O tamanho da torcida do Santa Cruz via Expresso Coral, de 5 a 6 milhões

Ônibus oficial do Santa Cruz, Expresso Coral

O ônibus oficial do Santa Cruz, o Expresso Coral, foi apresentado em setembro de 2008, pelo então presidente do clube, Edson Nogueira. No veículo, um avanço estrutural, chamou a atenção uma frase na parte traseira.

“Movido por 5.000.000 de apaixonados”.

Na ocasião, a população de Pernambuco era de 8,8 milhões de habitantes. Ou seja, 56% da população seria tricolor.

Em 2015, o atual mandatário tricolor, Alírio Moraes, mandou repaginar o busão, agora chamado de Expresso Coral II, com um novo adesivo. Na parte traseira, novo dado sobre a torcida.

“Movido por 6.000.000 de apaixonados”.

Segundo a projeção mais recente do IBGE, a população do estado é de 9,2 milhões. Logo, 65% da população seria tricolor.

Segundo a pesquisa nacional mais recente, elaborada pelo Ibope, em 2014, a torcida do Santa Cruz teria a preferência de 24% dos pernambucanos, ou “2.200.000 de apaixonados”.

E a parcela da torcida fora de Pernambuco? Infelizmente, nenhum clube do Nordeste tem sequer 500 mil torcedores fora de seu estado de origem.

Este é apenas um exemplo da autoafirmação dos clubes locais. Não se limita apenas ao Arruda. Na Ilha do Retiro, por exemplo, está pintado “campeão do centenário”. Basta ser um pouco racional para discordar…

22 Replies to “O tamanho da torcida do Santa Cruz via Expresso Coral, de 5 a 6 milhões”

  1. rapaz vamos ser realista, o torcedor do santa cruz é da classe pobre, mais em sua totalidade representa pelo menos 50% do torcedor pernambucano, e aqui em são paulo não é diferente tanto é que em alguns jogos com a portuguesa de desportos a torcida do santa cruz era bem maior no estádio, e essa pesquisa que fazem por ai que não merece confiança onde se entrevista 20 pessoas que em determinado bairro onde a predominância é do rival, e se entrevista 15 do outro time no qual o bairro predomina torcedores do santa cruz, gente da imprensa vamos ser coerente, essa torcida do santa cruz era noticias nas páginas dos jornais da espanha o que querem mais.

  2. E só tem torcedor tricolor em pernambuco agora? Esse Cássio Zirpoli só conversa merda, vai procurar o que fazer repórter!

  3. Em resposta ao Cassio Zirpoli, esta estimativa é no âmbito nacional, e até mundial, pois todos os clubes têem torcedores no exterior. E quanto a afirmação prepotente e magalomaníaca da (coisa), que lhe é peculiar de que foram campeões do centenário, fica só na esfera da irracionalidade rubro-negra.

  4. CORRIGINDO O TEXTO. O SANTA É UMA VERDADEIRA PIADA. INCONTESTAVELMENTE A TORCIDA RUBRO-NEGRA É MAIOR. PODEM CHORAR E ESPERNEAR, MAS ISSO NUNCA VAI MUDAR.

  5. ESSE SANTA CRUZ SAUDAÇÕES RÉ UMA VERDADEIRA PIADA. KKKKK RUBRO-NEGRAS( A MAIOR DE PERNAMBUCO). INCONTESTÁVEL.

  6. Piada esse Santa Cruz.. O Sport deve ter uns 4 milhões de torcedores.. Náutico e Santa Cruz, juntos, uns 3,5 milhões.. O resto, torcedores paraibacas.. A mais pura verdade é essa..

  7. 6 milhões reflete a a realidade da maior torcida de Pernambuco.
    Existe uma diferença gigante entre torcedores de modinha e torcida apaixonada.
    Torcedores de modinha é o que mais se vê do lado do Sport, enquanto no Santa Cruz o que nos move é a paixão pelo clube, a sua história.
    Santa Cruz além de ser um clube de futebol é um movimento cultural de Pernambuco, e isso incomoda muita gente.
    O chôro é livre 🙂

  8. Na boa, não costumo entrar no mérito de qualquer postagem aqui, o espaço é democrático e cada um diz o que pensa, mais dessa vez vou defender Cássio Zipolle, acho que é assim que se escreve, quanto a uma postagem do EASN. Parceiro, tua comparação como pesquisa do IBGE nas urnas com as de amostragem de torcedores em Pernambuco foi no mínimo infeliz, pra não dizer burra, porque no “VOTO” você muda de ideia de acordo com as informações e comportamento do candidato, o seu time você não muda (com exceções) quando apanha, se fosse assim a barbie há 11 anos sem nem ganhar nem disputa de porrinha não teria nenhum torcedor, a banguelada teria deixado de torcer pela cobra morta quando foi parar na série “Z”, enfim, com exceção da garotada até os 11 anos que só gosta de torcer por time vencedor, depois disso não muda, porque você acha que a gurizada é 99% torcedora do SPORT hein???

