Santa Cruz x Salgueiro, a 12ª final da história do Campeonato Pernambucano

Final do Campeonato Pernambucano de 2015, Santa Cruz x Salgueiro. Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press sobre foto de Hildo Neto/FPF

Uma final inédita no Campeonato Pernambucano. A disputa entre Santa Cruz e Salguero, em 2015, será a 12ª final diferente em 101 edições da principal competição do futebol local, realizada de foma ininterrupta desde 1915.

Quem será o campeão pernambucano de 2015?

  • Santa Cruz (61%, 1.433 Votes)
  • Salgueiro (39%, 902 Votes)

Total Voters: 2.332

Carregando ... Carregando ...

Os dois clubes conquistaram as suas vagas fora de casa, após terminarem o hexagonal em 3º e 4º lugares, respectivamente. Mostraram poder de decisão no mata-mata, alcançando a briga pela taça de forma legítima, merecida.

Um novo duelo não acontecia desde Sport x Porto, em 1998. Levando o Sertão à decisão pela primeira vez, o Carcará enfrentará um Tricolor de espírito renovado, em busca do 4º título estadual nos últimos 5 anos e se estruturando para voltar à elite nacional, o seu principal objetivo (E quem poderia imaginar esse cenário de conquistas em tão pouco tempo?). Tricampeão em cima do Sport, os corais têm a enorme tradição como pilar do favoritismo nesta final.

Agenda da final Capital x Interior
29/04 (22h) – Salgueiro x Santa Cruz (Cornélio de Barros)
03/05 (16h) – Santa Cruz x Salgueiro (Arruda)

Em relação ao contexto histórico, vale uma explicação. É inegável que o feito do Salgueiro, agora, é maior que o do Gavião. Há 17 anos, Porto veio ao Recife encarar uma Ilha do Retiro com 56.875 pessoas mesmo sem ganhar uma fase sequer. O Sport havia vencido os três turnos. Como o regulamento previa uma final independentemente disso, o Porto entrou como segundo maor pontuador. Para ficar com a taça, teria que ganhar quatro vezes seguidas do Leão.

Agora não. Santa Cruz x Salgueiro é uma disputa direta, em ida e volta…

Ordem cronológica das finais do Estadual*
1º) Flamengo x Torre (1915)
2º) Sport x Santa Cruz (1916)
3º) Santa Cruz x América (1921)
4º) Santa Cruz x Íris (1932)
5º) Santa Cruz x Varzeano (1933)
6º) Náutico x Santa Cruz (1934)
7º) Santa Cruz x Tramways (1935)
8º) Náutico x América (1944)
9º) Sport x América (1948)
10º) Sport x Náutico (1951)
11º) Sport x Porto (1998)
12º) Santa x Salgueiro (2015)

* Considerando final em ida e volta, melhor de três, extra e supercampeonato.

21 Replies to “Santa Cruz x Salgueiro, a 12ª final da história do Campeonato Pernambucano”

  1. BANDO DE IDIOTAS!! É HORRÍVEL DISCUTIR COM GENTE BURRA!! SERÁ POSSÍVEL QUE VOCÊS NÃO NOTARAM QUE FOI MARMELADA O PERNAMBUCANO DESTE ANO!! O SPORT SALVOU A VIDA DO SANTA CRUZ ENTREGANDO PARA ELE UM ARRUDÃO CHEIO, A FIM DA COBRA DERROTADA PAGAR SEUS SALÁRIOS ATRASADOS!! A RESPOSTA CHEGOU CEDO, VAI LEVAR MUITA GOLEADA NA SERIE B.

  2. Esse comedor de carniça que se auto vulgariza como Carcará, só pode tá com a boca cheia de carniça para falar tanta m….Qual tua idade mental, filho ? Calculo uns 5 anos, e olhe lá. Esse time de bode abriu as patas prá teu pai flamengo sim. Tu fala como um genuíno misto, além de tudo, babaca. Jogaram na retranca, como todo time pequeno,Só não levaram uma goleada histórica porque o flamengo tava cansado, e tirou o pé. “Salgueiro já ganhou do santa cruz várias vezes”, e daí ?? Perdeu quantas ? Já esqueceu dos 7×0 ? Vai arrumar a parabólica para assistir a final do campeonato carioca, vai.

