Sport e Bahia já se enfrentaram 80 vezes desde o primeiro duelo, em 25 de fevereiro de 1932, no antigo Campo da Avenida Malaquias, a primeira casa rubro-negra. O Leão tem vantagem sobre quase todos os clubes do Nordeste, mas tanto no histórico geral quanto nos mata-matas oficiais, o Tricolor de Aço se apresenta como o maior algoz pernambucano na região. Disparado.
O retrospecto absoluto entre os maiores clubes nordestinos aponta 33 vitórias do Bahia, 20 vitórias do Sport e 27 empates. Os próximos jogos serão na semifinal do Nordestão de 2015. A partir disso, relembre os mata-matas, com uma vantagem não menos indigesta (5 x 1) para os tricolores de Salvador.
Taça Brasil de 1959 – quartas de final
O primeiro duelo oficial, na pioneira edição da Taça Brasil, foi na verdade uma melhor três. Após a derrota em Salvador, o Leão devolveu com juros na Ilha, com um 6 x 0, o maior placar da história do confronto. Como saldo de gols não era critério de desempate, houve um terceiro jogo, também no Recife. E aí entra em cena o folclórico dirigente baiano Osório Villas Boas, que ofereceu uma festa aos rubro-negros pelo “grande resultado”. A farra cambaleou o time – reza a lenda – e o Baêa passou por cima 2 x 0. Depois, conquistaria o título nacional.
27/10/1959 – Bahia 3 x 2 Sport
30/10/1959 – Sport 6 x 0 Bahia
03/11/1959 – Sport 0 x 2 Bahia
Taça Brasil de 1963 – quartas de final
Mais um confronto decidindo a fase Norte-Nordeste da competição nacional, com status de “Campeão do Norte”. O Tricolor de Aço já havia construído uma imagem nacional, com o título de 1959 e o vice de 1961. Chegou à terceira final eliminando o Leão mais uma vez, vencendo na Fonte Nova.
25/09/1963 – Sport 2 x 2 Bahia
29/09/1963 – Bahia 1 x 0 Sport
Brasileirão de 1988 – quartas de final
Os rivais se enfrentaram três vezes naquele Campeonato Brasileiro, com três empates. Nas quartas, que garantiria um nordestino entre os quatro melhores, públicos gigantescos, com 39 mil na Ilha e 58 mil na Fonte Nova. A disputa só acabou na prorrogação, com o empate sem gols favorecendo os baianos. No tempo extra, os leoninos tiveram uma chance incrível, com Nando Lambada perdendo o gol cara a cara com o goleiro Ronaldo.
29/01/1989 – Sport 1 x 1 Bahia
01/02/1989 – Bahia 0 x 0 Sport
Copa do Nordeste de 1994 – semifinal
No Rei Pelé, em Maceió, os clubes fizeram o único jogo oficial fora do Recife ou de Salvador. Após o empate nos noventa minutos, o desempate ocorreu numa disputa de pênaltis, com Jefferson, o goleiro rubro-negro, salvando. Aquela foi a única vez que o Sport despachou o Bahia. Depois, o time pernambucano conquistaria a primeira Copa do Nordeste da história.
13/12/1994 – Sport (4) 1 x 1 (3) Bahia
Copa do Nordeste de 1997 – semifinal
Na volta do Nordestão, o Vitória era o time mais badalado, com Bebeto e Túlio, mas a rivalidade entre os campeões nacionais chamou a atenção na outra chave. Com o formato da Copa do Brasil, o Bahia avançou devido ao gol fora de casa, festejando mais uma vez na Ilha do Retiro.
26/03/1997 – Bahia 0 x 0 Sport
23/04/1997 – Sport 1 x 1 Bahia
Copa do Nordeste de 2001 – final
O público por si só já transformaria a partida em um capítulo à parte, com 65.924 pagantes (dos quais 2 mil rubro-negros), o recorde no Nordestão até hoje. O público total foi de 69 mil. Em campo, jogo único na decisão, com o Baêa jogando bem melhor e vencendo sem dificuldades.
28/04/2001 – Bahia 3 x 1 Sport
Esporte Clube Jahia, time sem nada.
