A Seleção Brasileira na Ilha do Retiro

A escolha da Ilha do Retiro para um amistoso da Seleção Olímpica, contra os Estados Unidos, em 11 de novembro de 2015, trouxe a camisa verde a amarela ao estádio rubro-negro após quatro décadas de hiato, desde a geração de Pelé. Antes de o Arruda se tornar a casa da Seleção no Recife, em 1978, o reduto do Sport também teve vez, com duas partidas da seleção principal contra a seleção pernambucana. Aqui, registros do Diario de Pernambuco nos embates Canarinha x Cacareco, em dois domingos. Nos dois casos, a cobertura só foi publicada dois dias depois, na terça-feira, uma vez que o jornal não circulava nas segundas, a folga dos jornalistas.

Venceu como quis a Seleção Brasileira
01/04/1956 – Brasil 2 x 0 Pernambuco
Gylmar; Djalma Santos (Paulinho de Almeida), De Sordi, Zózima e Nilton Santos; Belangero (Formiga), Sabará, Walter Marciano e Gino; Didi (Álvaro) e Canhoteiro (Escurinho) 
Gols da Seleção: Didi e Escurinho

O jogo da Seleção Brasileira na capital pernambucana, o primeiro em 22 anos, contou até com uma preliminar. Antes da entrada do astro Didi, nada de Náutico, Santa ou Sport. O cotejo foi entre Destilaria, do Cabo, e Colombo, de Limoeiro, com o placar de 3 x 2. A renda foi de Cr$ 601.970, com casa cheia, mas sem público oficial, pois até então divulgava-se apenas a bilheteria. Na ocasião, a arquibancada frontal da Ilha ainda estava em construção. Apesar do placar enxuto, o Diario analisou a atuação do time montado pela FPF como “abaixo da crítica”.

Amistoso na Ilha do Retiro, em 1956: Brasil 2 x 0 Pernambuco. Foto: Arquivo/DP

Amistoso na Ilha do Retiro, em 1956: Brasil 2 x 0 Pernambuco. Foto: Arquivo/DP

Amistoso na Ilha do Retiro, em 1956: Brasil 2 x 0 Pernambuco. Foto: Arquivo/DP

Brasileiros encerram giro no Nordeste com goleada
13/07/1969 – Brasil 6 x 1 Pernambuco
Félix (Lula); Carlos Alberto Torres, Djalma Dias, Joel Camargo e Rildo; Piazza, Gérson, Tostão e Pelé; Jairzinho (Paulo Borges) e Edu 
Gols da Seleção: Edu (3), Jairzinho, Tostão e Pelé

Com 26.929 pagantes e renda de NCr$ 262.114, a Ilha do Retiro teve uma tarde de domingo de lotação e falta de serviço aos torcedores, acabando ainda no primeiro tempo o estoque de refrigerante e refresco. O público passou “sede”, segundo o relato do jornal. No intervalo, a atração foi o pouso no gramado de sete paraquedistas da brigada aérea. Após a goleada, ficou a bronca do técnico João Saldanha, por causa do cerco da imprensa ao Rei Pelé, perto de chegar a 1.000 gols na carreira.

Amistoso na Ilha do Retiro, em 1969: Brasil 6 x 1 Pernambuco. Foto: Arquivo/DP

Amistoso na Ilha do Retiro, em 1969: Brasil 6 x 1 Pernambuco. Foto: Arquivo/DP

Amistoso na Ilha do Retiro, em 1969: Brasil 6 x 1 Pernambuco. Foto: Arquivo/DP

3 Replies to “A Seleção Brasileira na Ilha do Retiro”

  1. Um outro jogo que lembro bem, e no qual me fiz presente, foi realizado no dia 13 de maio de 78 no Arruda. Foi um 0x0 , onde a seleção “Cacareco” deu um baile de bola na “Canarinho”. A seleção canarinho se preparava para a Copa de 78 na Argentina, aquela dos peruanos comprados pelos argentinos. A Seleção contava com jogadores como: Zico, Leão, Edinho, Batista, Cerezzo, Zé Sérgio, e Nunes, que na altura defendia o ???… Santa cruz. Já a Cacareco alinhou com
    JOEL MENDES- SANTA, CARLOS ALBERTO BARBOSA-SANTA, MARIÃO-NÁUTICO, PARANHOS-SANTA E CHICO FRAGA-NÁUTICO,GIVANILDO-SANTA, MAURO -SPORT E BIRO BIRO-SPORT, FUMANCHU-SANTA, CAMPOS-NÁUTICO E JOÃOZINHO-SANTA. TÉCNICO: EVARISTO DE MACEDO-SANTA. O PLACAR SÓ TEIMOU A FICAR NO 0, POR PURA SORTE DA SELEÇÃO NACIONAL.

  2. Ahhhh, eu ia me esquecendo…A seleção Brasileira só perdeu uma vez jogando em Pernambuco. A derrota foi para o Santa Cruz, não podia ser diferente.

  3. Até nisso esse campo que chamam de estádio é pé frio. Isso sem contar a falta de ” refresco e refrigerantes “. Talvez um mergulho na banda poder do Capibaribe, desse um refresco aos presentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*