Reta final na atualização da matemática na elite do Campeonato Brasileiro.
No blog, duas projeções para evitar o rebaixamento à Série B da próxima temporada. Vale a atenção dos dois representantes locais, cada vez mais distantes um do outro.
Tomando por base a pontuação do atual 16º colocado, o Coritiba (32 pontos), hoje a pontuação mínima para escapar do descenso seria de 44 pontos.
A projeção aumentou três pontos em relação à rodada passada, sempre arredondando os dados para cima, com a margem de segurança.
O Náutico já aparece com uma chance remota de cair, entre 1% e 3%. Precisaria somar mais 7 pontos, em tese. Duas vitórias e um empate. Ainda terá cinco jogos nos Aflitos.
Já o Sport, cuja probabilidade de queda à segunda divisão vai de 79% a 92,6%, precisa de mais 17 pontos, ou 5 vitórias e 2 empates. Entrou na cota do milagre.
Uma ressalva. Segundo o Chance de Gol, com 44 pontos, a margem atual, há um risco de cair de 1,8%. Com 43, o índice também é baixo, de 6,7%. Em 42 o dado é de 19%.
Além dos sites de probabilidades em campeonatos de futebol, há os cálculos do departamento de matemática da UFMG. Nesta, Náutico em 3,1% e Sport em 67,0%.
Certamente, trata-se de uma negociação bem incomum no futebol profissional.
Como se sabe, a transação de jogadores é regulamentada pelo boletim informativo diário da CBF. Todos os contratos, em qualquer divisão do país, seja qual for o valor.
Em relação aos técnicos de futebol, a burocracia é bem diferente.
Não precisa ter, sequer, um papel assinado para confirmar o comandante da equipe. A área técnica à beira do gramado pode ser ocupada por qualquer pessoa, em tese.
Apesar disso, a valorização dos treinadores a partir da década de 1990, culminando com os supersalários, acabou criando uma cultura de “multa rescisória”.
Para demitir um técnico ou tirá-lo de outra equipe, geralmente essa é a saída…
Os contatos ocorrem de clube para clube, sem interferência alguma da confederação.
Mas e o empréstimo? Com atletas, é uma ação de praxe.
Caso a nota oficial do XV de Piracicaba se confirme, este modelo atípico de negociação de técnicos será implantado pelo Sport, em um contrato de dois meses (veja aqui).
O nome de Sérgio Guedes não irá sair no BID, mas ficará na história…
Atualização: às 11h20 deste domingo, o Sport confirmou o nome do técnico na Ilha.