Sem nome (copiou o nome do estado, igual ao São Paulo);
Sem cores (copiou as cores da bandeira do estado);
Sem teto (joga em estádio emprestado);
Tirando o futebol não tem títulos em nada, ninguém ouve falar em alguma modalidade que o jahia se destaque ou tenha algum atleta.
Basquete, handebol, natação, etc.
Quando o estádio da fonte nova estava em reconstrução, jogava em pituaçu, Feira de Santana, pois sem teto tem que contar com a boa vontade dos outros.
Vários campeonatos estaduais vencidos por influência da cartolagem local. Ainda se diz maior torcida do NE. Torcedor que é torcedor só torce para um time. Na Bahia a maior torcida do estado é a do flamengo, pois baiano é assim, é um estado do NE que ser do sul, chama macaxeira de aipim (igual ao Rio), foi o único estado a ter horário de verão (sem necessidade) e só recebe mais turistas do sudeste porque é mais perto e mais barato chegar lá seja de carro ou de avião.
sport,campeao brasileiro de mentira em 87;o proprio presidente
luciando bivar numa entrevista que eu ouvi no radio,disse com
todas as letras,ter comprado varios campeonatos para o sport
junto a federaçao pernambucana de futebol.
comprou inclusive a convocaçao do jogador leomar para a sele
çao brasileira,enfim um clube que diz ser o maior do nordeste.
kkkkkkkkkkkkkk nao me façam rir !
o BAHIA FOI CAMPEAO DE 1959 E 1988 DENTRO CAMPO!
SPORT C. BOSTA DO RECIFILIS,ETERNO FREGUES DO
MAIOR DO NORDESTE E SEM DISCUSSAO.
Aqui na Bahia, o desbotado de ruim naço, tem vários títulos estadual, mas, a maioria conquistados de forma ilícita. É um time bandido, e perigoso nos bastidores; eles (dirigentes) mudam e manipulam as arbitragens!
Eles também caíram de 7×3 do Botafogo da paraíba em um jogo amistoso realizado em João Pessoa!
O invejoso incolor, é o maior ladrão de títulos do Nordeste!
O Bahia tem 2 titulos nacionais ganhos dentro do campo.
ganhou a taça Brasil de 1959 e o campeonato brasileiro de 1988.
ganhou 39 vezes e perdeu 20 para o sport,cujo campeonato bra
sileiro de 1987 tornou-se a maior mentira do futebol do Brasil.
Assim como varios campeonatos comprados em Pernambuco,o
asqueroso Sport,time mais detestado do nordeste,comprou tambem
o titulo brasileiro,se aproveitando do cruzamento dos modulos,impo
siçao da CBF por conta de uma briga com o flamengo.
O sport ganhou a copa do Brasil de 2008.
O Bahia e o maior time da regiao nordeste e ponto final.
Esporte Clube Bahia o único do Norte-Nordeste a bater o poderoso Santos de Pelé e companhia Praiana.Nunca serão.Bora Baeeea. Parabéns CAMPEÃO dos Campeões!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O maior é o sport que ganhou copa do Brasil e o jahia, nunca.
Nós torcedores do Bahia, aceitamos a diferença de vitória nos confrontos com o Sport e o Náutico bem apertada, com pouca diferença. Mas não aceitamos, de forma alguma, perdermos uma única partida para o Santa Cruz, sexto time de Pernambuco. ABSURDO.
Mas acho que quando perdemos, pensávamos que era o time feminino do Santinha. Talvez seja isso.
Ei, Tony Macumba…Pernambuco não é só o sport. O único time de PE que faz frente ao teu Jahia no confronto direto, é o Santa cruz. Prá teu conhecimento, a diferença contra o santa cruz é de 5 vitorias a mais a favor do time do tambor. Nos últimos 3 jogos foram duas lamboradas e um empate a favor do santinha. Se a comparação, em relação ao santa, fosse com o rubro negro do lixão, aí eu até admitiria que vantagem é maior. O problema é que o rubro negro do lixão, perde no confronto direto para o rubro negro do mangue. Portanto essa tua afirmativa que PE é quintal da Bahia, não passa de ilusão ou miragem.
