O esboço do Campeonato Pernambucano de 2015, dividido em três etapas

Bancada do presidente da FPF, Evandro Carvalho. Foto: FPF

O incomum formato do Campeonato Pernambucano, iniciado em dezembro do ano anterior à edição vigente, foi implantado nesta temporada.

As equipes do interior começaram a jogar em 8 de dezembro de 2013, enquanto os grandes só entraram em 9 de fevereiro de 2014, dois meses depois.

No entanto, desde a concepção deste regulamento houve a dúvida sobre como seria a realização do Estadual caso um grande tivesse que disputar a primeira fase, paralela à reta final do Campeonato Brasileiro.

Bastaria não obter a classificação ao Nordestão no ano anterior e o buruçu estaria armado. Dito e feito, logo na pioneira edição desta fórmula.

Como o Santa Cruz terminou em 4º lugar no certame local, o clube não conseguiu a vaga à Copa do Nordeste de 2015.

Disputará o Troféu Miguel Arraes (o 1º turno estadual)? Não exatamente…

Ao blog, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, adiantou que já foi criado um esboço para evitar que isso aconteça – valendo também para Náutico e Sport em caso de fiasco no Estadual dos próximos anos.

Assim, o Campeonato Pernambucano de 2015 terá um regulamento diferente pelo quarto ano seguido, bem diferente do que preza o Estatuto do Torcedor.

A partir de agora, o time que disputar as Séries A, B ou C já garantirá a presença na segunda fase local, mesmo fora do Nordestão.

A 1ª fase agora só tem um sentido: oferecer um lugar na Série D. Todos os envolvidos passariam automaticamente à 2ª fase, se juntando ao time de uma divisão superior que esteja fora do regional. Aí sim, uma etapa classificatória (e com chance de rebaixamento).

O Campeonato Pernambucano de fato, incluindo os participantes do regional, seria portanto a terceira fase (anteriormente era a segunda).

Só depois viria o mata-mata tradicional, com semifinal e final.

Sobre o número de partidas e datas, a FPF deve divulgar mais detalhes até setembro. Contudo, o esboço já está na mesa… Passa no arbitral?

11 Replies to “O esboço do Campeonato Pernambucano de 2015, dividido em três etapas”

  1. Sou a favor de mudar o regulamento desde que seja para um campeonato de pontos corridos, se for mudar por mudar, entrarei na justiça exigindo que seja cumprido o Estatuto do Torcedor, vamos ter que acabar com esse jeito que a FPF sempre arranja para beneficiar algum clube, o clube tem que ganhar em campo e não em bastidores

  2. Este torneiozinho já devia ter acabado faz tempo !
    Ou então ser disputado com o time sub-23 dos clubes !

    A FPF não tem crédito pra nada, este torneio de PE é o único campeonato no mundo em que um time da Quarta divisão é campeão !
    Desde 2011 que a arbitragem de PE, a serviço da FPF, manipula e decide quem será o campeão !
    Só não fez este ano por que o Sport cobrou árbitros FIFA !

  3. Pelo amor de Deus, acabem logo com essa porra, cada vez mais ridícula. Um verdadeiro campeonato de pebolim que apenas mostra o nível decadente dos estaduais que só interessa a quem se aproveita do futebol. Nem as partidas dessa porra quero mais assistir. Até o Carioca e o Paulista viraram chacota. De forma definitiva, não valem mais a pena. Lixo puro.

  4. Cansei de ouvir, Evandro dizendo que o PE2014 foi um sucesso e que outros estados já se preparavam para copiar o modelo exitoso. O quê aconteceu com o modelo exitoso? O que deu errado?
    Em entrevista a um programa da JC ele afirmou que se um dos três da capital não fosse classificado para a CN, participaria do PE2015 logo do inicio junto com os times do interior.
    E agora depois de tentar uma virada de mesa junto a CN, procura uma forma para mudar novamente o PE2015. FPF na figura de seu presidente Evandro Carvalho, totalmente desmoralizada.

  5. Estaduais já não cabem mais. Fórmulas bizarras que combinam perfeitamente com os cartolas. Estatuto do torcedor é uma utopia.

  6. Engraçado,quando foi o náutico,teve que jogar o primeiro turno,agora quer mais uma vez ajudar o falido santa cruz,VERGONHA,VERGONHA

  7. Quando se pensa que a FPF já fez de tudo, ele se supera !
    O câncer do futebol brasileiro são a CBF e as federações, a FPF desde 2011 é um saco de gato !
    O descaramento é tão grande que o juiz da final de 2011 confessou um crime e nada foi investigado, e ficou por isso mesmo.
    O presidente da FPF já está iniciando a armação para o torneio de 2015 !
    Tentou de todo jeito virar a mesa para incluir o 4o. colocado do PE 2014.
    Já se preparou para caso o Náutico e/ou o Santa forem rebaixados para a série C.
    O que será que vem por aí !

  8. Enquanto tem gente comemorando a vaga na SULAMERICANA… tem gente chorando porque perdeu a vaga no Noerdestão

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. E com a subida do central pra C, o central deixa de participar dessa fase assim como o santa. Zona!
    Mesmo com tudo isso, acho o miguelao menos várzea que a sula :p

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*