A primeira Ilha

Campo da Avenida MalaquiasPegando o gancho do texto de Carlos Celso sobre o antigo Campo da Avenida Malaquias, que pertenceu ao Sport de 1918 até 1937, aqui vai mais detalhes do primeiro estádio rubro-negro, cuja arquibancada de madeira e ferro foi comprada junto ao Fluminense/RJ, há 90 anos.

A estrutura – de 75 metros de comprimento e 40 metros de largura – foi trazida de navio para o Recife. O Flu se desfez de seu antigo estádio após construir as Laranjeiras, que se tornou o maior do Brasil. Já o estádio leonino supriu uma grande carência do futebol pernambucano, que tinha apenas campos murados.

A área onde um dia existiu a velha casa rubro-negra hoje abriga o clube AABB. O Sport jogou pela primeira vez no Campo da Avenida Malaquias em 2 de junho de 1918 (foto acima), contra o Torre, pelo primeiro turno do Estadual. O Leão venceu por 4 x 3, com gols de Batista e Tobias (2 cada um). Na imagem abaixo (de 1925), o destaque é a presença de carros estacionados na beira do campo. Naquela época, o futebol era um dos eventos sociais mais destacados do Recife.

Um dos jogos mais importantes da história do estádio aconteceu em 1919, quando o Santa Cruz ganhou do Botafogo/RJ por 3 x 2, em 30 de janeiro. Aquela vitória foi comemorada na cidade como um título, pois foi a primeira vez que um time nordestino conseguiu bater um clube carioca.

Campo da Avenida Malaquias

Capacidade: 8.000 pessoas (sendo 2 mil sentadas)
Inauguração: América 3 x 1 Flamengo (do Recife), em 15 de maio de 1918
Recorde de público: 8 mil espectadores (década de 30)

Antigo campo do Sport recebendo uma multidãoJogos da Seleção Brasileira (todos em 1934)
Brasil 5 x 4 Sport
Brasil 3 x 1 Santa Cruz
Brasil 8 x 3 Náutico
Brasil 5 x 3 Seleção Pernambucana
Brasil 2 x 3 Santa Cruz

Fotos: Arquivo

4 Replies to “A primeira Ilha”

  1. prefeitura de ilha comprida sp, publica oficialmente o hino da padroeira de ilha comprida, é (nossa senhora imaculada conceição aparecida), autor,júlio césar candela,
    atleta recordista nacional.

  2. atleta recordista do brasil (júlio césar candela) maratonista e fundista,conquista (120) medalhas para a cidade de ilha comprida sp, superando sua marca anterior que era de (105) medalhas, fonte para vereficação ou publicação (rank brasil recordes) uma marca historica (nacional). data da homologação 02 de setembro de 2011.

  3. diario de pernambuco a toda a equipe parabéns a todos um abraço do PRIMEIRO ATLETA RECORDISTA BRASILEIRO DE ILHAS,  (102) medalhas consquistadas para a comunidade de ILHA COMPRIDA SP BRASIL (VALE DO RIBEIRA) litoral sul de SP, atleta MEMBRO DO GUINNESS WOLDS RECORDS, JÚLI0 CÉSAR CANDELA (MARATONISTA E FUNDISTA) ICONE DAS ILHAS DO BRASIL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*