FPF solicita pré-temporada menor em 2016 e estuda 4 fórmulas para o Estadual

Reunião sobre o calendário dos Estaduais e do Nordestão em 2016. Foto: FPF/site oficial

Criada em 2015, a pré-temporada de um mês no futebol brasileiro poderá acabar em Pernambuco já em 2016. À parte do calendário elaborado pela CBF, com 25 dias, a FPF articula junto às demais federações nordestinas a possibilidade de iniciar os campeonatos estaduais em 16 de janeiro. Neste ano, por exemplo, a pré-temporada para todos os clubes foi de 7 a 31 de janeiro.

No encontro na sede da Boa Vista, o presidente da federação pernambucana, Evandro Carvalho, recebeu os dirigentes regionais (exceção feita à Bahia, que não mandou representante) e o vice-presidente da CBF, Gustavo Feijó. Todos assinaram a ata pedindo a mudança imediata. Segundo a FPF, trata-se de um “aperfeiçoamento dos estaduais e do campeonato regional”. Entretanto, se o pedido das oito federações for acatado, a pré-temporada de Náutico, Santa Cruz e Sport irá durar apenas dez dias. Período ínfimo, ainda mais se considerarmos que neste ano houve treino físico, tático e até torneios amistosos.

Com o aumento de datas do Campeonato Pernambucano, de 14 para 18 datas, o regulamento também seria modificado. Em conversa com o blog e com o repórter João de Andrade Neto, Evandro explicou as quatro fórmulas estudadas. O primeiro modelo, semelhante ao torneio do Rio Grande dpo Sul, é o preferido. Contudo, a logística exige um número mínimo de clássicos, por causa do acordo com a Rede Globo. Daí, a projeção de clássicos de cada formato.

A decisão do regulamento sairá em novembro, no conselho arbitral. Já as datas para a competição poderiam ser entre 16/01 e 01/05.

1º modelo (17 ou 18 datas)
Turno único com os 12 clubes (11 rodadas), passando os oito melhores, com quartas de final, semifinal e final, sempre ida e volta. Com uma data sobrando, a decisão também pode ter até três jogos, com a “negra” na Arena Pernambuco.
Projeção de clássicos: de 3 a 8

2º modelo (18 datas)
Três grupos de quatro times (Náutico, Santa e Sport como cabeças-de-chave), com jogos dentro das chaves, em ida e volta (6 rodadas). Passam os dois primeiros de cada grupo, fazendo um hexagonal (ida e volta, 10 rodadas). Os dois melhores disputariam a final em dois jogos.
Projeção de clássicos: de 0 a 8

3º modelo (18 datas)
Dois grupos de seis times, em ida e volta (10 rodadas). Os dois melhores de cada seguem em um quadrangular em turno e returno (6 rodadas). Os dois melhores da segunda fase disputariam a decisão em dois jogos.
Projeção de clássicos: de 2 a 10

4º modelo (17 datas)
Dois grupos de seis times, em de ida e volta (10 rodadas). Passam os dois melhores de cada chave, seguindo para um quadrangular de turno único (3 rodadas). A 2ª fase decidiria só a ordem (e vantagens) dos semifinalistas. Semifinal e final em dois jogos.
Projeção de clássicos: de 2 a 9

Opinião do blog: achei melhor a primeira fórmula, direta e com mais jogos decisivos, mas a pré-temporada enxuta é um passo atrás na organização.

19 Replies to “FPF solicita pré-temporada menor em 2016 e estuda 4 fórmulas para o Estadual”

  1. Bom.. Me pareceu bem atraente as chaves com seus respectivos cabeças. Creio que daria muito certo aqui!

  2. Vixe, esse ano com pré-temporada e 14 datas foi um dos piores PE de todos os tempos imagine com 18 datas e sem pré-temporada…. Melhor jogar a Copa do NE 1ª Divisão e 2ª Divisão…

  3. Esse cara está acabando com o resto de vergonha do CAMPEONATO PERNAMBUCANO. Excesso de datas pra quê?? Ele acha q isto vai melhorar? Só vejo motivo nessas mudanças no sentido de a federação angariar mais dinheiro em cima dos clubes. Se SPORT, NÁUTICO E SANTA CRUZ querem crescer se unam contra esse federação fraca que não ajuda em nada na melhoria dos clubes.

