Lacuna na mobilidade das Confederações no Recife alerta sobre obras para 2014

Esquema de mobilidade no Recife para a Copa das Confederações 2013. Crédito: Arte sobre dados da Secopa/PE

O balanço feito pela Fifa sobre a Copa das Confederações apontou apenas uma falha gritante. A distância dos campos de treinamento no Recife.

As longas distâncias e o trânsito da cidade realmente foram um entrave claro.

Aproveitando o tema, vamos a um balanço dos investimentos listados na matriz do estado para o evento teste. Nem todos ficaram prontos a tempo.

Se nem a arena ficou 100%, faltando o trabalho de acabamento em alguns setores e a iluminação da fachada, na mobilidade o caminho foi semelhante.

Estruturalmente, apenas a duplicação da BR-408, com o viaduto e o acesso à arena, e acanhada Estação Cosme e Damião, inaugurada em cima da hora.

Outras ações, contudo, foram parcialmente concluídas. Como os terminais integrados do TIP e Cosme e Damião. No Ramal da Copa, parte do trecho só tem uma pista. Mesma situação no viaduto de Ouro Preto, no sentido subúrbio.

Terminal marítimo? O prazo era março. A obra segue em andamento…

Ao todo, o investimento em mobilidade para o torneio seria R$ 717 milhões. Que a execução das obras para o Mundial, de R$ 2,2 bilhões, não seja o mesmo ritmo. O legado é importante, assim como sua utilização nos torneios da Fifa.

2 Replies to “Lacuna na mobilidade das Confederações no Recife alerta sobre obras para 2014”

  1. Vocês realmente acreditam que essas obras serão a solução definitiva para a mobilidade urbana da RMR ? Tudo isso aí só é/será solução definitiva para o bolso de alguns!

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