Chupa mais uma ai fregueses, Pernambuco é o quintal da bahia. bahia 35 vitorias Lixport 19, viva a freguesia, vcs terão que ganhar nos proximos 20 anos todos os anos para ver se encosta na nossa grandiosidade. pergunta para a CBF quem eles preferem na 1° divisão, claro o maior do norte e nordeste, que tem a maior torcida e o maior respeito la fora.
O Sport já goleou o Jahia duas vezes por 6X0, totalizando na soma dos placares 12X0: a 1ª em 04/02/1956 pelo torneio BA-PE, e a outra goleada em 30/10/1959. Num intervalo de três anos, entre outras tantas goleadas. Isso sim é massacrar o Jahia. O Jahia não convence. Muitos jogos ganhou no “bambo”. Aliás, até a Tacinha Brasil que foi unificada, ganhou com um regulamento esdrúxulo, e em 1988, ganhou com a bunda na parede. A Copa do Brasil de 2008, teve muito mais brilho, mais fascínio pela sequencia de jogos maravilhosos que o leão da Ilha fez, jogando e encantando.
E pra completar a contradizer o Jahia, pesquisem no site: http://www.campeõesdofutebol.com.br, em nacionais, série A, maiores goleadas, e o Jahia, além de perder duas de 6X0 pro Sport, ainda coleciona decepcionantes goleadas de 6X0: 1)Santos 6X0 Jahia em 1963 Taça Brasil; 2)Atlético-MG 6X0 Jahia série A, em 15/15/1984 série A; 3)Cruzeiro 6X0 Jahia em 07/11/1993, série A; 4)Flamengo 6X0 Jahia, em 07/08/2003. Somando as partidas de 6X0 o Jahia levou duas do Sport e mais 4, somando seis de seis a zero.
Isso ainda tem Jahia 0X7 Cruzeiro em 10/12/2003 (juntando com a goleada do Flamengo no mesmo ano de 2003, o Jahia levou uma de 6X0 e outra de 0X7, o Jahia desonrou o nordeste) Santos 9X2 em 10/10/1968, etc, etc, etc…sem contar com as goleadas do Vitória, do Ferroviário-CE de 7X2
Esses confrontos é quem determinam o quanto o Jahia é a cagada do nordeste.
Pingback: Sport x Bahia, o Clássico do Nordeste ganha versão na Copa Sul-AmericanaBlog de Esportes | Blog de Esportes
Perderam de novo, chupa pernanbucanos!!!!
Nota do blog:
O pesquisador Carlos Celso Cordeiro entrou em contato com o blog e informou que o Bahia esqueceu de computar um jogo, com vitória do Sport. Por isso, atualizei os dados do post.
É uma pena que no brasileiro desse ano estão em posições diferentes, o bahia no lugar dele B bahia e o Sport na A da elite. Que pena.
quem é esse el megachutador? o cara só fala asneira ou ele não aprendeu que contra numeros não a argumentos. o popoti só levou lapada e cuiodado que hoje podes levar mais uma.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Quando foi criado o Clube dos 13, reuniram-se os maiores clubes do Brasil: os quatro GRANDES de SP; os quatro GRANDES do RJ; os dois GRANDES de MG e os dois GRANDES do RS e o único GRANDE do Nordeste e pronto. Qual o time?? BAHIA, é claro.
Desta feita, Zirpolaço, o baiê vai dançar no óleo de dendê.
