A vitória em Arapiraca manteve o Sport no G4 da Série B. Um tropeço diante do ASA teria custado o lugar entre os quatro melhores da competição. Mais. Após a rodada cheia na noite desta terça, a 13ª, o Leão subiu uma posição e ampliou de um para dois pontos a diferença sobre o 5º lugar. Enquanto isso, o Palmeiras vai consolidando a liderança, com 79% de aproveitamento.
A 14ª rodada do representante pernambucano
10/08 – São Caetano x Sport (16h20)
* Um jogo foi adiado, Chapecoense x América/MG, da 9ª rodada. A CBF remarcou a partida para o dia 20 de agosto.
Lá e lô e contextos imprevisíveis no duelo entre alagoanos e pernambucanos.
Vamos a um breve resumo desta terça…
Marcelo Cordeiro abriu o placar para os visitantres aos quinze. Parou aí?
O ASA virou em duas falhas inacreditáveis do ídolo Magrão. Um chute de muito longe no meio do gol e outro num rebote tosco do goleiro leonino.
A noite parecia reservar mais um fumo para os rubro-negros. Seria a terceria derrota consecutiva, tirando o Sport do G4. Mas ainda haveria outra reviravolta…
Dois gols de Marcos Aurélio em quatro minutos, mais um em cobrança de falta e outro numa penalidade, chegando a nove tentos na competição. Decisivo.
Ainda teve golaço de Lucas Lima, fazendo fila, apesar da dura marcação.
A vitória por 4 x 2 manteve o Leão na zona de classificação da Série B. De certa forma, “anulou” o revés sofrido nos instantes finais contra a Chapecoense.
Deu confiança para retomar a regularidade a caminhada no Brasileiro. Vitória à parte, Fábio Bahia segue improvisado e mal na direita, Felipe Azevedo continua inapto no ataque, e Magrão, quem diria, quase entregou o ouro.
O time ainda busca o equilíbrio, pois são 25 gols marcados e 21 sofridos.
No sábado, contra o São Caetano, o Sport não terá o seu principal vetor ofensivo, Marcos Aurélio, com o terceiro amarelo. Contra o Azulão, por outro lado, a pressão no lado pernambucano estará menor. Era preciso, era a hora…
O prêmio de melhor jogador do futebol europeu na temporada 2012/2013 tem dois nomes tradicionais na lista final e um símbolo do clube mais vencedor do ano. Lionel Messi e Cristiano Ronaldo mantêm a tradição de Barça e Real entre os finalistas. Já o francês Franck Ribéry representa o Bayern de Munique, que conquistou a tríple coroa.
O melhor jogador em atividade no continente será revelado em 29 de agosto. A escolha será feita através dos votos de jornalistas dos 53 países filiados à Uefa. O prêmio, em sua terceira edição, substitui a Bola de Ouro, incorporada pela Fifa ao prêmio de melhor jogador do mundo.
Lionel Messi – 43 jogos
54 gols, 14 assistências, 3.443 minutos, 31 vitórias, 7 empates e 5 derrotas
Ribéry – 39 jogos
11 gols, 16 assistências, 2.962 minutos, 35 vitórias, 3 empates e 2 derrotas
Cristiano Ronaldo – 46 jogos
46 gols, 11 assistências, 3.798 minutos, 30 vitórias, 8 empates e 8 derrotas
Com 47 clubes voando por todos os cantos da América do Sul, muitas torcidas também têm encarado longos percursos para acompanhar a Copa Sul-americana. A partir disso, a organização do torneio lista um ranking interessante, apenas com a quantidade de torcedores visitantes.
Considerando que Náutico e Sport disputarão um clássico local, a tendência é ver alguns milhares de “visitantes” nas duas partidas. Na fase seguinte, com o classificado atuando no exterior, qual é a expectativa de apoio?
Nas participações internacionais anteriores de alvirrubros e rubro-negros, na Taça Libertadores, as campanhas foram bem distintas. Em 1968 o Timbu quase não contou com torcedores na Venezuela. Já em 1988, cerca de trinta rubro-negros encararam uma maratona até o Peru assistir aos dois jogos.
Em 2009, um dado impressionante dos leoninos. Em Santiago, a estreia contra o Colo Colo, 1.800 torcedores pernambucanos pagaram ingresso, estabelecendo o recorde de torcida estrangeira no estádio do Albo.
Abaixo, as três maiores torcidas visitantes no exterior na Sul-americana 2013.
1.849 chilenos da Universidad de Chile contra o Real Potosí, na Bolívia.
918 chilenos do Colo Colo contra o Montevideo Wanderers, no Uruguai.
528 colombianos do Atlético Nacional contra o Inti Gas, no Peru.
Diego Forlán, D’Alessandro, Leandro Damião… no Cornélio de Barros.
O Salgueiro receberá o Internacional nas oitavas de final da Copa do Brasil. O sorteio do chaveamento final do torneio foi feito nesta terça pela CBF.
Único representante pernambucano, o Salgueiro enfrentará o Colorado o estádio Cornélio de Barros, cuja capacidade de 9.916 lugares deverá ser tomada. Só a partir da semifinal a capacidade mínima subirá para 15 mil.
A campanha sertaneja já é histórica, despachando Boa, Vitória e Criciúma, mas o clube pode escrever de vez o seu nome no torneio. A classificação do Carcará às oitavas de final foi a 26ª em 61 participações do futebol pernambucano. Dessas, porém, em apenas sete os locais passaram às quartas de final.
O Salgueiro já acumula R$ 1,2 milhão em prêmios da CBF pelas quatro fases disputadas. Se chegar nas quartas, receberá mais R$ 700 mil.
É possível chegar mais longe…?
Confira o histórico do estado na Copa do Brasil aqui.