Quais são os maiores clássicos do Nordeste? Mensurando rivalidade, tradição, nível técnico e torcidas, o site Verminosos por Futebol, editado por Rafael Luis Azevedo, elaborou uma votação com 23 jornalistas, incluindo representantes dos nove estados nordestinos e membros da imprensa de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O blog foi convidado e enviou a sua lista (publicada no primeiro comentário deste post). A regra consistia em escolher os 25 maiores clássico, conferindo 25 pontos para o 1º lugar, 24 para o 2º e assim sucessivamente, até a 25ª colocação, com 1 ponto.
Em tempo: apenas clássicos municipais entraram na conta.
O Ba-Vi venceu com certa facilidade, sendo apontado como o maior da região por 19 dos 23 participantes (incluindo o blog). Os demais votos para o 1º lugar: Sport x Santa (2), Ceará x Fortaleza (1) e Sampaio Corrêa x Moto Club (1!)
Por sinal, segundo a crítica esportiva, os três clássicos centenários do Recife figuram entre os cinco maiores do futebol nordestino, com destaque para o Clássico das Multidões, atrás apenas do confronto soteropolitano.
Top 20
1º) Bahia x Vitória (569 pontos)
2º) Sport x Santa Cruz (545)
3º) Ceará x Fortaleza (522)
4º) Náutico x Sport (498)
5º) Santa Cruz x Náutico (474)
6º) ABC x América (455)
7º) CRB x CSA (416)
8º) Treze x Campinense (402)
9º) Moto Club x Sampaio Corrêa (400)
10º) Confiança x Sergipe (322)
11º) River x Flamengo (299)
12º) Ceará x Ferroviário (279
13º) Central x Porto (265)
14º) Fortaleza x Ferroviário (255)
15º) Potiguar x Baraúnas (176)
16º) Botafogo x Auto Esporte (159)
17º) Icasa x Guarani (153)
18º) Maranhão x Sampaio Corrêa (147)
19º) Moto Club x Maranhão (135)
20º) River x Piauí (97)
Entre os 42 confrontos elencados, com clássicos municipais envolvendo times profissionais em atividade, foram oito pernambucanos: Sport x Santa (2º), Náutico x Sport (4º), Santa x Náutico (5º), Central x Porto (13º), América x Sport (26º), América x Santa (31º) Náutico x América (33º) e Vitória x Vera Cruz (42º).
Confira o ranking completo e os votos de todos os jornalistas aqui.
Ao colocar um clássico da dimensão de Fortaleza x Ceará em quinto colocado o “jornalista” assumiu sua posição de reles blogueiro. E pior, blogueiro bairrista. Não soube analisar dados, estatísticas e a história do futebol nordestino. Melhor restringir as análises à UEFA Champions Pernambuco.
Nota do blog
Aparentemente, a única opinião que vale é sua, certo? Ok.
Sport nunca ganhou um campeonato brasileiro (87-Tapetão não conta). O Vitória é conhecido como “camisa lisa”, aí vem um lunático apontar que esses dois leões banguelos fazem o maior clássico do NE. Vão ganhar títulos de relevância antes de falar asneiras! BBMP!
Bahia e Sport já foram um grande clássico regional, mas com a ascenção do Vitoria, tanto em Títulos estaduais e regionais ao longo desses anos, campanhas em Brasileiros e a visível decadência do tricolor, já não indicam mais o Bahia como rival do Sport e sim o Vitoria. O Bahia vem frequentando a série B por muitos anos, chegou a ficar 7 anos seguidos, quem diria? Subiu a série A e só foi decepção, ao contrário de Sport e Vitoria que alcançaram títulos regionais e na oscilação entre séries A e B fizeram grandes campanhas, como o Quinto lugar do Vitoria em 2013 e o Sexto lugar do Sport em 2015. O Bahia foi Vice do Nordeste em 2015, Vice do Baiano em 2016 e nono da série B em 2015, mesma série B que o Vitoria foi Terceiro colocado e retornou apos um ano a série A. Já o Bahia disputa nais um ano a série B, afastado do g4..
Rapaz pra mim o maior clássico do Nordeste tem 2 rubro negros de consideração, peso e respeito… Vitoria x Sport é o maior clássico da atualidade.
Bom respeitando a opinião de cada um, certamente minha lista seria diferente, tiraria alguns confrontos porque na atualidade as coisas mudaram um bocado. Por exemplo SPORT não tem mais rival a altura aqui em Pernambuco, distanciou-se tanto da sarna e da barbie que tá ficando até monótono. Ai alguns vão dizer e a cobra morta não foi tri-campeã, isso é verdade, vão acontecer algumas anomalias porque o futebol permite isso, mais não só o time, mais o clube e suas conquistas mostram a evolução e o distanciamento entre o SPORT e os tricobarbies. Pior que isso, essa distância (conquistas) tende a aumentar.
Nunca que Ceará x Fortaleza é maior do que Náutico x Sport.
E se fosse considerado o estado teríamos entre os 15 Salgueiro x Nautico, Salgueiro x Santa Cruz, Saogueiro x Sport… Salgueiro é unico time do interior q bate de frente com os grandes da capital… Esqueçam Porto, Central, Serra, Ypiranga…
Esses q votaram são jornalistas esportivos ou sao operadores de cameras em jornais esportivos??? Icasa x Guarani mermao aonde q eles ficam atras do Porto x Central. Maioria era Pernambucano só pode.
Pesqueira x Belo Jardim entra fácil nessa relação.
acho que a matéria devia colocar como maior clássico local da região, maior clássico regional é sport e bahia. e o maior clássico sudestino, qual é? e o maior clássico nortista, qual é? e o maior clássico centro-oestino, qual é? e o maior clássico sulista, qual é?
Votação enviada pelo blog:
1 – Bahia x Vitória
2 – Sport x Santa Cruz
3 – Náutico x Sport
4 – Náutico x Santa Cruz
5 – Ceará x Fortaleza
6 – ABC x América
7 – CRB x CSA
8 – Treze x Campinense
9 – Moto Club x Sampaio Corrêa
10 – Confiança x Sergipe
11 – River x Flamengo
12 – Potiguar x Baraúnas
13 – Guarani x Icasa
14 – Porto x Central
15 – Maranhão x Sampaio Corrêa
16 – Ceará x Ferroviário
17 – Ferroviário x Fortaleza
18 – Maranhão x Moto Club
19 – ABC x Alecrim
20 – Auto Esporte x Botafogo
21 – Bahia x Ypiranga
22 – América x Sport
23 – Náutico x América
24 – América x Santa Cruz
25 – Vitória x Galícia