A audiência das finais da Champions League no Brasil, segundo o Ibope

A audiência das finais da Liga dos Campeões na tevê aberta, em São Paulo, de 2010 a 2016. Arte: Cassio Zirpoli, via Infogram

A decisão da Liga dos Campeões da Uefa voltou à transmissão aberta no Brasil, via Globo e Band, em 2010. Considerando o mercado da Grande São Paulo, o principal polo de audiência, o acompanhamento da finalíssima de 2016, entre Real Madrid e Atlético, chegou a 5,1 milhões de telespectadores, no terceiro aumento consecutivo na praça, que também conta com exibição na tevê por assinatura. Paga-se caro pelos direitos, mas o retorno parece consolidado.

O site Máquina do Esporte divulgou os dados do Ibope das últimas sete finais, somando os pontos dos dois canais. A partir disso, o blog calculou o peso de cada ponto, uma vez que o número é atualizado anualmente após as projeções lançadas pelo IBGE, cujo último censo data de 2010. Num breve resumo, um ponto do Ibope corresponde em cada região estudada a 1% das casas e 1% da população – que não necessariamente crescem na mesma ordem.

Várias regiões metropolitanas contam com o serviço, inclusive o Recife. Contudo, para o viés de patrocínios e alcance real de público, usa-se bastante o resultado da metrópole paulista, onde existem 750 casas com o aparelho Peoplemeter, que capta o canal sintonizado 24 horas por dia.

2010 – Internazionale 2 x 0 Bayern de Munique (20 pontos, 3.559.800)
2011 – Barcelona 3 x 1 Manchester United (21 pontos, 3.852.920)
2012 – Chelsea (4) 1 x 1 (2) Bayern de Munique (19 pontos, 3.515.026)
2013 – Bayern de Munique 2 x 1 Borussia Dortmund (18 pontos, 3.344.652)
2014 – Real Madrid 4 x 1 Atlético de Madri (23 pontos, 4.445.463)
2015 – Barcelona 3 x 1 Juventus (25 pontos, 4.954.050)
2016 – Real Madrid (5) 1 x 1 (3) Atlético de Madri (26 pontos, 5.143.164)

Após a decisão alemã de 2013, com 18 pontos, onde a Globo, com apenas 12, teve seu pior resultado, os números voltaram a subir. Em 2016, o crescimento da emissora, aliás, sufocou a concorrente Band. Em relação às maiores audiências, Real ou Barcelona aparecem sem surpresa entre os (quatro) maiores jogos. A influência de Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar é real perante o público brasileiro. Até que ponto trata-se de entretenimento ou “paixão clubística”, aí já é outra questão. Que também vale ser mensurada…

A audiência das finais da Liga dos Campeões na tevê aberta, em São Paulo, de 2010 a 2016. Arte: Cassio Zirpoli, via Infogram

O Ibope mensura audiência televisiva desde a década de 1950. Inicialmente, com visitas pessoas. No fim da década de 1960 surgiu o primeiro medidor, o Setmeters. Após várias versões, ampliando o relatório para todas as faixas horárias, veio o Peoplemeter, implementado em 1996. Considerando a volta da final da Champions League à televisão aberta, a medição do Ibope registrou na Grande São Paulo, de 2010 a 2016, um aumento de 9.553 casas (15,9%) e 19.824 telespectadores (11,1%) a cada ponto.

Evolução da medição da audiência televisiva, via Ibope na Grande São Paulo. Arte: Cassio Zirpoli, via Infogram

One Reply to “A audiência das finais da Champions League no Brasil, segundo o Ibope”

  1. Complemento do post, com o cálculo da audiência das finais da Liga dos Campeões:

    2010 – 20 pontos (1.197.280 casas e 3.559.800 telespectadores)
    1 ponto no Ibope equivale a 59.864 domicílios e 177.990 pessoas

    2011 – 21 pontos (1.222.956 casas e 3.853.920 telespectadores)
    1 ponto no Ibope equivale a 58.236 domicílios e 183.520 pessoas)

    2012 – 19 pontos (1.143.876 casas e 3.516.026 telespectadores)
    1 ponto no Ibope equivale a 60.204 domicílios e 185.054 pessoas

    2013 – 18 pontos (1.115.136 casas e 3.344.652 telespectadores)
    1 ponto no Ibope equivale a 61.952 domicílios e 185.814 pessoas

    2014 – 23 pontos (1.499.623 casas e 4.445.463 telespectadores)
    1 ponto no Ibope equivale a 65.201 domicílios e 193.281 pessoas

    2015 – 25 pontos (1.677.825 casas e 4.954.050 telespectadores)
    1 ponto no Ibope equivale a 67.113 domicílios e 198.162 pessoas

    2016 – 26 pontos (1.804.842 casas e 5.143.164 telespectadores)
    1 ponto no Ibope equivale a 69.417 domicílios e 197.814 pessoas

    Saiba mais sobre a medição do Ibope aqui: http://tinyurl.com/z8fh8yx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*