Maracanã? Tente de novo

Strahov Stadium. É do lado direito, é claro...

O maior: o estádio Evzen Rosicky, no lado esquerdo da foto acima, pode acomodar até 20 mil pessoas. Já o vizinho Strahov Stadium… Bem, esse já chegou a receber 230 mil pessoas.

Construído especialmente para a Copa do Mundo de 1950, o Maracanã ficou conhecido como o “maior estádio do mundo”. Pelo menos foi o que sempre se falou no Brasil. De fato, a final daquele Mundial – infelizmente vencida pelo Uruguai – atraiu uma multidão estimada em 200 mil espectadores. Milhares de pessoas pularam as catracas durante o empurra-empurra na entrada da decisão. Apesar de hoje poder receber “apenas” 90 mil torcedores (com o conforto de assentos), o recorde de público do estádio Mário Filho o credenciaria para o posto de maior do planeta. Mas não é o caso. Por sinal… Nunca foi!

Desde 1926, a cidade Praga, na República Tcheca, abriga o Strahov Stadium. Uma colossal construção que ocupa uma área de 6 hectares, e que foi ampliada em 1948 para receber até 230 mil pessoas. O estádio original foi inaugurado durante a Primeira República da então Tchecoslováquia, entre as duas Guerras Mundiais. Servia de palco para exibições em massa de ginastas (de forma sincronizada), conhecidas como Sokol. Posteriormente – após a reforma -, o Strahov foi o cenário de grandes atos do governo comunista, que passou a utilizar o Sokol como “ópio” para o povo.

No anos 60, até mesmo uma corrida de automóveis pôde ser realizada. Ainda houve mais uma reforma, em 1975. Grandes shows de rock também tiveram vez no Strahov Stadium, como Rolling Stones, Guns N’Roses, Pink Floyd, U2 e Genesis. No show dos Rolling Stones, em 18 de agosto de 1990, o estádio recebeu um público de 150 mil pagantes.

Com a ruína do comunismo em 1989, e com tanto espaço sobrando também, o estádio acabou virando um mamute branco (elefante seria pequeno nesse caso). O local deverá se transformar em um grande (!) centro comercial, incluindo um hotel e um shopping center. Já o vizinho Evzen Rosicky será demolido para que seja construído o novo estádio nacional (de futebol), com capacidade para 52 mil pessoas.

Mas por enquanto, a verdade é que o centro do campo de Strahov (que antes era de terra batida) deu lugar a 8 campos oficiais, e se tornou o Centro de Treinamento (CT) do Sparta Praga.

Foto: reprodução do Google Maps.

Você pode ver mais sobre o Strahov Stadium (em inglês) AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*