A misteriosa vidraça da federação pernambucana de futebol

Vidro quebrado

A insistência da FPF para evitar o inédito clássico pernambucano na Copa Sul-americana teve a seguinte explicação.

“É natural que a imprensa e a opinião pública não tenham conhecimento de todos os aspectos. Futebol é negócio. O jogo em si não é só um jogo. Envolvem negociações de patrocínios, de televisionamento e outras questões que não têm porque irem a público. É obrigação da Federação fazer o melhor para os clubes, independentemente da opinião pública e da imprensa.”

Antes fosse ficção, mas a inacreditável declaração é real, dada pelo presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, ao repórter João de Andrade, do Superesportes (veja aqui).

O duelo entre Náutico e Sport está marcado pela Conmebol. Porém, nota-se um apelo fora dos critérios desportivos no pleito da entidade local.

Sem revelar nomes, mas insinuando bastante, Evandro diz estar servindo de vidraça, passando por cima da necessária transparência no futebol.

Na prática, estaria absorvendo todas as críticas por alguém. Por quem?

Governo do estado? Arena Pernambuco? Emissora de televisão? Um clube? Os dois clubes? Mas pelo menos o recado foi dado na atual gestão…

O jogo em si não é só um jogo. Sobretudo nos bastidores.

11 Replies to “A misteriosa vidraça da federação pernambucana de futebol”

  1. Caros Srs.,

    não percam tempo com imaginações !

    A FPF na figura do incompetente do seu presidente defende os interesses dos dirigentes incompetentes do futebol local, vamos aos fatos:

    – 2011 santa campeão, com isso náutico mantém o engodo do hexa !
    – 2012 santa falido há muito tempo, recebe mesada da FPF, e ganha do Sport com gol impedido mais de 1 metro !
    – 2012/2013 náutico falido entra na barca furada da arena do governo, em detrimento dos direitos de seus sócios e torcedores.
    – 2012/2013 atrasam a aprovação da arena do Sport, ameaçando os clubes retirando o tcn, obrigando Sport e santa a jogarem na arena !
    – A FPF está atendendo um pedido do consórcio, pois o banana do presidente do náutico não decide nada !

    A quem interessa que o náutico seja eliminado da sul-americana, afinal leva todos os jogos para arena do governo/odebrecht !

    O Sport se classificando ainda vai mandar seus jogos na ILHA !

    Sem falar que este senhor já está armando sua eleição na FPF !

    Vamos exigir a saída deste presidente da FPF !

    Eleições Já !!!

    MPPE deve investigar a construção da arena e participação da FPF !

    Ou o Governador se posiciona contra a virada de mesa ou em 2014 não se elege nem Deputado Estadual !

    Governador respeite os rubro negros: o Maior Clube e torcida do N/NE !!

    A imprensa não pode se calar !!!

    Rubro Negros vamos cobrar explicações da FPF, vamos acionar o MPPE, e MPF !!!

  2. Rapaz, a comentarista Helene ao afirmar que tardiamente sente saudades de Carlos Alberto Oliveira demonstra o quanto só o conhecia pelas críticas da imprensa. Ele era “O Cara” em Administração e Liderança! Se não fosse ele (com sua forma de valorização e interiorização do futebol), isso aqui já tava “sudestinizado”, com nossos clientes-torcedores abastecendo os cofres de times do Sudeste. Já que estão falando que a vaga caiu no colo do Sport, quem também assumiu a liderança da FPF do mesmo jeito, devia era cuidar do evento, já que tem tempo hábil pra isso, ao invés de cuidar do que tá fora de sua alçada…

  3. Nesse caso a FPF esta pensando no futebol pernambucano , enquanto os torcedores estão pensando apenas na RIVALIDADE. Não acho que a FPF mereça criticas por isso, ta na hora de parar de pensar em ”ninharia ‘ vamos pensar grande gente

  4. TÁ ME CHEIRANDO A COISA ESTRANHA!!! O FUTEBOL E SUAS COISAS OCULTAS SEMPRE RENDENDO ETERNAS DISCUSSÕES. EU PREFERIA VER SPORT E NÁUTICO LOGO. VAI QUE OS DOIS JOGANDO COM CLUBES DIFERENTES CAEM FORA LOGO NA PRIMEIRA RODADA? CASO UM DOS DOIS VENÇAM, PELO MENOS PASSARÁ PARA A PRÓXIMA FASE. UM GRANDE CLÁSSICO PERNAMBUCANO NA COPA SUL-AMERICANA SERIA UMA EXCELENTE PEDIDA. É BOM REFLETIR SOBRE ISSO!!!

