Sport, Santa e Náutico para sempre

Museu do Futebol

Pentacampeã mundial, a Seleção Brasileira sempre contou com os maiores craques do futebol mundial, como Pelé, Garrincha, Romário e Ronaldo, entre tantos outros. Os clubes do país também já tiveram verdadeiros esquadrões, que mexeram com a emoção do torcedor. No entanto, o país ainda sentia a falta de um lugar que pudesse expor tantas glórias históricas. Agora terá. Será inaugurado, no próximo dia 29, o Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu (foto abaixo), em São Paulo.

Os mais de 60 clubes inscritos – incluindo Sport, Santa Cruz e Náutico – enviaram um vasto material para a organização, como fotos, livros e flâmulas. A descrição do museu – cuja exposição vem sendo mantida em sigilo – é para deixar qualquer torcedor ansioso para conhecer a história do futebol nacional de forma mais aprofundada: “Trata-se do primeiro museu do país a retratar a paixão do brasileiro pela arte do futebol de forma interativa, tecnológica e sensorial”.

O museu ficará no PacaembuUma das principais peças do museu será a camisa 10 que Pelé vestiu na final da Copa do Mundo de 1970, quando a Seleção goleou a Itália por 4 x 1 e sagrou-se tricampeã. O uniforme havia sido adquirido pelo cineasta João Moreira Salles, em um leilão na Inglaterra, mas ele o cedeu para o Museu do Futebol.

Filmes, fotografias, narrações históricas, bolas, camisas… Um arquivo completo. A entrada custará R$ 6. No local ainda haverá uma loja temática, que será administrada pela Roxos e Doentes (a mesma gestão da Espaço Sport, do Rubro-negro pernambucano).

A loja terá uma área de 180 metros quadrados, e ítens licenciados de clubes brasileiros e estrangeiros, além de souvenires do Museu do Futebol. O curador do museu será o jornalista Leonel Kaz. A obra contou com o apoio da Fundação Roberto Marinho e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Veja a lista com os clubes que farão parte do novo museu AQUI.

Nota do Blog: A data inicial da abertura do museu era 22 de setembro (segunda-feira), mas a organização mudou a inauguração, inclusive no site oficial.

One thought on “Sport, Santa e Náutico para sempre

  1. Pingback: Na telona e no gramado | Blog de Esportes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>