Diante do Flamengo de Arcoverde, na arena, o Náutico disputou a sua 16ª partida na temporada, sendo 9 no Estadual, 5 no Nordestão e 2 na Copa do Brasil. Agenda num ritmo frenético. Comparando com os maiores rivais, por exemplo, são cinco jogos a mais que o Santa Cruz e seis à frente do Sport. Com o elenco enxuto, o técnico Roberto Fernandes vem utilizando um “expressinho”, que, de forma surpreendente, vem dando conta do recado. Entre as formações com mais reservas que titulares, em São Lourenço, foram três apresentações e três vitórias, sobre Salgueiro, Afogados e Fla, 1 x 0.
A 5ª vitória no Campeonato Pernambucano, que valeu a manutenção da liderança, foi alcançada com méritos. O alvirrubro jogou melhor, sobretudo o atacante Robinho, com uma grande arrancada no primeiro tempo (quase fez um golaço), outra boa finalização na segunda etapa e o cruzamento para o solitário gol de Odilávio – que substituiu o inoperante Daniel Bueno.
Com o resultado, o timbu já garantiu a disputa das quartas de final do Estadual como mandante – a fase será em jogo único. Agora, lutará para também assegurar a vantagem numa possível semi, com o mesmo formato. Por fim, vale destacar que era mesmo preciso descansar as principais peças, uma vez que na quarta-feira, num intervalo inferior a 48 horas, o time inicia o confronto contra o Cuiabá-MT, pela terceira fase da Copa do Brasil, valendo uma cota de R$ 1,8 milhão – prioridade para o clube visando a saúde financeira na Série C.
Os 5 confrontos na história (todos pelo Estadual) 13/04/1997 – Flamengo 1 x 3 Náutico (Arcoverde) 14/05/1997 – Náutico 0 x 1 Flamengo (Aflitos) 22/05/1998 – Flamengo 1 x 1 Náutico (Arcoverde) 22/02/1999 – Náutico 3 x 0 Flamengo (Aflitos) 26/02/2018 – Náutico 1 x 0 Flamengo (Arena PE)
Retrospecto: 3 vitórias do Náutico, 1 empate e 1 vitória do Fla
A composição dos três representantes pernambucanos no Nordestão de 2019 será definida após a final do campeonato estadual, programada para 8 de abril de 2018. Entre os demais estaduais da região, apenas um não terminará nesta data. A exceção fica por conta do piauiense, com a final agendada para o dia 14. Além do cumprimento ao calendário do futebol nacional, há outro ponto importante: a seletiva da próxima Lampions, que começará dez dias depois (ou quatro para o representante do Piauí). É isso mesmo, a preliminar começará bem antes do fim o regional de 2018, que ainda estará nas quartas de final. São oito times, com o estado do Ceará sendo o único ausente na etapa, pois os seus dois classificados já estreiam na fase de grupos.
Vagas na seletiva da Copa do Nordeste: AL – melhor rankeado, à parte do campeão estadual BA – segundo melhor rankeado, à pare do campeão estadual MA – melhor rankeado, à parte do campeão estadual PB – melhor rankeado, à parte do campeão estadual PE – segundo melhor rankeado, à pare do campeão estadual PI – melhor rankeado, à parte do campeão estadual RN – melhor rankeado, à parte do campeão estadual SE – melhor rankeado, à parte do campeão estadual
No cenário local, a definição passa pela escolha do Sport. Explica-se: o clube é o melhor rankeado de PE e, por isso, já está no Nordestão 2019, inclusive à fase de grupos. Ocorre que mesmo classificado à última edição, na ocasião como campeão pernambucano, o leão desistiu de participar do regional de 2018. Como o pedido junto à CBF é anual, a direção rubro-negra teria que protocolar uma nova desistência. Fará? Pois isso afeta diretamente a lista da FPF, com outros dez candidatos – não por acaso, o Náutico, que ficara de fora, obteve a vaga em 2018 justamente na seletiva. Em 17 de fevereiro, após a eliminação na 2ª fase da Copa do Brasil, o presidente do Sport, Arnaldo Barros, afirmou o seguinte ao ser questionado se havia se arrependido da saída da Lampions (pois o clube só ficou com o Estadual e o Brasileiro):
“Arrependimento nenhum de ter largado a Copa do Nordeste. Para se ter ideia, em dois jogos disputados da Copa do Brasil ganhamos quase a mesma coisa da Copa do Nordeste inteira em 14 jogos. Ninguém tem bola de cristal. Se tivesse que tomar a mesma decisão (sobre a saída), tomaria de novo”
A partir deste post, faltam 41 dias para a final estadual. Na prática, porém, o prazo leonino é bem menor, pois precisa protocolar num dia útil, com a resposta saindo também num dia útil – e a final local será num domingo. Fora o período de análise. Em 2017, o Sport formalizou a desistência em 30 de junho, junto à Liga do Nordeste, com a resposta da CBF saindo apenas em 7 de agosto, 38 dias depois. Sobre o novo impasse, o blog entrou em contato com o Sport, em busca do posicionamento do presidente. Através da assessoria, Arnaldo Barros comunicou que ‘não quer falar sobre o assunto’.
Sobre o posicionamento do mandatário: 1) Já ficou claro que Arnaldo manteria a sua decisão, considerando que o Nordestão não terá mudança estrutural alguma no próximo ano
2) O mandato de Arnaldo Barros acaba em dezembro de 2018. Logo, a sua decisão seria aplicada já no início do próximo biênio executivo (2019/2020)
Prazos: 06/04 – Último dia útil antes da decisão do Pernambucano de 2018 08/04 – O jogo de volta da decisão do Pernambucano de 2018 18/04 – O jogo de ida da seletiva da Copa do Nordeste de 2019 26/04 – O jogo de volta da seletiva da Copa do Nordeste de 2019
Rubro-negro, qual é a sua opinião sobre a presença do Sport no Nordestão de 2019?