O MEGASPORT, ASSUSTADORAMENTE ESPETACULAR, O MAIOR CLUBE E DE MAIOR TORCIDA DO NORTE E NORDESTE BRASIILEIROS estraçairá o Esquadrão de Alumínio. CACETE aqui, e lá na Terra Boa dos maiores macumbeiros e “alegres” da música, como Caetaninho, Galzinha, Leitinha… Ualita! MegaMagrón isolará seu barraquete, deixando toda a coletividade tricolor baiê a ver o Elevador Lacerda (construído, segundo Cabuloso, pela Construtora do HOMERAÇO LACERDA, o eterno Campeoníssimo de 1987) às escuras, assombrosamente calorento, dando acarajé, digo, sopa para assaltos e outras atrocidades. Para a cidade baixa, só através de charretes e jericos, tão usados, orgulhosamente, pelos soteropolitanos. KOKADA, pardon, KIEZA e sua trupe pernetal ficarão pelo caminho, tendo como chupeta, digo, consolo assistir a final entre o TERROR DA REGIÃO e o Vovô de Iracema, com o ancião de bengala ainda no comando, o fenomenal MAGNATA ALVÉOLO. O TETRA já pairando sobre o SOLO SAGRADO, segundo o certeiro e monumental Papi KARLITOS, após consulta eletrizante a seus fenomenais búzios. Uaaalá! CAMPEÃO DO 41o. PINICO PERNAMBUCANO e TETRA DO NORDESTAÇO, O ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 (com o framedo ficando com a TAÇA DAS BOLINHAS DE ISOPOR), TUDO!!!
Sport grande freguês do Tricolor de Aço.
Resumindo: O Sport é Freguês de caderno. Vamos Bahêaaa… minha porra!
Pedro Ricardo,
Todos os jogos, oficiais e amistosos.
Cássio,
Você contabilizou os amistosos ou apenas os jogos oficiais???
O confronto vinha equilibrado ate a dec de 80. Dai entre 89-93 o Bahia abriu umas 8…equilibrou de novo com leve vantagem do Sport no final da dec de 90 e na decada passada o BA venceu 6 de 7 abrindo vantagem de novo.
Nessa decada, o equilibrio parece ter voltado…
Lista de jogos entre Sport x Bahia:
80) 24/09/2014 – Bahia 1×0 Sport – C. Brasileiro
79) 04/06/2014 – Sport 1×0 Bahia – C. Brasileiro
78) 12/09/2012 – Sport 1×1 Bahia – C. Brasileiro
77) 17/06/2012 – Bahia 2×1 Sport – C. Brasileiro
76) 25/09/2010 – Sport 1×2 Bahia – C. Brasileiro Série B
75) 29/05/2010 – Bahia 2×0 Sport – C. Brasileiro Série B
74) 22/08/2005 – Sport 3×2 Bahia – C. Brasileiro Série B
73) 06/07/2004 – Sport 0x1 Bahia – C. Brasileiro Série B
72) 30/01/2002 – Sport 0x2 Bahia – C. do Nordeste
71) 02/12/2001 – Sport 0x1 Bahia – C. Brasileiro
70) 28/04/2001 – Bahia 3×1 Sport – C. do Nordeste
69) 31/01/2001 – Bahia 1×1 Sport – C. do Nordeste
68) 20/09/2000 – Sport 3×0 Bahia – C. Brasileiro
67) 09/08/1997 – Sport 2×0 Bahia – C. Brasileiro
66) 23/04/1997 – Sport 1×1 Bahia – C. do Nordeste
65) 26/03/1997 – Bahia 0x0 Sport – C. do Nordeste
64) 26/01/1997 – Sport 3×3 Bahia – Torneio PE (Copa Renner)
63) 21/09/1996 – Bahia 0x0 Sport – C. Brasileiro
62) 27/08/1995 – Bahia 1×1 Sport – C. Brasileiro
61) 13/12/1994 – Bahia 1×1 Sport – C. do Nordeste