  5. Muito simples falar do Sr. Evandro, oportunista demagogo. Ele não defende interesses dos clubes de Pernambuco, defende sim, interesses próprios.
    Nunca pensei em dizer isso, “Saudades de CAO”.

  6. Em resumo, o jabuti de coqueiro quis dizer:
    Nós somos incompetentes e nao esperavamos ter um classico em 2013. Como sou incompetenntes, estou desesperado p/ mudar o jogo de modo a ter que me preocupar com isso somente em 2014 …
    Como sou incompetente, nao consigo organizar e nem mobilizar as entidades responsaveis em um mes.
    Como sou incompetente e so sei fazer o AUE politico, TO LASCADO com esse jogo…

  7. Do ponto de vista da Federação acho certíssimo não haver um clássico na primeira rodada da sulamericana. Logo de cara sairia um dos times do Estado e perderia em visibilidade, visto que Pernambuco é o único do País com dois times na disputa. Segundo, diminuiria as chances de o título ir para um clube pernambucano.Poderia elencar várias razões, televisão, segurança, estrutura, etc mas acho que quanto mais longe Sport e Náutico se cruzarem melhor pra Pernambuco.

  8. Levy Alencar,

    No cenário atual, através do presidente da FPF, já está escancarado que há algo por trás.

    Supondo que fosse o governo: acho um erro. O estado precisa ter estrutura para organizar esse jogo. Até porque continua tendo na Ilha e no Arruda. Se os Aflitos estivesse aberto, também receberia. Aí logo o estádio de R$ 650 milhões não poderá? Não dá pra aceitar isso.

    Minha opinião: o jogo, por uma questão LEGAL, precisa ser Náutico x Sport. Qualquer outro confronto será uma virada de mesa…

  9. Companheiro Cassio, eu acho q a pressao deve vim do Governo do Estado por conta da segurança. Vc ja falou em outro post q a questao de mobilidade ainda nao foi discutida. O despreparo da nossa policia/GE fica evidente nisso. Esse jogo tem q acontecer, vai ser bonito demais esse classico em uma competição internacional. Imprensa, faça sua parte, nao deixe esse cara acabar com a expectativa criada por todos amantes do futebol de PE. Abraços

  10. Que ele serviu de palhaço para todo o Brasil, durante o sorteio nos palitinhos, dos finalistas do pernambucano, todos já riram, afora outros arroubos como o maior campeonato de várzea do Brasil, que ele está programando.
    Agora, o que ele diz é grave…
    Está dizendo que tem a cara de pau de fazer coisas e se expor, mesmo que não possa contar os motivos em público.
    Nem é bonito não ter transparência, nem é bonito dizer que tem cara de pau para ser esculhambado e criticado e desmoralizado até, servindo de vidraça para interesses escusos, os quais nem os times, que deveriam ser os beneficiários concordam.
    Tenho muita vergonha da nossa representação na federação, e me sinto humilhado em saber que outras pessoas de outros estado vão ler isso e ver a que ponto chegamos, embora isso seja pratica de todos os dirigentes de federações do futebol.
    Nenhum deles é respeitado como sujeito íntegro, e apenas podem ocupar esses cargos, aqueles que aceitam servirem de vidraça, sem nenhum tipo de constrangimento moral.

  11. O atual presidente da FPF fala sobre a importância dos aspectos financeiros para a FPF e para os Clubes…

    De fora, vejo que a FPF, a cada dia, consegue captar o maior número valores em termos financeiros…. Mas, os “VALORES” em termos organizacionais, estão cada vez mais escassos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*