CBF parabeniza o Sport pelos 111 anos e cita clube como a maior torcida do N-NE

Texto da CBF sobre os 111 anos do Sport

A CBF nunca encomendou uma pesquisa de torcida. Por mais que Ibope, Datafolha, Gallup, Pluri, Paraná Pesquisas, entre outros institutos, já tenham lançados inúmeros estudos, desde 1983, a entidade segue à parte do assunto. Talvez para evitar qualquer tipo de controvérsia, nos âmbitos nacional, regional e estadual. Por isso, chama a atenção o texto publicado pela confederação sobre os 111 anos do Sport, completados neste 13 de maio de 2016. Como costuma fazer, não só com clubes tradicionais, a entidade cita títulos e ídolos. Está lá o Campeonato Brasileiro de 1987, sem qualquer menção à polêmica do assunto. Por outro lado, esqueceu dos títulos da Copa do Nordeste de 1994 e 2000, chancelados pela própria. No trecho seguinte vem o verdadeiro vespeiro:

“Considerado o clube de maior torcida da região Norte-Nordeste”

Não há citação sobre qual instituto considera ou desde quando considera. Por sinal, sobre a declaração, é preciso fazer algumas considerações. Começando pelo fato de que o Flamengo é o mais popular nas duas regiões, segundo todos os levantamentos. Porém, levando em conta só os clubes do Norte e Nordeste, de fato o Sport já aparece à frente (Ibope 2010, Pluri 2013 e Paraná 2013), se revezando com o Bahia. Na pesquisa mais recente deu Baêa (Paraná 2016).

Atualização: a polêmica acabou sendo mesmo grande, tanto que horas depois a CBF editou a frase sobre o tamanho da torcida. Ao menos listou o tri regional.

Os melhores nordestinos nas pesquisas nacionais mais recentes:

Paraná 2016
1,8% – Bahia
1,5% – Sport

Ibope 2014
1,7% – Bahia
1,3% – Vitória
1,2% – Sport
1,0% – Santa Cruz
0,8% – Ceará

Datafolha 2014
1,0% – Bahia
1,0% – Vitória
1,0% – Sport

Pluri 2013
1,4% – Sport
1,2% – Bahia
0,8% – Vitória
0,7% – Santa Cruz
0,6% – Náutico

Paraná 2013
1,8% – Sport
1,7% – Bahia
0,7% – Santa Cruz
0,7% – Vitória
0,4% – Náutico

Ibope 2010
1,7% – Sport
1,6% – Bahia
1,2% – Vitória
0,8% – Fortaleza
0,6% – Santa Cruz
0,6% – Ceará

31 Replies to “CBF parabeniza o Sport pelos 111 anos e cita clube como a maior torcida do N-NE”

  1. Sou Santa Cruz, leio esse blog desde praticamente desde o início e não vejo nenhuma parcialidade do Cássio nas matérias. Pelo contrário, vejo muito profissionalismo e muito amor pelo futebol pernambucano.

  2. O Sport de fato é o maior clube do Nordeste, brigando apenas com o Bahia. Agora Santa Cruz ficar com ciuminho? Francamente viu. A briga de vocês é com Fortaleza, América, CRB…

  3. Cassio,

    é tão irrelevante a pauta, que o próprio site da CBF já retirou a citação. Virou pó virtual. Entendesse a crítica com relação a sua postura? O problemas não é torcer para o Sport, o problema é como você se deixa interferir na sua POSTURA profissional. Olha, essa é uma opinião da grande maioria dos s eus colegas que não tem coragem de falar pra você. Não seja tão contrários as críticas.

    Abs

    Nota do blog

    Você fala como se me conhecesse, como se conhecesse meus colegas… O que, francamente, não é verdade. A minha postura é o que me mantém aqui. Quanto a isso, nem é questão de absorver críticas, é de ter consciência do que é feito, como é feito. Há oito anos. Se você enxerga de outra forma, paciência. Segue o jogo.

    Irrelevante é discutir isso… Abraço.

    Cassio,

    desculpa antecipadamente, mas tu não consegue separar bem sua paixão pelo Sport com a profissão de jornalista. Por favor, entenda como uma crítica construtiva e faça uma reflexão sobre a mesma. Não precisa responder de pronto.

    Abs

    Nota do blog

    Você não acha relevante a CBF escrever em seu site oficial que um clube pernambucano, ao alcance deste blog, tem a maior torcida do Norte-Nordeste? Acredite, é pauta. Quanto a isso não cabe reflexão. Agradeço a atenção. Abraço.

  4. Ainda essa questão de 87? Isso é igual ao título de campeão moral de 78. Serve pra lembrar que tinha um bom time, que tiveram fatores extra campo que não deveriam ter tido… mas no final não serve de bosta nenhuma! Quem é campeão é o Sport e a Argentina

  5. A CBF também diz que o Sport é o legítimo campeão de 87, sem nunca ter disputado um jogo se quer da primeira divisão daquele ano. E como bem sabemos a CBF é um belo modelo de instituição corrupta de sucesso. Em 87 o Sport tinha um presidente político e influente, no mínimo, ele deve ter comprado esse título de papel pro sport com dinheiro público, vai saber!

    No Mais, parabéns pelos 111 anos, é fato que o Sport club é hoje uma instituição respeitada no cenário do esporte brasileiro.

    O resto é papo furado: título de 87 e o de maior torcida.

  6. Pelo visto a apelação da chamada do SuperEsportes é só uma estratégia barata de “caça-cliques”, já que não condiz com a Nota da CBF.

    Uma pena.