  9. “tem doido que acredita em tudo”

    Bela frase, inclusive pode ser utilizada para quem a escreveu…

  10. Esse EMO presidente da cobra morta precisa ser internado, tudo bem que pelas bandas do canal da imundice a MEGALOMANIA já é tradição e que o DELÍRIO MORAIS desde que assumiu tem como meta ser mais treslocado que TOINHO LERO LERO presidente anterior, mais essa boneca precisa ser internada por maluquice aguda. Qualquer hora dessas, esse cara vai comer um pote de merda em plena coletiva só pra mostrar que é corajoso e ai vai chocar muita gente, cuidado É PERIGOSO,kkkkkkkkk.

  11. Só pra constar moro no RJ ha 18 anos e torço pelo Santa, pode me colocar na estatística de torcedores além dos 8 milhões da população pernambucana. Quanto ao centenário, tem doido que acredita em tudo. rs rs

  12. Duas afirmações absurdas, Santa Cruz com 6 milhões de torcedores e Sport campeão do Centenário (sou rubro-negro e discordo desse “título”) mas uma outra coisa me chamou a atenção: o Presidente da Santa Cruz usa o MESMO ÔNIBUS com nova adesivagem e o chama de Expresso Coral 2, como se fosse um OUTRO ÔNIBUS? Sério isso?

  13. Cássio, e vc discorda que o Sport foi campeão em seu centenário? Quantos anos de existência tinha o clube no dia em que se consagrou campeão pernambucano de 2006? Em nenhum momento o clube diz que foi o campeão do ano do seu centenário, mas sim que conquistou um campeonato estadual com 100 anos completados de fundação. Se um clube ganha um campeonato com 100 anos, é campeão em seu centenário sim, o que pode ser diferente do campeão do ano do centenário do clube

  14. cassio na boa essa materia vc fez com seu lado rubro-negro !!!!! na boa pior materia q vi aki vc fala como se so tivesse torcedor do santa no estado , se o bus do sport poe la 5Bilhoes de torcedores nao ia se falar nada ou ia enaltecer o sport ae fica tenso colocando o lado clubistico no meio!!!!!

    e falar em dados do IBGE é o msm q fala q marina na frente de aecio e 2ºturno foi quem mesmo ???

  15. Como sempre dirigentes amadores tratando os torcedores como imbecis. Mas, espera aí. Acho que os dirigentes tem razão. Só imbecis pagam 50 reais para torrarem no sol e assistirem jogos em pocilgas que os dirigentes locais insistem em chamar de estádios (Só a Arena pode ser considerada estádio).

  16. Nunca foram 5 milhões, mas o tricolores somam 1 milhão de tircedores do Náutico. Talvez todas as duas torcidas juntas cheguem a 3 milhões.

  17. Nossa… Que chorôrô hein Tiago Tavares? A matéria traz fatos, pesquisas e um pouco de opinião que nada tem a ver com clubismo. Mas é sempre assim, os que não tem argumentos partem pro caminho mais fácil… Deixa de ser bitolado, é óbvio que o Santa não tem 6 milhões de torcedores, assim como é ridículo os dizeres “campeão do centenário” do Sport.

  18. Sou tricolor, mas reconheço que o nosso presidente exagerou nos números! Acho que nem o Bahia, que tem a maior torcida do Nordeste, tem 6 milhões de torcedores! Agora a pior de todas as auto afirmações você encontra na Ilha: “campeão do centenário”. Que centenário (1905-2006)?

  19. Dificil é entender a mídia pernambucana, o clubismo ainda impera nas tendências, é muito fácil pensar num clube que só exista no estado onde ele está alocado, sabemos que somos milhões de tricolores sim, e muito mais de 2.200.000, afinal não só existem torcedores do Santa Cruz em Pernambuco… Parabéns pela perda de tempo escrevendo essa matéria, e pela ridícula tentativa de menosprezar os clubes pernambucanos. Uma vergonha um jornal de tão grande porte publicar algo como este… Lastimável…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*