Diego Souza, o 3º jogador do Sport a defender a Seleção nas Eliminatórias

Bosco, Leomar e Diego Souza, convocados para as Eliminatórias da Copa diretamente do Sport

Diego Souza voltou a ser convocado para a Seleção Brasileira, desta vez numa lista sem restrição de nomes – o meia havia atuado 64 minutos num amistoso ‘caseiro’ contra a Colômbia. O jogador do Sport foi chamado pelo técnico Tite para duas partidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, o que não acontecia no futebol do Nordeste há 16 anos! Desde o ciclo para 2002, também com o rubro-negro envolvido. Agora, já estamos indo para 2018. Mas o hiato acabou.

É mais uma barreira quebrada pelo camisa 87, lembrado como “atacante”, ao lado de Firmino, para disputar a vaga deixada pelo contundido Gabriel Jesus – além do papel tático como pivô, justifica a artilharia da Série A, com 14 gols. DS é o terceiro jogador da história rubro-negra a defender o Brasil nas Eliminatórias. Antes, dois atletas no qualificatório para a Ásia. Primeiro, Bosco. Chamado duas vezes, por treinadores diferentes, Candinho e Emerson Leão. Nas duas oportunidades, foi o reserva de Rogério Ceni. Em 2001 foi a vez de Leomar, titular contra a seleção peruana, lembrado por Leão como “jogador nota 7″.

A região nunca teve um jogador numa Copa. O alvirrubro Nado (1966) e o tricolor Nunes (1978) foram convocados, mas foram cortados antes do torneio.

Voltando às Eliminatórias, já são sete jogadores do Sport lembrados, somando com os gringos em ação na Ilha do Retiro. Nas últimas cinco edições, o clube só não foi representado no ciclo de 2006. Entre os gringos há até outro “brazuca”, Hamilton. Ele se naturalizou togolês apenas para ser chamado. E até foi, mas não entrou em campo porque teve problemas na documentação junto à Fifa.

Jogadores do Sport convocados à Seleção Brasileira para as Eliminatórias…

Copa do Mundo 2002, Coreia do Sul e Japão
Bosco (goleiro)

08/10/2000 – Brasil 6 x 0 Venezuela(Maracaibo)
15/11/2000 – Brasil 1 x 0 Colômbia (Morumbi) 

Leomar (volante)
25/04/2001 – Brasil 1 x 1 Peru (Morumbi) 

Copa do Mundo 2018, Rússia
Diego Souza (meia-atacante)

23/03/2017 – Brasil  x Uruguai (Montevidéu)
28/03/2017 – Brasil x Paraguai (Arena Corinthians)

Jogadores do Sport convocados para as Eliminatórias por outras seleções…

Copa 2010 – Arce (Bolívia, atacante; 2 jogos) e Hamilton (Togo, volante; 1 jogo)
Copa 2014 – Chumacero (Bolívia, volante; 1 jogo)
Copa 2018 – Rodney Wallace (Costa Rica, lateral-esquerdo; 2 jogos)

11 thoughts on “Diego Souza, o 3º jogador do Sport a defender a Seleção nas Eliminatórias

  1. Faltou o Mark Gonzales e Chepo nessa lista Cássio, você esqueceu deles ?

    E o Santa e Náutico quem foi convocado ???

    Nota do blog

    Mark não disputou as Eliminatórias pelo Sport, mas a Copa América.

  2. O Zagueiro Adriano também foi convocado.

    Nota do blog

    Para a Seleção Brasileira, sim. Para as Eliminatórias da Copa, não. Ele participou de 2 amistosos.

  3. Leomar não conta pois o próprio Luciano Bivar disse em todas Rádios e Jornais que COMPROU A CONVOCAÇÃO DELE, OU SEJA FOI CONVOCADO Á BASE DE PROPINA, PRÁTICA DIGA-SE DE PASSAGEM MUITO CORRIQUEIRA NO TIME QUERIDINHO DA IMPRENSA.

  4. Leomar só foi convocado porque Leão queria ajudar o Sport a fazer grana com ele e saldar a dívida que a cachorra tinha com ele. Isso foi polêmico e foi por essas e outras presepadas que Leão caiu fora da seleção. Ele não recebeu a grana e depois revelou numa entrevista que a coisa estava colhendo o que plantou, por que “tinha prejudicado muita gente”. Mas isso de convocar jogador com interesses particulares é ridículo, corrupto. Espero que Leoa nunca volte pra Seleção.

  5. O Sport tem também tradição em goleiros de nível de seleção, exemplos: Manga, Bosco, Danilo Fernandes(convocado já no Inter). Quando será que o Leão vai ostentar novamente goleiros destes níveis em seu elenco? Será que o Agenor vai tornar-se um novo Danilo Fernandes?

  6. Zirpoli, tem torcedor das irmãs da Série B que vai torcer para Paraguai e Uruguai só por causa de Diego Souza. Este Sport é pra torar mesmo!!!!

  7. Complemento do post

    Os jogos dos gringos do Sport convocados às Eliminatórias

    Copa do Mundo 2010, África do Sula
    Juan Arce (atacante, Bolívia)
    05/09/2009 – Bolívia 0 x 1 Paraguai
    09/09/2009 – Bolívia 1 x 3 Equador

    Hamilton (volante, Togo)
    06/09/2009 – Togo 1 x 1 Marrocos

    Copa do Mundo 2014, Brasil
    Chumacero (volante, Bolívia)
    10/09/2013 – Bolívia 1 x 1 Equador

    Copa do Mundo 2018, Rússia
    Rodney Wallace (lateral-esquerdo, Costa Rica)
    02/09/2016 – Costa Rica 1 x 0 Haiti
    06/09/2016 – Costa Rica 3 x 1 Panamá

  8. Maestro, quando o goleiro Manga foi convocado para a copa ele já não estava mais no Sport? Ele tbm foi cortado antes do torneio.

    Nota do blog

    Manga foi convocado para a Copa 1966, como goleiro do Botafogo. Foi convocado para a Seleção entre 67 e 69, já fora do Sport. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>