60) 22/10/1994 – Sport 2×1 Bahia – C. Brasileiro
59) 18/08/1993 – Sport 1×2 Bahia – Torneio BA-PE
58) 31/07/1993 – Bahia 2×0 Sport – Torneio BA-PE
57) 12/04/1992 – Sport 0x1 Bahia – C. Brasileiro
56) 01/05/1991 – Sport 1×2 Bahia – C. Brasileiro
55) 06/12/1989 – Sport 0x1 Bahia – C. Brasileiro
54) 12/11/1989 – Bahia 2×0 Sport – C. Brasileiro
53) 18/10/1989 – Bahia 1×2 Sport – C. Brasileiro
52) 01/02/1989 – Bahia 0x0 Sport – C. Brasileiro
51) 29/01/1989 – Sport 1×1 Bahia – C. Brasileiro
50) 09/10/1988 – Bahia 1×1 Sport – C. Brasileiro
49) 28/01/1987 – Sport 0x1 Bahia – C. Brasileiro
48) 19/10/1986 – Bahia 1×0 Sport – C. Brasileiro
47) 14/05/1985 – Bahia 4×0 Sport – Amistoso
46) 29/04/1985 – Sport 1×1 Bahia – Amistoso
45) 17/04/1984 – Bahia 1×2 Sport – Torneio Heleno Nunes
44) 12/12/1982 – Bahia 1×0 Sport – Amistoso
43) 08/12/1982 – Sport 0x0 Bahia – Amistoso
42) 17/03/1982 – Bahia 0x0 Sport – C. Brasileiro
41) 11/03/1982 – Sport 0x2 Bahia – C. Brasileiro
40) 14/05/1981 – Bahia 1×1 Sport – Amistoso
39) 12/05/1981 – Sport 1×1 Bahia – Amistoso
38) 02/03/1975 – Sport 3×0 Bahia – Amistoso
37) 14/10/1973 – Sport 0x0 Bahia – C. Brasileiro
36) 15/08/1971 – Bahia 3×0 Sport – C. Brasileiro
35) 18/03/1971 – Sport 3×4 Bahia – Amistoso
34) 01/05/1970 – Sport 5×1 Bahia – Amistoso
33) 27/03/1966 – Sport 2×1 Bahia – Amistoso
32) 27/01/1966 – Bahia 0x1 Sport – Amistoso
31) 19/03/1964 – Bahia 0x0 Sport – Amistoso
30) 29/09/1963 – Bahia 1×0 Sport – C. Brasileiro/Taça Brasil
29) 25/09/1963 – Sport 2×2 Bahia – C. Brasileiro/Taça Brasil
28) 18/06/1962 – Sport 3×3 Bahia – Amistoso
27) 15/04/1962 – Bahia 0x0 Sport – Amistoso
26) 11/04/1962 – Bahia 1×0 Sport – Amistoso
25) 18/10/1961 – Bahia 0x0 Sport – Amistoso
24) 12/10/1961 – Bahia 1×0 Sport – Amistoso
23) 26/06/1960 – Bahia 3×1 Sport – Amistoso
22) 03/11/1959 – Sport 0x2 Bahia – C. Brasileiro/Taça Brasil
21) 30/10/1959 – Sport 6×0 Bahia – C. Brasileiro/Taça Brasil
20) 27/10/1959 – Bahia 3×2 Sport – C. Brasileiro/Taça Brasil
19) 23/01/1959 – Bahia 1×1 Sport – Amistoso
18) 20/01/1959 – Bahia 2×2 Sport – Amistoso
17) 12/11/1958 – Sport 0x2 Bahia – Amistoso
16) 02/11/1958 – Bahia 0x0 Sport – Amistoso
15) 03/12/1957 – Bahia 2×3 Sport – Amistoso
14) 16/08/1957 – Bahia 1×2 Sport – Amistoso
13) 10/03/1957 – Bahia 0x2 Sport – Amistoso
12) 04/02/1956 – Sport 6×0 Bahia – Torneio BA-PE
11) 19/07/1956 – Bahia 0x2 Sport – Amistoso
10) 15/03/1955 – Bahia 1×2 Sport – Amistoso
09) 18/01/1955 – Sport 2×5 Bahia – Amistoso
08) 05/07/1953 – Bahia 4×1 Sport – Amistoso
07) 05/04/1950 – Bahia 5×0 Sport – Amistoso
06) 04/10/1948 – Sport 1×1 Bahia – Amistoso
05) 08/07/1945 – Bahia 6×1 Sport – Amistoso
04) 12/08/1941 – Bahia 2×2 Sport – Amistoso
03) 18/05/1939 – Sport 4×2 Bahia – Amistoso
02) 05/04/1934 – Sport 5×1 Bahia – Amistoso
01) 25/02/1932 – Sport 1×2 Bahia – Amistoso