAS, O SPORT NÃO DEIXA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu avisei!
Movimento Popular Coral.
Viva Pernambuco !!!
Um estado multi-cultural, de um povo guerreiro !
Um povo que sabe sua força !
A história sempre mostrou e mostra isso !
Apesar da mídia do sul-sudeste não respeitar o N/NE, e achar que somos quintal deles.
PE é exemplo não só no futebol, mas na política, economia, cultura, etc.
Que PE sirva de exemplo a todos os estados do N/NE !
Contudo sempre apoiamos a Seleção brasileira, que tem em PE sua casa !!!
Enquanto a mídia do S/SE não enxergar isso, nunca vai ser imparcial, nunca vai ser a imprensa de todos !
Isto vale para todos os políticos !
Fiquei muito feliz com a pouquissima aceitacao do jogo do flu x bota na arena Pernambuco. Os pernambucanos resistiram a mais essa invasao do futebol do subeste, pois, ja basta a transmissao de jogos daquela regiao sendo transmitida veemente por satelite para o nordeste. Espero que da proxima vez levem o jogo para a Paraiba ou Rio Grande do Norte, tenho certeza que serao bem aceitos, pois os la nascidos sao desprovidos de orgulho proprio.
eu jamais deixaria de ir ao jogo do santa pra assistir qualquer times do brasil!
Tenho orgulho disso e reafirmo minha condição de nunca ter me deixado influenciar pela cultura “sudestina”, em termos de futebol, e deixar de torcer pelo meu TIMBU do coração pra torcer por essas outras bostas tão mal administradas quanto a nossa. Resido no DF há mais de 40 anos e sempre preservei meu Náutico acima de todas as outras agremiações, até mesmo a outrora seleção canarinho. Que nossos torcedores façam dosso mais uma bandeira para encarar essa globalização fajuta interesseira. Temos que brigar por uma melhor distribuição de cotas no cenário e ajudar a recuperar os outros centros do Nordeste convidando outros clubes para o Nordestão. AVANTE, GUERREIROS, CONTINUEMOS COMO EXEMPLO NO PAÍS DAS FALCATRUAS!!!
Amigos dos outros estados nordestinos, poderia aqui estar cantando ” AAAA é Pernambuco, AAAA é Pernambuco”, mais gostaria aqui de alerta-los que vocês só vão ter jogos nos estados de vocês sem ” favores” do sul maravilha se cultuarem o futebol local, vá aos estádios, ensinem a seu filhos a torcerem pelo CRB, ASA, ABC Natal, Campinense PB, etc…, poderia novamente pensar ” a mais `Pernambuco não vai mais ser o melhor do nordeste, digo não isso também, quero ser o melhor do Brasil. quero não ser roubado pela CBF, favorecendo os times do ” sulmaravilha”, quero não ser punido com perda de campo por expulsar o jogador Botafogo que foi expulso pelo juiz da partida e desacatou uma policial feminina e o presidente do STF (Botafogense) julgou o caso como torcedor,tb não se iluda com o Juca que falou merda e é proibido de ir a Ilha do retiro e a Bandeirantes que bota o Neto pra falar merda somente dos clubes do Sudeste. Em síntese se temos o Nordeste forte teremos respeito, cantemos ” AAAA Sou nordestino com muito amooooor”.
Eu me orgulho muito dessa independência. Pena que, peincipalmente no sertão, mas também em outras regiões do interior, nordestinos sucumbiram à catequização imposta pela mídia. Salve o futebol do Nordeste, salve o futebol de Pernambuco.
Se os paraibanos, norte riograndenses, alagoanos, não tem orgulho de seu estado, cidade ou mesmo de seu time, pior para eles. Cada vez mais perderão nos empregos, nos negócios, nas empresas… nas torcidas, na formação de jogadores. Isso tudo se conecta. Não valorizar a cultura é destruir as raízes que sustentam uma sociedade. Ainda bem que nós pernambucanos preservamos raízes, mas não pode ser só no futebol. Temos que valorizar a rica música pernambucana – não só no carnaval – o teatro, o cinema, o artesanato, a poesia, o pólo gesseiro, o pólo de fruticultura, o pólo de viti-vinicultura. Consumir produtos locais é também gerar empregos locais, é distribuir melhor a renda entre todos. O nome disso não é bairrismo como um menos informado pode chamar, o nome disso é inteligência.
Se os paraibanos, norte riograndenses, alagoanos, não tem orgulho de seu estado, cidade ou mesmo de seu time, pior para eles. Cada vez mais perderam nos empregos, nos negócios, nas empresas… nas torcidas, na formação de jogadores. Isso tudo se conecta. Não valorizar a culta é destruir as raízes que dão sustentação a uma sociedade. Ainda bem que nós pernambucanos preservamos raízes, mas não pode ser só no futebol. Temos que valorizar a rica música pernambucana, não só no carnaval, o teatro, o cinema, o artesanato, a poesia, o pólo gesseiro, o pólo de fruticultura, o pólo de viti-vinicultura. Consumir produtos locais é também gerar empregos locais, é distribuir melhor a renda entre todos. O nome disso não é bairrismo como um menos informado pode chamar, o nome disso é inteligência.