Entre os anúncios oficiais do Náutico sobre a saída de Lisca (23h44) e a chegada de Gilmar Dal Pozzo (15h03), se passaram apenas 15 horas e 19 minutos, com uma madrugada no meio. Claro, há chance de a articulação com o novo técnico ter sido mesmo rápida, mas também soa como uma evidência de que o comando timbu já vinha em xeque internamente.
Com a demissão de Lisca após a derrota para o Ceará, no Castelão, a direção alvirrubra tratou logo de chegar a um acordo com alguém vivido na Série B, e nesta mesma edição. Dal Pozzo trabalhou na Segundona até 15 de julho, quando deixou o ABC com 3 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.
Esta será a segunda passagem do profissional no futebol pernambucano. Em 2006, quando ainda exercia a função de goleiro, e era conhecido apenas como “Gilmar”, ele foi vice-campeão estadual pelo Santa Cruz. Na decisão por pênaltis converteu a sua cobrança. O catarinense de 46 chega aos Aflitos como a última cartada para recolocar o time no trilhos em busca do acesso à Série A. Serão apenas 14 jogos, tempo “proporcional” às tratativas para a sua contratação.