Vitória coral na largada oficial do centésimo ano

Copa do Nordeste 2014, 1ª rodada: Santa Cruz 3x2 Vitória da Conquista. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press

Estreando no ano do centenário, o Santa Cruz abriu o placar na largada da partida. Natan, com a camisa 10, marcou com um minutinho, em jogada de pura velocidade, com ótimo passe de Caça-Rato. Com a bola estufada na rede, não deve ter sido difícil flagrar uma conversa na torcida sobre o ano especial.

Conquistar o inédito título da Copa do Nordeste é um dos maiores desejos do povão no 100º aniversário. A pré-temporada em Sairé, mantendo a base da elenco que subiu à Série B, foi o ponto alto da equipe comandada por Vica.

Em Caruaru, contra o Vitória da Conquista, o Santa até sentiu a falta de ritmo, natural no início da temporada, mas conseguiu se impor. As 25, o outro apoiador em campo, Raul, ampliou.

Seja pela distância do Recife ou pela ausência do Todos com a Nota, a presença coral foi aquém da média histórica, com apenas 3.673 torcedores. Porém, a apresentação no sábado, com muita entrega em campo, deve chamar de vez a torcida para o ano festivo.

O time baiano ainda diminuiu com Tatu e criou algumas boas oportunidades – uma delas evitada na ótima defesa de Tiago Cardoso, mostrando a necessidade de ajustes na marcação -, mas Renan Fonseca marcou o gol da tranquilidade. Literalmente, pois o visitante voltaria a diminuir aos 44 da etapa final, 3 x 2.

O primeiro resultado positivo em 2014 veio mesmo sem os principais reforços. A pré-temporada foi curta, mas a preparação ainda não acabou.

Aos tricolores, que foram ou não ao Lacerdão, a equipe tem potencial para evoluir…

Copa do Nordeste 2014, 1ª rodada: Santa Cruz 3x2 Vitória da Conquista. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press

Nova redação da lei do Todos com a Nota aplicada ao pé da letra em 2014

Diário Oficial de Pernambuco, 24/11/2011

O futebol pernambucano é subsidiado pelo governo do estado, através de ingressos promocionais, desde 1998. Nesse tempo todo, já vigoraram dois programas, o Todos com a Nota e o Futebol Solidário, sob o comando de três governadores, Miguel Arraes, Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos.

Em todos os anos, até 2014, os três grandes clubes fizeram parte do programa. Pela primeira vez, no 17º ano subsidiado, o cenário começará com uma lacuna.

A temporada para o Santa Cruz saiu do Arruda. Punido com a perda de três mandos de campo, após uma confusão provocada em um jogo em Alagoas por supostos integrantes de uma torcida uniformizada do clube, o Tricolor escolheu Caruaru como sede para as três partidas na primeira fase do Nordestão.

Além da mudança no endereço do estádio, a 130 quilômetros da capital, os corais precisam conviver com uma mudança na estrutura orçamentária.

Em vigor desde 1º de janeiro de 2013, a nova redação da lei que regula os ingressos promocionais aos clubes da capital através do Todos com a Nota passou a ser aplicada ao pé da letra em 2014.

Se no ano passado as conversas ficaram acima do texto, na base da política, agora a “lei”, criada para abastecer a Arena Pernambuco, foi lembrada. Para receber a carga de bilhetes subsidiados, só em caso de acordo com o consórcio operador da arena .

O Náutico tem um contrato para atuar lá até 2043. O Sport deverá atuar cinco anos em São Lourenço, durante a construção de sua arena. Porém, antes mesmo deste acordo, já sinalizou a mudança no mando de algumas partidas no ano.

Já o Santa Cruz segue priorizando o Arruda, onde há tempos vem obtendo uma parcela significativa de sua receita através das catracas – em 27 jogos, no ano passado, a sua média foi de 23.912 pessoas.

Sem acordo – a equipe precisa fazer ao menos dois jogos na arena -, a direção tricolor acabou com o veto à carga de ingressos do TCN, de 15.000 torcedores.

Ruim para o Santa, ruim também para o programa estatal.

