O segredo do choro argentino

O cinema argentino vive uma fase espetacular. Neste ano, O segredo dos seus olhos ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro. E esse é mesmo um filmaço!

Abaixo, um outro segredo cinematográfico dos hermanos… Bem guardado até então. Trata-se de um vídeo promocional do Festival do Novo Cinema Argentino, que “desvenda” as técnicas para que os atores de lá chorem compulsivamente em cena…

“Não ganhamos uma Copa do Mundo desde 1986…”

“O Brasil tem três Copas a mais que a gente…”

“Um outro dia perdemos até do Chile!”

Essa corneta vai chegar aqui…

VuvuzelaVuvuzela.

Difícil olhar e não pensar que é apenas a popular corneta…

Na África do Sul a vuvuzela faz parte do espetáculo do futebol.

Antes, durante e após o jogo, o som constante de um enxame de abelhas não para. E é um som com muitos decibéis: ZUUUUUUUMM…

Nem mesmo o gol muda a sonoplastia dos jogos na Copa do Mundo de 2010. Zidane parece não ter curtido muito (que mala esse Materazzi, hein?). Até agora, o Mundial da África do Sul pode ser resumido em três palavras: Jabulani, Maradona e Vuvuzela.

Com preço acessível e aceitação enorme entre as crianças, não será surpreendente se essa moda chegar aqui nos estádios brasileiros (pernambucanos), com vuvuzelas personalizadas com as cores dos clubes (rubro-negra, tricolor e alvirrubra).

Contudo, o Diario de Pernambuco publicou uma reportagem sobre o malefício com o uso excessivo da vuvuzela, que chega até 140 decibéis, empatando com uma turbina de avião, como mostra a tabela abaixo. E olhe que o “limite” do desconforto é em 120 decibéis. A partide 85 já começa a nocividade auditiva. Leia a matéria AQUI.

Tabela do barulho

Desintoxicação

RadioativoApós 20 dias, a primeira folga da bola.

Infelizmente, nesta quarta-feira não haverá partida da Copa do Mundo!

A transmissão de jogos direto da África dá uma pequena pausa, pegando todos os fanáticos pelo futebol de surpresa.

Estava tão bom, né? Vários dias com até três jogos na televisão…

Não importa se foi Coreia do Sul x Grécia, Argélia x Eslovênia ou Suíça x Honduras.

Na Copa, o cara assiste até essas “quizilas” aí. Eu vi. Acredito que boa parte da turma que acessa ao blog também encarou esses jogaços…

Era jogo começando às 8h, outro jogo às 11h… E a overdose de futebol ficava completa às 15h30, com 270 minutos de bola rolando diariamente.

Aos poucos, o cenário mudou para apenas dois horários, 11h e 15h30.

Agora, com a fase decisiva, o intervalo entre os clássicos de verdade. Por isso, nada de futebol nesta quarta. E nem na quinta, diga-se…

Assim, está chegando a hora de desintoxicar do Mundial de 2010. E lembre-se: a partir de 11 de julho a situação piora. As Séries B, C e D vêm aí! 😕

Trilogia furiosa

Dunga em um dia de fúria

O vídeo “Dunga em um dia de fúria!” virou um hit no Youtube. O filme é uma bem bolada paródia da briga do técnico da Seleção com a imprensa na Copa do Mundo usando imagens do filme Um dia de fúria, sucesso de 1993 estrelado por Michael Douglas.

Há 10 dias na web, o vídeo já foi acessado por mais de 1 milhão de pessoas. O curta foi criado pelo mineiro Pablo Peixoto, que soube conduzir bem o sucesso da brincadeira. A consequência disso foi o lançamento da trilogia com o cada vez mais irado Dunga. Peixoto dubla todos os oito personagens, até a apresentadora Fátima Bernardes.

Episódio 1 (21/06) – A trama do primeiro “filme” envolve a briga do comandante da Seleção com a imprensa, principalmente com a TV Globo (3min29).

Episódio 2 (26/06) – No segundo, o duelo contra Portugal, junto à decisão de poupar Robinho do clássico da língua de Camões. Sobra até para a Itália (2min34).

Episódio 3 (28/06) – Fechando a trilogia, o confronto sul-americano contra o Chile, com o “mala” do Valdívia aperreando o juízo do treinador (3min25).

Abaixo, o filme mais recente. Mas, como a grande maioria das séries de sucesso no cinema, um 4º episódio deverá ser lançado após Brasil x Holanda. Blockbuster!

Analisando a elite da Copa

Diario de Pernambuco: 30/06/2010Diario de Pernambuco: 30/06/2010Já foram realizados 56 dos 64 jogos da Copa do Mundo da África. A competição irá entrar em sua reta final. Restou a elite: quatro times sul-americanos, três europeus e um africano.

O Diario de Pernambuco traz em sua edição desta quarta-feira um raio-x dos oito países que ainda seguem na luta pela Taça Fifa. Neste post, os PDFs das páginas. Veja a versão online do conteúdo AQUI.

Os quatro jogos das quartas de final vão acontecer na sexta e no sábado. Até lá, uma análise dos confrontos, destrinchando as equipes, aproveitando a vasta informação disponibilizada pelo scout da Fifa.

Dos 18 títulos anteriores, de 1930 a 2006, 12 taças ainda estão em jogo. O penta Brasil, a tri Alemanha e os bicampeões Uruguai e Argentina. Holanda, Espanha, Paraguai e Gana completam a lista da “Série A” da Copa de 2010.

