Banho de boa sorte

Amistoso feminino: Brasil 4 x 1 Pernambuco. Foto: Helder Tavares/Diario de Pernambuco

Céu aberto nos últimos dias, com sol até. Do nada, com esse tempo maluco que vem castigando o Grande Recife nos últimos meses, uma chuva intensa nesta quinta.

Além dos alagamentos de sempre, a redução do público no Arruda, à noite, esfriando o clima festivo de um jogo cuja expectativa era de 20 mil pessoas.

O clima – que lá das cinzas do Chile já havia inviabilizado a vinda da Argentina – não colaborou, mas 5.012 pessoas foram prestigiar a Seleção Brasileira feminina.

Foram prestigiar a “Pelé de saia”, Marta. Craque. Eleita nos últimos cinco anos como a melhor jogadora do mundo. Desde já, candidata ao hexa. Luxo.

A rainha não decepcionou e marcou duas vezes na goleada por 4 x 1 sobre a seleção pernambucana, escalada de última hora e com muita vontade em campo.

Agora, as brasileiras partem para a Copa do Mundo, na Alemanha. Há muito o que melhorar ainda, tecnicamente, inclusive. Mas o grupo tem potencial e torcida.

Elas vão em busca do título inédito, a grande lacuna para desta geração de Marta.

Que a passagem no Recife, mesmo no toró, traga bons fluídos à equipe. Boa sorte!

Amistoso feminino: Brasil 4 x 1 Pernambuco. Foto: Helder Tavares/Diario de Pernambuco

Cumpriu a decisão de 1987, mas com “jeitinho”

Campeões brasileiros da Série A, segundo a CBF

Notificada pela Justiça Federal, a Confederação Brasileira de Futebol se viu obrigada a publicar a resolução 6/2011, revogando a sua decisão de dividir o título brasileiro de 1987, fato que havia ocorrido há quatro meses.

Acima, um print screen do site oficial da CBF. Nota-se que o nome do Sport está escrito de forma errada e que o Flamengo segue como campeão de 1987…

A imagem foi captada pelo blog às 21h desta quinta-feira. Veremos quanto tempo será gasto para atualizar a página da entidade…

A CBF está ou não está cumprindo a determinação da 10ª Vara da Justiça Federal?

As gravatas do poder

Joseph Blatter e Carlos Alberto Oliveira, presidentes da Fifa e da FPF. Foto: FPF/divulgação

Se alguém duvidava, aí está…

O site da FPF acaba de publicar uma série de fotos do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira, durante o 61º Congresso da Fifa, em 1º de junho, na Suíça, que manteve Joseph Blatter no poder.

Além de Blatter, Carlos Alberto também aproveitou para tirar fotos com Franz Beckenbauer, Michel Platini, João Havelange e Ricardo Teixeira.

O dirigente pernambucano, acompanhado da esposa, chefiou a delegação com os presidentes das federações potiguar (José Vanildo) e mineira (Paulo Schettino).

O blog já havia postado que a última eleição da Fifa contou com o voto favorável de Carlos Alberto, representando a CBF (veja aqui).

Carlos Alberto Oliveira e Michel Platini. Foto: FPF/divulgação

Do apagão até o rebaixamento

Luz

Sim, a Cabense está rebaixada.

De fato e de direito.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) finalmente julgou o caso do apagão, ocorrido na primeira rodada do Campeonato Pernambucano de 2011, em 13 de janeiro, no duelo contra o Salgueiro, no Sertão.

Na ocasião, com um documento da Celpe, indicando o culpa do mandante pela falta de energia, o time alviazulino se negou a jogar no dia seguinte.

No entanto, após um logo imbróglio de cinco meses, o Pleno do STJD modificou a decisão do TJD/PE, tirando os pontos do representante do Cabo de Santo Agostinho.

Decisão proferida às 16h57 desta quinta-feira.

Assim, o Ypiranga, favorecido anteriormente pela decisão da FPF, que não havia dado os pontos à Cabense, está mantido na elite local.

Conclusão: a palavra de Carlos Alberto Oliveira tem mais peso que uma decisão do TJD.

Veja como foi o julgamento no site da Justiça Desportiva.

Bolo de 150 anos com Wembley de presente

Federação Inglesa de FutebolTradicionalíssima, a The Football Association irá completar 150 anos em 23 de outubro de 2013.

A federação inglesa é a entidade de futebol mais antiga do mundo. A Fifa, por exemplo, foi fundada 41 anos depois. Imagine o futebol em 1863! Pois é.

A criação a FA, na Freemason’s Tavern, em Londres, ocorreu exatamente após uma longa reunião com dez clubes, consolidando as regras que as universidades vinham praticando naquele esporte ainda em formação. Assim, as regras foram unificadas.

Com tanta história, os criadores do futebol ganharam um presente de aniversário antecipado.

Dois anos após a final da Liga dos Campeões da Uefa entre Barcelona e Manchester United, o estádio de Wembley voltará a receber a decisão da maior competição europeia de clubes, “furando a fila”.

O anúncio para 2013 foi confirmado pela Uefa nesta quinta-feira. Assim, o maior estádio do país – já remodelado – abrigará uma final deste porte pela 7ª vez.

1963 – Milan (Itália) 2 x 1 Benfica (Portugal) – 45.700 pessoas
1968 – Manchester United (Inglaterra) 4 x 1 Benfica (Portugal) – 92.225
1971 – Ajax (Holanda) 2 x 0 Panathinaikos (Grécia) – 90.000
1978 – Liverpool (Inglaterra) 1 x 0 Brugge (Bélgica) – 92.000
1992 – Barcelona (Espanha) 1 x 0 Sampdoria (Itália) – 70.827
2011 – Barcelona (Espanha) 3 x 1 Manchester United (Inglaterra) – 87.695

Copa de 2014 além das três dimensões

Hideyuki Hata, líder mundial da parceria Sony/Fifa. Foto: Cassio Zirpoli/Diario de Pernambuco

São Paulo – Na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, a Sony filmou 25 partidas com câmeras 3D, liberando o sinal ao vivo para poucos lugares no mundo.

Todas as partidas em três dimensões foram exibidas em eventos fechados.

O contrato de patrocínio da companhia de eletrônicos junto à Fifa vai até 2014 – ao todo, serão 305 milhões de dólares investidos em oito anos -, e as ideias já vêm sendo articuladas para o Mundial do Brasil. Como avançar? Como surpreender o público?

O líder mundial da empresa para a parceria Sony/Fifa, o japonês Hideyuki Hata, afirmou, em entrevista ao blog nesta quarta-feira, que existe a possibilidade, sim, de transmitir todos os 64 jogos da Copa em 3D.

E, desta vez, em eventos abertos ao público, como em cinemas, por exemplo.

Porém, a decisão passa pela própria Fifa, pois a transmissão da competição ainda é uma decisão exclusiva da entidade que comanda o futebol.

No caso, o maior problema será justamente a infraestrutura em 2014. No entanto, Hideyuki – presente no evento anual da Sony no país – deu uma resposta intrigante.

“Ainda estamos vendo o que faremos para surpreender em 2014, pois é o último ano da parceria (que pode ser renovada, claro). Fizemos ações em todas as competições da Fifa, como Sub 17 e o campeonato feminino, mas a Copa no Brasil será diferente, única. Além disso, ainda temos três anos até lá. Três anos com novas tecnologias. Por isso, não podemos garantir que a surpresa será o 3D.”

O que esperar até lá? Jogos em holograma?!