  3. porra esse jogo de salgueiro x santa cruz era pra ter sido de ums 6 x 1 salgueiro esteve muitas chances mas o gol n saiu, o santa so teve uma chance no comercinho do primeiro tempo…
    acredito em 1 x 1 no arruda e salgueiro campeão…

  4. esse NETO é um b… mesmo!
    o salário de um jogador do flamengo paga três vezes a folha inteira do salgueiro.. enxerga as coisas, OTÁRIO.. e ainda assim não foi fácil ganhar, eles suaram a camisa.. a bosta do teu santa já apanhou pro salgueiro várias vezes, inclusive dentro de casa!

  5. E a final NÁUTICO E CENTRAL não conta? eu sou tricolor mais estava lá. obs.: O MANCHETE É QUE FOI VICE-CAMPEÃO pois ganhou uma fase em cima do sport, perdendo na decisão do turno e o PORTO Não ganhou nada, vejam direito as coisas aí!

  6. Essa do Porto não foi final, foi uma palhaçada. Chegar na “decisão” precisando vencer 4 jogos pra ser campeão? kkk peraí. Salgueiro primeiro finalista do interior, colocaram o Porto pra fazer uma final com Sport ganhador dos 3 turnos, era mais facil a final ser Sport contra Sport reserva. Salgueiro vai buscar o titulo de supercampeonato pernambucano.

  7. que sport?? nois estamos é em 2015 parça, o sport não sei nem onde está kkk…
    Salgueiro x sport é a mesma coisa que ganhar pro W.O por que o sport nunca ganha, o sport vai pra salgueiro ai toma uma surra ai salgueiro vai pra recife e da outra, salgueiro jogando com o time quase todo reserva kkkk

  8. Sergio Caetano,

    Sport x Porto, em 1998, foi, sim, uma final oficial. A explicação está no 3 parágrafo do post.

  9. Sei não viu, como o santa ja é freguês do salgueiro não vou apostar no santa não… salgueiro leva essa facil.

  10. Existe um equívoco nesta relação. Sport e Porto nunca fizeram uma final. O campeonato de 1998 foi de pontos corridos e o Porto ficou em segundo nessas condições, portanto, não há que se falar em final.

  11. Essa era a final do pernambucano 2014. Espero tbm que assim como o ano passado dê Carcará.

  12. Agora real mente teremos o Santa Cruz como um campeão devido uma evolução durante o campeonato. Tivemos baixos e agora altos. O salgeiro se recuperou e tá aí para fazer uma grande final com nosso Santinha!!!!!!

  13. NÓS INTERIORANOS NÃO VIVEMOS DE ACORDO COM AS CIRCUNSTANCIAS SOMOS DETERMINADO A SER VENCEDOR !

    PARABÉNS SALGUEIRENSES E CONTE COM O APOIO DOS AMIGOS DO AGRESTE PERNAMBUCANOS.

  14. SALGUEIRO, ORGULHO DOS SERTANEJOS!!!

    Acreditamos e estamos na final, agora iremos fazer a maior festa do Sertão nesta quarta feira no ninho do Carcará!!! Parabéns a todos que fazem esse aguerrido clube, em especial ao Goleiro Luciano, ao Lateral Direito Marcos Tamandaré, aos Volante Rodolfo Potiguá e Moreilândia. Pois todos merecem, mais esses pela história de entrega ao time, merecem e muito que o time seja o campeão do Centenário.

    Vamos Salgueiro, Vamos Ser Campeão.

  15. Vamos matar dois matutos com uma zagaia só. Um já se foi. O outro, time fuleiro, que se acovardou perante a “COISA” do Rio de Janeiro, vamos surrar seus trazeiros duas vezes. Quanto aos inconsoláveis torcedores do time do mangue putrefado só tenho a dizer… Recolham-se a Vossas insignificâncias de “superiores”. Só se for em dá us respectivos…….s.

  16. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK E O BOICERLONA??????

  17. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKADÊ OS TORCEDORES DO SPORT??!!!

  18. Já votei no meu Carcará. Ei vcs que não acreditaram, podem apoiar o Salgueiro agora? Se sim, obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*