A construção da Arena Pernambuco foi antecipada em oito meses para colocar o estado na Copa das Confederações de 2013. Ao custo extra de R$ 118 milhões, o empreendimento ficou pronto para receber três jogos no torneio.
Já foram vendidos 83.110 ingressos para as partidas agendadas por aqui. Qual é a relação desse público com o turismo, a mola mestra do investimento?
A secretaria de turismo do estado divulgou a projeção de visitantes no período do torneio, de 15 a 30 de junho. A expectativa impressiona num primeiro olhar, com 425 mil turistas, sendo 416,5 mil brasileiros e 8,5 mil estrangeiros.
O percentual de ocupação nos leitos dos hotéis chegaria a 85%.
Para o cálculo da secretaria de turismo foi levado em consideração a oferta de leitos, ocupação hoteleira em junho e a permanência média nos municípios com até 130 quilômetros de distância do Recife, atendendo à orientação da Fifa.
O número de entradas vendidas corresponde a 19,5% dos turistas projetados. O número torna-se ainda mais irreal pois 97% dos ingressos foram vendidos no Brasil. No cenário local seriam só 2.493 ingressos nas mãos dos gringos.
Nota-se que o dado do estado conta toda a movimentação turística, à parte da relação com as seleções de Espanha, Uruguai, Itália, Japão e Taiti. Sobre o sol forte na praia de Boa Viagem neste mês, só mesmo nas agências de turismo…
A Fifa divulgou o balanço oficial da venda de ingressos.
Belo Horizonte – 80,3% (locais), 16,6% (brasileiros de outros estados) e 3,1% (estrangeiros)
Brasília – 80,7% (locais), 18,7% (brasileiros de outros estados) e 0,6% (estrangeiros)
Fortaleza – 69,3% (locais), 26,1% (brasileiros de outros estados) e 4,7% (estrangeiros)
Recife – 84,5% (locais), 13,4% (brasileiros de outros estados) e 2,1% (estrangeiros)
Rio de Janeiro – 65,3% (locais), 31,1% (brasileiros de outros estados) e 3,6% (estrangeiros )
Salvador – 74,2% (locais), 24,3% (brasileiros de outros estados) e 1,5% (estrangeiros)