Cotação do bronze supera o ouro

Jigoro Kano O Brasil conquistou duas medalhas de maneira brilhante na manhã desta segunda-feira. O metal pode ter sido o menos nobre das Olimpíadas, mas os resultados de Leandro Guilheiro e Ketleyn Quadros surpreenderam. O primeiro conseguiu o seu segundo bronze olímpico, enquanto a segunda foi – “apenas” – a primeira mulher a ganhar uma medalha em provas individuais. Com os dois bronzes, o Judô se tornou o esporte com o maior número de pódios brasileiros nos Jogos (14 ao todo), ao lado da Vela. Com as duas medalhas de hoje, o Brasil já igualou o número de medalhas obtidas no judô a cada Olímipada desde 1996, em Atlanta/EUA. E olhe que Tiago Camilo – que foi eleito como o melhor do judoca do Mundial-2007, disputado no Rio de Janeiro – ainda não estreou.

Judô brasileiro nas Olimpíadas:

1972 – Bronze – Chiaki Ishii (meio-pesado)
1984 – Prata – Douglas Vieira (meio-pesado)
1984 – Bronze – Luis Onmura (leve)
1984 – Bronze – Walter Carmona (médio)
1988 – Ouro – Aurélio Miguel (meio-pesado)
1992 – Ouro – Rogério Sampaio (meio-leve)
1996 – Bronze – Aurélio Miguel (meio-pesado)
1996 – Bronze – Henrique Guimarães (meio-leve)
2000 – Prata – Tiago Camilo (leve)
2000 – Prata – Carlos Honorato (médio)
2004 – Bronze – Leandro Guilheiro (leve)
2004 – Bronze – Flávio Canto (meio-leve)
2008 – Bronze – Ketleyn Quadros (leve)
2008 – Bronze – Leandro Guilheiro (leve)

Judô, Natação e Atletismo. Três dos esportes que mais chamam a atenção de jovens para a prática esportiva durante os Jogos. E uma boa participação nacional realmente colabora para isso. O blogueiro aqui, por exemplo, começou a ter aulas de judô em 1996, justamente após as medalhas de Aurélio Miguel e do mesmo Leandro Guilheiro, que detonou hoje. Parei na faixa laranja (a 5ª) e lembro o nome de pouquíssimos golpes. Cansei de ser derrubado também.

Texto sobre o japonês Jigoro Kano (foto acima), fundador do Judô (em 1882): http://pt.wikipedia.org/wiki/Jigoro_Kano

Texto sobre o Judô: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jud%C3%B4

Atualização às 9h30 do dia 12/08: Com a estréia de Tiago Camilo, o Brasil faturou mais um bronze. Com 15 medalhas, o Judô é agora o esporte com mais medalhas para o país.

Santa D

Santa Cruz 0 x 1 Icasa 10-08-08 É delicada a situação do Santa Cruz no grupo 19 do Campeonato Brasileiro da Série C. O time coral é o lanterna da chave, liderada de maneira brilhante pelo Salgueiro, com 7 pontos. Com apenas 2 pontos, os tricolores precisam vencer o Icasa em Juazeiro do Norte, no próximo domingo. E é bom rezar bem muito para Padim Ciço, porque a equipe não vem bem, e já está há 5 jogos sem vencer (4 empates e 1 derrota). Faltando três rodadas para o final da segunda fase, o desespero já toma conta da torcida, que vem dando show na arquibancadas (média superior a 20 mil pagantes).

Fora da arquibancada, porém, integrantes da Inferno Coral copiaram o mau exemplo de outras torcidas organizadas durante a última semana (de Náutico e Flamengo, para ser mais claro), e tentaram agredir os jogadores. Um segurança do Santa ficou ferido após o quebra-quebra na porta dos vestiários, no domingo, após a derrota diante do Icasa, no Arruda. Vidraças também foram quebradas. Caso não se classifique à terceira fase, o Santa Cruz precisará ser, no mínimo, um dos quatro melhores eliminados desta fase, ou então descerá mais um degrau na casta do futebol brasileiro: a Série D. Dessa vez sim, o fundo do poço.

Abaixo, um parágrafo da diretriz da Quarta Divisão, criada nesta ano pela CBF:

Todos os clubes participantes arcarão com as suas despesas de transporte e hospedagem. Não obstante, a CBF já desenvolve ações em busca de patrocínios comerciais para a competição. Tal ocorrendo, haverá um suporte financeiro para os clubes, cuja extensão dependerá dos resultados de tais negociações.
Os clubes que não estiverem interessados na disputa da Série D/2009, tendo em vista as condições financeiras, deverão comunicar as suas posições formalmente às correspondentes federações, de modo a abrirem vagas para outros eventuais interessados, observados os critérios de classificação em cada certame estadual. O Campeonato Brasileiro da Série D12009 será disputado com os 40 clubes divididos em grupos regionais, considerados os necessários enfoques de minimização de custos da competição.

Quebra-quebra no Arruda

Comentário do blog sobre o parágrafo acima: É MUITA BRONCA.

Pernambuco terá a direito a 2 vagas na Série D em 2009. A participação na Série C deste ano não garante a vaga, portanto, a classificação será através do Campeonato Pernambucano do ano que vem.

O regulamento completo da Série D será divulgado em novembro, respeitando o Estatuto do Torcedor.

Estrutura do futebol Brasileiro em 2009

Série A – 20 clubes
Série B – 20 clubes
Série C – 20 clubes
Série D – 40 clubes

Fotos: Helder Tavares/DP

Enquete: Até onde vai esse Timba!?

Roberto FernandesUma nova enquete já está no ar. Após a boa reestréia do técnico Roberto Fernandes (vitória por 1 x 0 sobre o Santos, no domingo, nos Aflitos), o Náutico saiu da zona do rebaixamento da Série A. O técnico, que havia comandado o Timbu nas duas primeiras rodadas do Brasileirão, segue com 100% de aproveitamento no time neste campeonato (3 vitórias em 3 jogos). O discurso de escapar do rebaixamento já evoluiu para “se classificar à Copa Sul-americana”. Mas e você, o que acha? Participe.

Foto: Alexandre Gondim/DP

Espírito da Copa do Brasil

Caldeirão da Ilha ferveu na Copa do BrasilA coluna semanal do Blog no Diario de Pernambuco trouxe nesta segunda-feira o primeiro texto enviado por um internauta. Curiosamente, o comentário do rubro-negro Rodrigo Peixe, de 22 anos, foi feito antes da vexatória derrota do Sport diante do Coritiba por 3 x 0, no Couto Pereira, no domingo. Apático em campo, os jogadores leoninos acabaram dando razão a Rodrigo… A queixa é recorrente entre os torcedores, que exigem uma boa campanha do Leão na Série A, para fechar o ano de 2008 com chave de ouro.

Abaixo, o texto publicado na coluna:

“O Sport precisa voltar a ferver. Aquela raça da Copa do Brasil parece que se esvaiu (salvo algumas exceções). É de dar raiva ver alguns jogos do Sport ultimamente. Sem vontade, com medo de ir pra cima principalmente nas partidas fora de casa. O time ‘pediu’ um prazo pra se recuperar da conquista da Copa do Brasil, mas esse prazo já venceu. Está na hora do time acordar, porque o Campeonato Brasileiro é traiçoeiro, e em poucas rodadas vai do céu ao inferno sem escala”

Você também pode participar. Basta acessar o “Parla, Torcedor!

Obs. A foto que ilustra este post foi feita por Osmário Marques, diagramador do Diario de Pernambuco e (bom) estudante de fotografia. Ela foi feita na noite do inesquecível título da Copa do Brasil do Sport, sobre o Corinthians, em 11 de junho. Naquela noite, 34 mil rubro-negros fizeram o caldeirão ferver. É isso que a torcida quer novamente.

Link com a página de Osmário no Flick: http://www.flickr.com/photos/osmariomarques