Os tricolores representam quase 30% dos 367 mil portadores de cartões magnéticos do TCN na região metropolitana. Sem poder solicitar ingressos, a troca por notas fiscais desta parcela significativa pode se tornar nula…

Todos com a Nota nos grandes clubes:

Sport
177.448 usuários cadastrados (48,27%)
8 mil ingressos na Ilha
15 mil ingressos na Arena

Santa Cruz*
109.931 usuários cadastrados (29,90%)
15 mil ingressos no Arruda
15 mil ingressos na Arena

Náutico
80.240 usuários cadastrados (21,83%)
15 mil ingressos na Arena

* Se entrar em acordo com o consórcio

Mapeamento municipal de torcidas: Caruaru (Plural/2014)

Pesquisa de torcidas em Caruaru, em janeiro de 2014. Crédito: Insituto Plural Pesquisa

Uma pesquisa de torcidas com dados apurados em apenas uma cidade, longe da capital. Tal cenário é bem incomum em Pernambuco. Mas existe.

Várias pesquisas considerando contextos gerais do estado, no máximo com subdivisões – Recife, Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão -, já foram divulgadas. Agora, o instituto Plural Pesquisa apostou no mercado da maior cidade do interior, mapeando apenas Caruaru.

Segundo os dados mais recentes do IBGE, de 2013, a população da Capital do Forró é de 337.416. Para mensurar o número de torcedores de clubes de futebol, apenas com a primeira opção como resposta, o estudo ouviu 400 pessoas em janeiro.

Os dados mostram a liderança do Sport, como no Recife, mas com uma surpresa na segunda posição. Em vez do Santa, conforme a maioria das pesquisas, está o Corinthians. Já o Náutico, terceiro lugar na escala estadual, figura em 6º. Se no estado o Flamengo tem entre 6% e 8%, na estatística de Caruaru são apenas 2%. Está atrás de três clubes paulistas.

Enquanto isso, os locais Central e Porto apareceram no top ten.

Surpreendeu o alto índice de pessoas sem preferências clubísticas, com 35%.

Confira o levantamento do Instituto Plural com a divisão por sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar e bairro clicando aqui.

Plural / Caruaru 2014
Período: 4 a 5 de janeiro de 2014
Público: 400
Margem de erro: 4,9%
População estimada (IBGE/2013): 337.416

1º) Sport – 17% (57.360)
2º) Corinthians – 13% (43.864)
3º) Santa Cruz – 8% (26.993)
4º) Central – 7% (23.619)
4º) Palmeiras – 7% (23.619)
6º) Náutico – 5% (16.870)
7º) São Paulo – 4% (13.496)
8º) Seleção Brasileira – 2% (6.748)
8º) Flamengo – 2% (6.748)
10º) Porto – 1% (3.374)

Outros times- 2% (6.748)
Sem clube – 35% (118.095)

* A soma pode não chegar ou mesmo ultrapassar os 100% por causa com arredondamento, via Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).

Relembre os levantamentos de torcida em Pernambuco feitos anteriormente pelo mesmo instituto, em 2011 e 2013, clicando aqui.

Nordestão com transmissão via celular, em um verdadeiro laboratório nacional

Transmissão do Nordestão 2014 via celular. Crédito: www.twitter.com/RafaSCR (reprodução)

A bola começou a rolar no Nordestão de 2014. Portanto, olho na tela, nem que seja de apenas 3.5 polegadas, num iPhone 4, ou 4.8, num Galaxy S3.

O jogo isolado numa sexta à noite reuniu os representantes do interior do Rio Grande do Norte, o Potiguar, e da Paraíba, o Treze. Além das mídias já populares para o acompanhamento dos jogos de futebol, incluindo televisão, rádio e lance a lance na internet, a partida – Potiguar 2 x 1 – foi exibida também na tevê via tablet e celular.

A ideia já vem sendo usada há algum tempo através do serviço digital EI Plus.

Apesar da inclusão deste tipo de transmissão na comercialização dos direitos de transmissão das principais competições, ainda não é um costume no Brasil.

No Brasileirão, por exemplo, foram vendidos os direitos para os sinais de televisão aberta e por assinatura, pay-per-view, internet e celular. Esses dois últimos ainda não têm exibições regulares no mercado audiovisual.

Na Copa do Nordeste, no entanto, as 62 partidas devem passar nas telinhas de smartphones nos sistemas operacionais Android e iOS.

O delay nas imagens varia de 30 a 60 segundos. Com esse tempo, segundo o próprio EI Plus, aumenta a qualidade da imagem, transmitida via internet. A decisão foi tomada após uma pesquisa interna do canal, na qual os clientes optaram primeiro pela fluidez da imagem, em vez do delay.

Por tudo isso, o Nordestão será um bom teste para mensurar o tamanho do público consumidor nesse segmento. O raio de interesse está além da região, até porque a velocidade da internet móvel, hoje em 4G, deverá seguir em evolução…