O Grêmio passou por cima do Sport em Porto Alegre, aplicando 5 x 0, no maior revés sofrido pelos leoninos em 880 apresentações no Brasileirão, igualando uma goleada de 1994. Foi uma tarde sem qualquer reação do time pernambucano, que chegou a cinco jogos sem vitória e três sem marcar gols. O 45 minutos analisou a partida, com os desempenhos individuais e o coletivo, além de comentários sobre a coletiva pós-jogo de Luxemburgo, que cobrou duramente o time, tratando o jogo como uma “vergonha”. Ouça!
A 22ª rodada só foi encerrada em 2 de setembro, uma semana após os demais jogos, devido à remarcação de Grêmio x Sport, por determinação da CBF, visando a preservação do gramado da arena gaúcha para o jogo da Seleção pelas Eliminatórias. Com isso, após três rodadas, uma rodada enfim termina com todos os jogos disputados – no caso, 220 até o momento.
Já conhecendo os resultados dos concorrentes, o time pernambucano entrou animado com a possibilidade de retornar ao G6. Ao menos, a torcida, pois em campo o time foi bem apático, com o Sport goleado em Porto Alegre. O placar foi tão elástico que o Leão acabou ultrapassado até pelo Galo, caindo para 11º lugar, com saldo -3. A partir de agora, qual é a verdadeira brigar do Sport?
Resultados da 22ª rodada Fluminense 0 x 1 Vasco Corinthians 0 x 1 Atlético-GO Palmeiras 4 x 2 São Paulo Ponte Preta 1 x 2 Atlético-MG Flamengo 2 x 0 Atlético-PR Bahia 1 x 2 Botafogo Avaí 1 x 0 Chapecoense Cruzeiro 1 x 1 Santos Coritiba 0 x 1 Vitória Grêmio 5 x 0 Sport
Balanço da 22ª rodada 4V dos mandantes (15 GP), 1E e 5V dos visitantes (10 GP)
Agenda da 23ª rodada 09/09 (16h00) – Atlético-MG x Palmeiras (Independência) 09/09 (18h00) – Vasco x Grêmio (São Januário) 09/09 (19h00) – São Paulo x Ponte Preta (Morumbi) 10/09 (11h00) – Atlético-PR x Coritiba (Arena da Baixada) 10/09 (16h00) – Sport x Avaí (Ilha do Retiro) 10/09 (16h00) – Santos x Corinthians (Vila Belmiro) 10/09 (16h00) – Vitória x Fluminense (Barradão) 10/09 (19h00) – Botafogo x Flamengo (Nilton Santos) 10/09 (19h00) – Chapecoense x Cruzeiro (Arena Condá) 11/09 (20h00) – Atlético-GO x Bahia (Olímpico)
Histórico de Sport x Avaí no Recife, pelo Brasileiro (2 jogos) 1 vitória rubro-negra (2015) e 1 derrota (2009)
O intervalo de duas semanas entre os jogos contra Cruzeiro e Grêmio foi o maior do Sport neste ano, desconsiderando a pré-temporada, naturalmente. O período era uma demanda antiga, para descanso e treinamentos, táticos e técnicos. Era uma chance para fazer a equipe retomar o ritmo, projetando o G6 do Campeonato Brasileiro. Embora a missão em Porto Alegre fosse bem complicada, diante do vice-líder, desta vez com suas principais peças, a atuação rubro-negra decepcionou bastante.
O Sport foi extremamente passivo em campo, num problema iniciado já na escalação. A escolha de Luxemburgo na cabeça de área foi inexplicável. Tirou Patrick, até então o maior ladrão de bolas do campeonato, e optou por Anselmo, que na arena gremista só conseguia parar o adversário na falta. Ainda no meio-campo, promoveu a estreia de Wesley, lugar de Everton Felipe, “sem cabeça” devido à negociação para a Rússia – não concretizada. O volante/apoiador tentou dois chutes de fora da área e só.
No restante do time, os problemas de sempre, com a indefinição no ataque, com Diego Souza jogando mais adiantado do que deveria (ao menos considerando a sua melhor fase no leão), sem efetividade, e com André tendo que cair para a lateral, perdendo a sua característica.
Andando em campo, chegando totalmente desarrumado no ataque, com o mandante sempre antecipando a recomposição, o Sport não foi páreo ofensivamente. E defensivamente foi muito pior, com gols em profusão. No primeiro tempo, brilhou Edílson, numa cobrança e numa jogada de linha de fundo, com Everton completando. No segundo tempo, já com Patrick e EF em campo, o time pernambucano continuou sem combate no meio-campo. Quanto ao Grêmio de Renato Gaúcho, a intensidade se manteve, com dois gols de Fernandinho (pênalti e cabeça) e Dionathã, com o Sport já entregue. Um 5 x 0 categórico, fiel ao desempenho dos dois times. Foi a maior goleada já sofrida pelo leão no Brasileirão, igualando a goleada aplicada pelo Criciúma em 1994. Longe de ser competitivo, longe do G6…
Grêmio x Sport no Rio Grande do Sul, pelo Brasileiro (23 jogos) 18 vitórias do Imortal 4 empate 1 vitória do Leão