A sétima classificação da Segundona 2013

Classificação da Série B 2013, na 7ª rodada. Crédito: Superesportes

A segunda divisão nacional estava paralisada desde o dia 11 de junho. Todos os times passaram por pequenos processos de reformulação no período. O campeonato volta agora ao seu padrão com as noites de terças e sextas-feiras, intercaladas por jogos ao sábado.

Com a 7ª rodada finalizada na noite deste sábado, o Sport voltou a se aproximar do G4. A vitória em Joinville deixou o Leão a um ponto da zona de classificação.

Até o momento, o Rubro-negro vai na base do 8 ou 80. Ou vence ou perde. Por sinal, apenas três times na Série B ainda não empataram na Série B.

A 8ª rodada do representante pernambucano
13/07 – América-RN x Sport (16h20)

Arena e público, ok. Faltou só o futebol alvirrubro na retomada da Série A

Série A 2013, 6ª rodada: Náutico 1x3 Ponte Preta. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Deveria ser uma noite emblemática para o Náutico. Na verdade, até foi. Mas não pelo motivos imaginados nas últimas semanas pelos alvirrubros…

A primeira apresentação oficial na Arena Pernambuco será digna de nota nos próximos longos anos em que o Náutico mandará os seus jogos por lá.

Diante de 19.414 torcedores, num público bem acima de sua média nos Aflitos, o Alvirrubro buscava de cara a recuperação na Série A. Como adversário, o lanterna do Campeonato Brasileiro nas cinco primeira rodadas.

Com quase um mês de preparação e vários reforços, o Timbu tinha a esperança renovada para a retomada da Série A. Mas, ao que parece, os maus resultados nos amistosos em Natal não foram acidentes de percurso.

Composto por quatro volantes, o time agora treinado por Zé Teodoro foi derrotado por 3 x 1, somando mais um revés como mandante.

O resultado já pressiona técnico, apesar de ter sido o seu primeiro jogo oficial.

Em campo, o time foi lento e com a criatividade opaca, sem supresa, claro. O Alvirrubro ainda teve algumas chances no primeiro tempo, mas terminaram em gols desperdiçados de maneira incrível, com Rogério e Willian Alves. Depois, se perdeu, sobretudo nas bolas alçadas.

Aos 27 da etapa final, já com a diferença de três gols, Caion acertou um chutaço de fora da área. Insuficiente para gerar uma pressão, apesar do bom público.

Agora, nada de parada. Ocupando a lanterna, o time terá que levantar logo a cabeça, pois o ritmo da elite nacional só tende a aumentar.

E que a Arena Pernambuco vire logo um ponto a favor. A pressão dos Aflitos e o seu gramado sui generis estão no passado. É preciso se reinventar.

Série A 2013, 6ª rodada: Náutico 1x3 Ponte Preta. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Um Sport vibrante e uma vitória emocionante em Santa Catarina

Série B 2013, 7ª rodada: Joinville 2x3 Sport. Foto: RODRIGO PHILIPPS/Agência RBS/ESTADÃO CONTEÚDO

Uma das principais críticas ao time do Sport nos últimos tempos era a falta de vibração. Tecnicamente há limitações. Taticamente, inúmeras lacunas.

Mas, além disso, a equipe rubro-negra parecia um tanto desalmada em campo, como já foi dito inúmeras vezes pelo blog.

Isso faz diferença, sobretudo em jogos pilhados como os da Série B, oscilando entre lances de efeito e falhas grotescas, com arbitragens de baixo nível.

É preciso puxar os companheiros, se impor no gramado, se refazer rapidamente ao levar um baque na partida.

No Leão, neste sábado, o time foi, sim, vibrante.

E voltou a vencer longe de Pernambuco. Bateu o então vice-líder.

A história do jogo foi emocionante. O Sport teve uma boa atuação, compactado em campo, procurando encaixar troca de passes em velocidade.

Assim, abriu dois gols de vantagem, com Camilo e Marcos Aurélio.

Uma dupla falta de atenção na defesa, com Patric e Tobi, resultou no primeiro gol do Joinville um minuto após o 2 x 0 no marcador. Já no segundo tempo.

A pressão, claro, aumentaria. O frio era só no termômetro. Mesmo com o jogo quente, o time não se desestruturou. Manteve a pegada, ligadíssimo.

Mas, através de uma penalidade discutível, os catarinenses empataram.

Ficaram perto da virada. Paralelamente a isso, jogadores rodados como Marcos Aurélio, Magrão e Pereira falavam bastante. Era preciso. Mas não só isso…

Um guerreiro chamado Anderson Pedra se mostrou fundamental na escalação de Martelotte. Lucas Lima, se ficar mais acordado, tem futuro.

Misturando tudo isso, com raça, o gol da vitória saiu. E outra bela troca de passes, a improvável conclusão do volante Renan, 3 x 2.

Um resultado positivo após quase um mês de treinamento.

Com poucas contratações, mas bastante orientação, correção e improvisação.

E uma boa dose de consciência sobre o papel do Sport nesta Série B…

Série B 2013, 7ª rodada: Joinville 2x3 Sport. Foto: LEANDRO FERREIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO