A população do estado do Rio Grande do Sul comemora hoje os 173 anos da Revolução Farroupilha, movimento separatista deflagrado pelos gaúchos em 20 de setembro de 1835. Na época, a então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul declarou independência do governo imperial do Brasil. O movimento durou até 1845.
Em 1935, o Campeonato Gaúcho – que ainda era regionalizado, com os campeões citadinos disputando a fase decisiva – foi disputado com muita festa, pois era o centenário da Guerra dos Farrapos. O então Grêmio Atlético do 9º Regimento de Infantaria, da cidade de Pelotas, venceu o Novo Hamburgo na semifinal (3 x 2) e o Grêmio de Porto Alegre numa final melhor-de-três. Na partida decisiva (em 27 de outubro), triunfo do time do interior por 2 x 1, com gols de Cerrito e Cardeal.
O “Campeão Farroupilha” foi recebido com muita festa em Pelotas, onde chegou no navio Itassucê. O clube – fundado em 26 de abril de 1926 – sempre esteve ligado aos militares. O tal 9º regimento do exército existe e fica em Fragata, bairro onde o time foi fundado. No entanto, o nome da agremiação mudou para Grêmio Atlético Farroupilha (escudo ao lado) em 1941, depois que o então presidente da República, Getúlio Vargas, proibiu que unidades militares emprestassem os seus nomes para associações civis.
Mas a ligação com o exército segue estreita, tanto que os comandantes do batalhão local (hoje o 9º regimento motorizado de Tuiuti) são empossados como presidentes de honra. O Farroupilha disputou a 1ª divisão do Campeonato Gaúcho pela última vez em 2006, quando não passou da primeira fase e acabou sendo rebaixado. Neste ano, ficou em 13º na segunda divisão. O time joga no estádio Nicolau Fico, com capacidade para apenas 5.411 espectadores.
Obs. O time rivaliza na cidade com o Brasil – que segue firme e forte na atual Série C – e com o Pelotas. Curiosamente, cada um dos três tem apenas um título gaúcho.
Baita texto sobre o meu time de coração, mas a curiosidade que colocaste sobre os títulos dos times da cidade de Pelotas cabe a outros times do Estado, menos a dupla Gre-Nal e o Guarany de Bagé. Isso porque o Guarany de Bagé é o único time, além da dupla Gre-Nal, que tem mais de um título Gaúcho (ele possui 2 títulos).
Novamente, grande texto. Parabéns.
Só pra deixar o meu registro pois sou torcedor do Farraupilha de Pelotas…
É legal ver qualquer tipo de comentario feito sobre o meu time de coração, coisa muito rara por sinal.
Obrigado…
Em 22 de setembro de 1935 foi disputado o Gre-Nal válido pela última rodada do Campeonato Citadino. O Internacional chegava a final com um ponto a frente do rival, dessa forma o empate garantia o título e a vaga para o campeonato estadual.
O jogo ficou 0x0 até os 38 min do 2º tempo. Grêmio venceu o jogo, mas perdeu o campeonato estadual mais tarde.
Esse ficou conhecido como Gre-Nal Farroupilha!