A violência nos arredores da Ilha do Retiro em dia de Clássico das Multidões

Violência no Clássico das Multidões, Sport 1x1 Santa, em 05/04/2015. Imagens: TV Clube

O esquema de segurança da polícia militar delimita um raio de 5 km no entorno do estádio nos clássicos na capital pernambucana. Na Ilha, no Clássico das Multidões que encerrou o hexagonal do título de 2015, o efetivo total foi de 485 policiais, dos quais 344 fora do estádio. A partir desse dado – que varia de jogo a jogo, dependendo da demanda analisada pela própria PM -, vamos aos vídeos abaixo, com um confronto generalizado entre supostos integrantes das duas maiores torcidas organizadas da capital (Jovem e Inferno Coral).

Sim, as uniformizadas locais estão proibidas pela justiça, mas estão “enganando” por aí, com a camisa da mesma cor e a palavra “paz” no peito. Na prática, é exatamente o oposto, com a violência sem limite – gerando excesso da própria polícia. No fim, as cenas de sempre, com pancadaria, vandalismo nas ruas e nos ônibus, corre-corre, tiroteio…

É preciso aumentar o raio de ação, a quantidade de policiais ou a estratégia? Talvez, todas as opções, além da execução da lei, com o veto real às TOs.

A reportagem da TV Clube fez uma varredura no Recife, no raio de ação dos 334 policiais militares destacados no domingo…

Vídeo registrado por um morador de um edifício próximo à Ilha, com a chegada da torcida organizada, com confusão apesar da escolta.

4 Replies to “A violência nos arredores da Ilha do Retiro em dia de Clássico das Multidões”

  1. e como os torcedores gritam, e a pior policia do brasil, eu como um verdadeiro torcedor da paz, fui agredido covardemente por esses pessoas que se dizem policiais, eu estava apenas tentando subir no onibus, quando um policial da cavalheria meteu o chicote do cavalo nas minhas costas, fiquei muito revoltado com tamanha covardia, infelismente pra sorte dele não pode fazer nada!

  2. Esses marginais travestidos de torcedores deveriam receber punição exemplar. Mas, para nossa patética imprensa, o importante é mostrar fragmentos de imagens passando a ideia de truculência por parte da PM. Depois essa mesma imprensa fica com cara “de bunda” quando um marginal atira vaso sanitário das arquibancadas!!

  3. Cassio
    Transmita ao Major Júlio Aragão, que ele nao deve abrir processo administrativo para isso. Os citados “possiveis excessos da policia” é que tiram a autoridade de que tem que colocar ordem. Policia tem que prender e RESOLVER uma situacao dessas. E, convenhamos, com esses marginais nada se resolve na conversa.
    Abs

  4. A assessoria de imprensa da Polícia Militar de Pernambucano enviou a seguinte nota aos jornais da cidade, sobre o trabalho da PM no clássico:

    “A Assessoria de Comunicação Social esclarece que, algumas cenas divulgadas pela imprensa local, não refletem todo esforço operacional e as atividades desenvolvidas pela grande maioria dos policiais militares empregados no Jogo entre Sport e Santa Cruz, pelo campeonato Pernambucano de Futebol. O comando da Corporação já determinou à abertura de procedimento administrativo, a cargo do Batalhão de Choque, para apurar os possíveis excessos durante a aplicação do protocolo operacional que deve, fundamentalmente, preservar a integridade física e a dignidade da pessoa humana, preceitos de Direitos Humanos defendidos pela Polícia Militar de Pernambuco.

    Major Júlio Aragão
    Adj da Assessoria de Comunicação Social”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*