Existem 27 combinações possíveis na última rodada do hexagonal do título do Campeonato Pernambucano de 2015, cujo desfecho será conhecido em 5 de abril. O professor de matemática Roberto Corrêa elaborou um quadro com todos os resultados possíveis na 10ª rodada, mensurando as possibilidades de cada clube rumo à semifinal da competição.
O quadro acima considera a seguinte ordem de jogos na coluna do meio: Serra Talhada x Central, Salgueiro x Náutico e Sport x Santa Cruz. Na coluna à direita, a ordem de classificados caso ocorra a combinação correspondente.
O Sport está 100% garantido na liderança e o Serra tem 0% de chance de classificação. Eis as demais colocação do diretor do Curso Exponencial…
Possibilidades na briga pela vice-liderança, entre Central e Santa:
Central – 77,7% de chance de ser o segundo colocado (21 combinações em 27) e 22,2% de ser o terceiro colocado (6 em 27)
Santa Cruz – 22,2% de chances de ser o segundo colocado (6 combinações em 27) e 77,7% de chances de ser o terceiro colocado (21 em 27)
Há uma ressalva na disputa entre alvinegros e tricolores – que vale o mando de campo no jogo de volta da semi. Em três combinações (2, 5 e 8), todas com vitória do Serra sobre a Patativa e empate no Clássico das Multidões, existe a possibilidade de o Tricolor ocupar o 2º lugar, desde que tire 3 gols de saldo em relação ao concorrente (hoje, +1 para o Central e -2 para o Santa).
Nessas hipóteses, caso o Santa tire exatamente 3 gols de saldo, ainda poderia haver empate no número de gols marcados pelos dois times. E aí ficaria muito difícil fazer uma previsão, segundo o próprio matemático.
Possibilidades na briga pelo 4º lugar, entre Náutico e Salgueiro:
Náutico – 66,6% de chance de se classificar (18 combinações em 27) e 33,3% de ser eliminado (9 em 27)
Salgueiro – 33,3% de chance de classificação (9 combinações em 27) e 66,6% de ser eliminado (18 chances em 27)