A inédita conquista do San Lorenzo na Taça Libertadores da América de 2014, fazendo abrir mais um sorriso no carismático Papa Francisco, ampliou a liderança argentina no número de taças internacionais oficiais erguidas pelos clubes ligados à Conmebol.
Foi o 64º título do país vizinho, com 12 clubes campeões, numa conta antiga e complicada. Soma agora seis a mais que o Brasil, com 11 times distintos.
A lista de competições organizadas pela Conmebol e pela Fifa é bem extensa, entre títulos mundiais, intercontinentais e continentais, dos mais variados pesos. Ao todo são 17 torneios diferentes espalhados em 168 edições!
Alguns só foram reconhecidos décadas depois, como o primeiro de todos, o Torneio dos Campeões de 1948, vencido pelo Vasco e com o mesmo status da Libertadores. Recentemente foi adicionada à lista a Copa Rio de 1951, conquistada pelo Palmeiras e considerada pela Fifa oficial, de “abrangência mundial”, mas não como título mundial.
Abaixo, a lista completa, já considerando a Recopa do Galo nesta temporada e também um título mexicano, uma vez que o Pachuca, mesmo da Concacaf, venceu um torneio sob a chancela da Conmebol.
Saiba mais detalhes sobre o ranking de títulos internacionais aqui.
Atualização até 14 de agosto de 2014, após a Libertadores, Recopa e Suruga.
Argentina – 64 títulos, com 12 clubes
18 – Boca Juniors, 16 – Independiente, 6 – Estudiantes de La Plata, 5 – River Plate e Vélez Sarfield, 3 – Racing Club e San Lorenzo, 2 – Argentinos Juniors, Arsenal e Lanús, 1 – Rosário Central e Talleres
Brasil – 58 títulos, com 11 clubes
12 – São Paulo, 9 – Santos, 7 – Cruzeiro e Internacional, 4 – Grêmio, Flamengo, Corinthians e Atlético Mineiro, 3 – Vasco e Palmeiras, 1 – Botafogo
Uruguai – 18 títulos, com 2 clubes
9 – Peñarol e Nacional
Paraguai – 8 títulos, com 1 clube
8 – Olimpia
Colômbia – 8 títulos, com 4 clubes
5 – Nacional, 1 – Once Caldas, America de Cali e Millonarios
Equador – 4 títulos, com 1 clube
4 – LDU
Chile – 4 títulos, com 2 clubes
3 – Colo Colo, 1 – Universidad de Chile
Peru – 2 títulos, com 1 clube
2 – Cienciano
Bolívia – 1 título
1 – Mariscal
México – 1 título
1 – Pachuca
Juntando as torcidinha do sport. Santa cruz. Nautico chega nem a metade da torcida do galo que e 7 milhoes compravado pelo IBOPE
Sport. Santa. Nautico times pequenos.Sport. Santa. Nautico times pequenos. O dia que voces tiverem. 1 campeaonato Brasileiro 1971. 2 copas conmebol 92 e 97. 1 Recopa-sulamericana 2014 e o que voces nunca terao uma COPA LIBERTADORES DA AMERICA 2013. ai sim voces serao Respeitados. Um abraço aos 3 anoes..