Quartas de final – Parte IV

Um duelo em língua espanhola no último confronto das quartas de final. O Paraguai, que chega até esta fase pela primeira vez, quer ampliar o seu sonho. A Espanha, por sua vez, tenta voltar a ficar entre os quatro melhores do Mundial após 60 anos.

ParaguaiEspanhaParaguai x Espanha
Estádio Ellis Park
Joanesburgo, sábado (03/07), às 15h30

Será o 3º duelo nas últimas quatros Copas do Mundo. Quase um “clássico”. E pela primeira vez em uma fase eliminatória da competição. Os adversários jogaram na fase de grupos em 1998 com um insosso empate sem gols e em 2002, quando a Fúria venceu bem, por 3 x 1, em Jeonju (vídeo).

Entre outros atletas, estavam naquele jogo de oito anos atrás o paraguaio Roque Santa Cruz e os espanhois Casillas e Puyol. Saiba mais AQUI.

Fúria cirúrgica

Copa do Mundo de 2010: Espanha x Portugal

A geografia deixava claro que se tratava de um clássico. A história da Península Ibérica, então, nem se fala… E o futebol em campo também não deixou a desejar.

O Clássico Ibérico foi um jogo muito disputado nesta terça. O time de Portugal teve grandes momentos na partida, principalmente no primeiro tempo. No segundo, a Espanha resolveu sair para o jogo.

Dois ataques de qualidade e duas defesas consistentes. Cara de 1 x 0 mesmo. Com gol na raça… E classificação espanhola.

No rebote do seu próprio chute, o atacante David Villa marcou o solitário gol da vitória , aos 17 minutos da etapa final, chegando ao topo da artilharia também. E colocando o país, tido como um dos maiores favoritos, na reta final da Copa.

Vitória por 1 x 0, com precisão cirúrgica. Quanto à Portugal, chegou hora de voltar para casa. O embarque da TAP já está pronto (veja AQUI).

Foto: Fifa

Conmebol > Uefa

ConmebolUefaA classificação do Paraguai foi histórica não apenas para o país vizinho, que chega pela primeira vez às quartas de final, como para a Conmebol, que conta com um número recorde de filiados nesta etapa do Mundial.

São quatro países sul-americanas entre os oito melhores. E olhe que foram apenas cinco representantes. Europa? Três seleções, já considerando o vencedor do Clássico Ibérico. A armada do Velho Mundo desembarcou com 13 times na África do Sul…

Em 19 edições, esta é a segunda vez que se registra um número tão baixo para a Uefa. A primeira? Logo no pioneiro Mundial de 1930, no Uruguai, quando muitos países desistiram porque não encarar atravessar o Oceano Atlântico de navio.

Ou seja, levando em conta a evolução do futebol nesses 80 anos, a confederação europeia (Uefa) tem o seu pior desempenho até aqui. O “até aqui” foi escrito porque alguma equipe de lá pode faturar a Copa e destruir essa estatística.

A Conmebol, por sua vez, repete o seu melhor desempenho, também com 4 seleções. Em 1930, Uruguai e Argentina decidiram o título (a Celeste venceu), enquanto Chile e Brasil ficaram nos 5º e 6º lugares, respectivamente. Já na Copa da Itália de 1934 a soberania europeia foi 100%, com oito times nas quartas de final.

Sobre 2010: a América do Sul tem a chance de emplacar as duas semifinais: Brasil x Uruguai e Argentina x  Paraguai. Aí, confesso que já é um devaneio do blog…

La garantía soy yo

Copa do Mundo de 2010: Paraguai x Japão

O último empate sem gols numa fase eliminatória da Copa do Mundo havia sido em 2006, com Suíça e Ucrânia. Nos pênaltis, a ex-república soviética avançou.

Nesta terça, em Pretória, mais um jogo com 120 minutos sem um golzinho sequer… Com duas seleções buscando o mesmo sonho de chegar de forma inédita às quartas de final.

Mas foi um jogo sonolento (ZZZzzz). Ninguém se arriscou, nem no primeiro tempo, nem no segundo e nem na prorrogação… Não teve jeito: 0 x 0.

Para o time paraguaio, nenhuma novidade. Nas três vezes anteriores em que esteve nas oitavas, o time guarani também não balançou a rede. E foi eliminado em todas…

Com o sucesso na disputa de pênaltis, o Paraguai se tornou o sexto país da Conmebol a chegar às quartas de final na história. Antes, só Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Peru.

Uma classificação com garantia paraguaia. Made in Japan.

A venda de camisas da seleção do Paraguai será grande em Ciudad del Leste. Originais?

Foto: Fifa

Atenção passageiros com destino a…

Aviões da TAP e da Iberia

Lisboa ou Madri?

TAP ou Iberia? Uma das duas companhias aéreas mais famosas dos dois países vizinhos (quase irmãos) vai operar um voo inglório em breve.

Portugueses e espanhóis vão decidir a última vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010 em um superclássico da Península Ibérica, nesta terça, no Green Point.

Cristiano Ronaldo e companhia versus David Villa, Xabi, Iniesta etc.

Um jogo imprevisível envolvendo os desbravadores da América. A partida deverá acabar por volta das 22h30 no horário local, ou até às 23h, em caso de prorrogação. Provavelmente, o voo de volta no Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo será na quarta-feira. Abaixo, as distâncias entre as duas históricas capitais.

Cidade do Cabo / Lisboa = 8.527 quilômetros.

Cidade do Cabo / Madri = 8.541 quilômetros.

Quem vai embarcar…? É a última chamada.