  7. PESQUISA LANCE-IBOPE, MAIO-2010, o FABULOSO com mais torcoda que a sarna e a barbie hexapinico juntas, A MAIOR TORCIDA DO N/NE, suplantando as do Baie, Flu e Bota, ocupando a 11a. Maiir do Brazuca. Cacilda! PELO UNICO SUPIMPA DE 87, MAIOR DO NODESTE, UMA RAZAO PARA VIVER, TUDO!!!

  8. O Cássio não tem culpa de nada, ele é profissional. É óbvio que tudo que ele publicar vai dar a impressão que é para enaltecer o Sport, mas vejam bem:

    Melhor de PE na LIBERTADORES … Sport
    Melhor de PE na SULAMERICANA … Sport
    Melhor de PE na SÉRIE A … Sport
    Melhor de PE na SÉRIE B … Sport
    Melhor de PE na COPA DO BRASIL … Sport
    Melhor de PE na COPA DOS CAMPEÕES … Sport
    Melhor de PE na COPA NORTE-NORDESTE … Sport
    Melhor de PE na COPA NORDESTE … Sport
    Melhor de PE no PERNAMBUCANO … Sport
    Melhor de PE no TORNEIO INÍCIO(bem antigo)… Sport

    Viram??????

  9. Qual o problema de Cássio ser SPORT, ele em suas matérias não disvirtua em nada a realidade. Todo mundo tem seu clube de coração e jornalista não é diferente. O que diferencia mesmo é a qualidade do profissional que em Pernambuco na mídia esportiva parte dela é considerada medíocre. Explico, alguns como o Nefasto EDNALDO SANTOS, ADEVALBACA, ANDRÉ LUIZ, ROBERTO NASCIMENTO, por exemplo são torcedores da cobra morta e não conseguem disfarçar, mas isso não é o principal problema, o que pega mesmo é que eles não tem qualidade profissional para manter-se em audiência, ai provocam polemicas como recurso de chamar atenção e consequentemente audiência, Isso sim prejudica a qualidade da mídia esportiva em nosso estado.

  10. Cassio,

    desculpa antecipadamente, mas tu não consegue separar bem sua paixão pelo Sport com a profissão de jornalista. Por favor, entenda como uma crítica construtiva e faça uma reflexão sobre a mesma. Não precisa responder de pronto.

    Abs

    Nota do blog

    Você não acha relevante a CBF escrever em seu site oficial que um clube pernambucano, ao alcance deste blog, tem a maior torcida do Norte-Nordeste? Acredite, é pauta. Quanto a isso não cabe reflexão. Agradeço a atenção. Abraço.

  11. Parabéns à Grande Nação RubroNegra. 111 anos de Glórias. pois Felicidade é torcer pelo Sport.

    Pelo Sport Tudo!!!!!!!!!!!!!!!

  12. É MUITA BABAÇÃO, NÃO PRECISA TANTO CASSIO, A GENTE JÁSABE QUE VC É DOENTE PELO CLUBE, SEJA MAIS PROFISSIONAL. PARABÉNS TAMBÉM.

    Nota do blog

    Neste caso, você deveria mandar um e-mail para a CBF…

  13. * Viva o Campeão da Copa do Brasil – 2008
    * * Salve o Bi-Campeão Brasileiro séries A -1987 e B – 1990
    * * * Honras aoPapai da Cidade, Maior Campeão dePernambuco,Leão
    do Norte.
    **** Glória às 4 taças das Copas do Nordeste (1994 e 2000) e Norte Nordeste (1968 e 1970).

    HONRAS AO MAIOR CAMPEÃO PERNAMBUCANO DE TODOS OS TEMPOS !!! *********** ++++++§§§§§ //////////+++++++***************

  14. PARABÉNS CAMPEÃO BRASILEIRO – SÉRIE A (1987)
    PARABÉNS CAMPEÃO BRASILEIRO – SÉRIE B (1990)
    PARABÉNS CAMPEÃO COPA DO BRASIL (2008)
    PARABÉNS CAMPEÃO COPA NORTE-NORDESTE (1968)
    PARABÉNS BI-CAMPEÃO COPA NORTE-NORDESTE (1970)
    PARABÉNS CAMPEÃO COPA DO NORDESTE (1994)
    PARABÉNS BI-CAMPEÃO COPA DO NORDESTE (2000)
    PARABÉNS TRI-CAMPEÃO COPA DO NORDESTE (2016)

  15. Parabéns Leão dos Leões pelos seus 111 anos de glória Sempre com muita raça. Que venham mais títulos e não precisamos nos preocupar com invejas de torcidas alheias, afinal todos sabemos qual o maior do nordeste e vamos mostrar isso no brasileiro #pst
    “Com o Sport eternamente estarei”

  16. Sport e Bahia se revezam nas pesquisas há anos. Empate técnico, então!

    Parabéns Glorioso Sport Club do Recife, time de tantas conquistas na base da raça e da luta!

    PST

  17. Coitados!!!nunca foram em peixinhos, rio doce, muito menos vasco da gama e alto do pascoal!!!viva a nação coral….sempre na frente em média de publico….amanhã vc pode publicar que o santa não tem CT…suas matérias são muito fracas…tanta assunto pra vc comentar…e toda semana vc só fala a mesma coisa…que nível!!!!!

  18. Relaxa, eles copiam e colam… sequer lêem a besteira que estão publicando rsrsrs

  19. Considerado… Pelos maníacos da Ilha do Mangue…kkkkk

    Cássio, você já viu a chamada do Super Esportes para sua matéria? Não é apelar demais não?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*