Sem atividade de fato no campo, hora dos bastidores no futebol pernambucano.
No Arruda e na Ilha do Retiro, um fim de ano quente na política. Lideranças em choque, entre propostas e troca de farpas. Situação e oposição.
Os dois clubes mais populares do estado irão passar pelo processo eleitoral visando a presidência executiva no biênio 2013/2014.
A primeira votação será realizada no Santa Cruz, no dia 7 de dezembro. Depois, urnas abertas no Sport, dia 17. No blog, uma enquete com cara de “boca de urna”.
Obviamente, a enquete é aberta, enquanto nas agremiações apenas os sócios devidamente em dia e registrados há pelo menos um ano terão direito a voto.
Mas vale a pesquisa. Cada torcida escolhe a sua opção abaixo…
Confira um post sobre os bate-chapas nos grandes clubes recifenses desde 2000 aqui.
Quem deve ser o presidente em 2013/2014? Vote no Santa Cruz ou no Sport
Sport - Homero Lacerda (Sport Vencedor) (42%, 512 Votes)
Sport - Luciano Bivar (Chapa da Verdade) (35%, 421 Votes)
Santa Cruz - Antônio Luiz Neto (Força da União e Avanço) (18%, 215 Votes)
Santa Cruz - Joaquim Bezerra (Ética e Profissionalismo) (5%, 63 Votes)
Pelo quinto ano consecutivo o futebol do Nordeste será representado na fase nacional da Copa Sul-americana, criada em 2002.
Para o Náutico confirmar a sua vaga, pré-garantida, basta não chegar às oitavas de final da Copa do Brasil de 2013. Como a diretoria timbu já fez questão de afirmar, a participação internacional será mais importante na próxima temporada.
Antes do Alvirrubro, pioneiro entre os clubes pernambucanos, disputaram o torneio Vitória (2009 e 2010), Ceará (2011) e Bahia (2012).
Abaixo, os resultados da enquete sobre a “Escolha de Sofia” entre Copa do Brasil e Copa Sul-americana, num formato absurdo e antidesportivo, criado pela CBF. Entenda aqui.
As três maiores torcidas do estado optaram pelo campeonato da Conmebol…
Se você pudesse escolher, qual torneio seria prioridade para o seu clube?
Sport – 588 votos
Copa Sul-americana, na primeira fase – 56,12%, 330 votos
Copa do Brasil, nas oitavas de final – 43,87%, 258 votos
Náutico – 476 votos
Copa Sul-americana, na primeira fase – 83,61%, 398 votos
Copa do Brasil, nas oitavas de final – 16,38%, 78 votos
Santa Cruz – 323 votos
Copa Sul-americana, na primeira fase – 52,01%, 168 votos
Copa do Brasil, nas oitavas de final – 47,98%, 155 votos
Remodelada no formato brasileiro, a Copa Sul-americana de 2013 terá oito times do país, mas com um critério pouco ortodoxo, que mistura o desempenho em três competições.
É preciso ler e reler para entender de forma segura a fórmula que praticamente garante o Náutico e que dá esperança, acredite, ao Sport.
Com o fim das edições desta temporada das Séries A e B, já é possível configurar os caminhos para a confirmação das vagas destinadas à CBF para o torneio internacional, agendado para começar somente em 14 de agosto do ano que vem.
Abaixo, a fila para a classificação ao torneio organizado pela Conmebol.
Os oito primeiros têm vaga pré-assegurada. Para confirmar, esses times não podem chegar, necessariamente, às oitavas de final da Copa do Brasil de 2013, a quarta fase do mata-mata. A competição nacional começará em 3 de abril. A definição da terceira fase deverá ocorrer após a Copa das Confederações, em junho.
Somente a presença de um desses times nas oitavas da Copa do Brasil abre a chance para os demais da fila, e assim sucessivamente. Tudo por causa do apertado calendário do futebol nacional e o choque de datas. A 4ª fase do mata-mata da CBF tem dez vagas abertas, pois seis pertencem aos times que virão após a Taça Libertadores.
Como curiosidade, a ordem dos postulantes à Sul-americana, que coloca os quatro clubes que conquistaram o acesso à elite na frente dos quatro rebaixados neste ano.
CENÁRIO – A
São Paulo vice-campeão da Sul-americana 2012, confirmado na Copa do Brasil 2013.
Náutico
O Alvirrubro ficou com a 7ª vaga na Copa Sul-americana. No caso, depende apenas do clube, que já adotou o discurso de participar do torneio. Ou seja, deve escalar um time misto na Copa do Brasil. Resta saber em qual fase, pois o Timbu precisa ser eliminado no máximo na terceira etapa. Abrir mão da vaga na Copa do Brasil, uma vez que não há a real intenção de disputá-la, não é possível.
Sport
Ao invés de “secar”, o Rubro-negro irá “torcer” por outras equipes. A chance é remota, mas existe. Dos quinze times na sua frente, pelo menos oito, independentemente da divisão, precisam se classificar às oitavas de final da Copa do Brasil.
CENÁRIO – B São Paulo campeão da Copa Sul-americana. Assim, o Tricolor sairia da Copa do Brasil 2013, pois teria que disputar a Libertadores e a Sul-americana no mesmo ano. Neste caso, o Vasco, melhor colocado no Brasileirão entre os não classificados à Libertadores, irá automaticamente às oitavas da Copa do Brasil. Logo, está fora da Sul-americana.
Náutico
Mesmo contexto do cenário A.
Sport
A possibilidade melhoraria um pouquinho. Em vez de 15 times na sua frente, seriam 14. Isso diminuiria também o número de equipes classificadas à quarta fase da copa nacional, agora com sete.
Em caso de dúvida, veja o texto oficial da CBF sobre o critério da Sul-americana aqui.
Em julho de 2013, o Náutico fará uma mudança drástica em sua história.
Deixará os Aflitos, onde manda seus jogos desde 1918, quando o local nem era chamado de estádio, um status adquirido só em 1939, com as primeiras arquibancadas.
O Timbu, como se sabe, passará a jogar na Arena Pernambuco, cujo contrato com o consórcio que irá operar o novo estádio se estenderá por trinta longos anos.
Dos atuais 20 mil lugares para 46 mil com a última geração de modernidade. A estreia de fato será na Série A do Campeonato Brasileiro, com 19 jogos em casa.
Os primeiros ingressos começam a ser vendidos a partir de 4 de dezembro, em categorias até então praticamente inexistentes nos Aflitos. Exclusivas: assentos premium e camarotes, totalizando 6.130 ingressos à disposição de forma antecipada.
No Eládio de Barros Carvalho existem apenas três camarotes, usados pela diretoria e convidados. Em São Lourenço serão 102 espaços, com 1.530 lugares ao todo.
Além disso, o torcedor poderá comprar pacotes para os 4.600 assentos premium. O valor inclui ingressos para todos os jogos – exceto os da Fifa – e serviço de hospitalidade, outra novidade no Clube Arena Prime, inserida no conceito multiuso do arena.
Os modelos de negócio variam por temporada, de 1, 3 ou 5 anos. A venda ocorrerá no Shopping Recife, em uma loja de 96 metros quadrados.
Desde já, a expectativa sobre o fôlego do torcedor alvirrubro para o novo patamar do futebol profissional em que irá se estabelecer o Náutico.