  4. Foi, Cássio, Por isso eu escrevi logo em seguida. “Vixe, Esquece a Loucura”.

    Sim, A ideia de Austin Foi sensacional. Sensacional mesmo.

    – Teríamos mais times do interior na segunda fase.
    – Teríamos mais clubes do interior jogando contra time grande.
    – Teríamos menos jogos.
    – Continuaríamos tendo semis e finais (que é mais emocionante).
    – Teríamos um número de clássicos mínimos bom para a TV. Podendo ter mais nas semis e finais.
    – Os primeiros jogos seriam preparatórios para os grandes (que estão na serie A e B, ou seja, precisam de férias maiores.
    – Os três grandes ainda teriam espaçamentos entre os jogos. Não poderiam reclamar de desgaste.
    – Os três grandes viajariam menos ao interior. Não poderiam reclamar de desgaste.

    Sensacional.

    Enviar isso pra Evandro com urgência.

  5. É até um contra censo para o Campeonato Pernambucano, enquanto o Campeonato Brasileiro é de pontos corridos, com 20 times em turno e returno, e apenas 38 datas; os mandatários da Federação Pernambucana fazem de tudo para inchar o nosso campeonato. Que pena!

  6. Espero que os times utilizem os juniores para nao prejudicar o time no restante das temporadas

  7. Hoje mesmo uma reportagem “prova pora A+ B ” que campeonato estadual esta falido e nao agrega valor nenhum para disputa das series A,B,C …etc..
    exemplo:

    Vamos ver :Campeão carioca 2015:Vasco—>esta na zona de rabaixamento.
    Campeão paulista 2015:Santos..brigando para nao cair! no campeonato brasileiro
    Copa do Nordeste 2015:Ceara esta na lanterna da segundona!
    Fatos e dados e nao adianta ficar na base do “ACHOMETRO” em reunioes interminaveis nos gabinetes da FPF so vai sair “MERDA”

  8. Acaba esse campeonato mediocre! e faz um torneio apenas de 1 semana ta bom demais.!!!
    Nos moldes de tornei Inicio,de antigamente..
    Torneio de 1 semana ta bom demais..tsc.!!

    Federação nao tem moral nem condições de “mexer” com ferias de Jogadroes e nem com Pre-temporada!!!

  9. Concordo que a primeira opção é a melhor, mas não vejo necessidade de uma quarta de finais, como disse o Levy.
    Como sugestão a final deveria ser em jogo único na Itaipava arena Pernambuco, para quem sabe um dia, um time do interior conseguisse o título.

  10. O prob eh essa questao dos 6 classicos.
    Senão, a melhor seria: Turno unico, se classifica 4, semi e final. 15 datas e ta bom demais.

  11. Mexer com o treinamento fundamental p/ o resto do ano para jogar um torneio inicio em que só há vantagem p/ a federação…. enquanto dirigentes continuarem a pensar como torcedor não há perspectiva de melhora

  12. Evaristo Maciano,

    Um confronto nas quartas de final (no 1º modelo) não mudaria o nº de clássicos. Afinal, se houver um clássico nesta fase, não poderá ter na semi e na final. Só em um caso (semi ou final). Logo, seria apenas uma “troca.

  13. Sem dúvidas, a verdade é que o menos ruim é o primeiro modelo, os outros não são bons. O primeiro é o único que tem o que eu considero essencial: a primeira fase de todos x todos, nos outros pode nem haver clássico caso algum grande se complique, além de que todo time do interior jogaria com cada um dos grandes, o que é ótimo pra eles, muito melhor que os últimos campeonatos mesmo com menos jogos em 2016. E Cássio, a semelhança do primeiro é com o Campeonato Paranaense, não o Gaúcho que tem 16 equipes! Não gosto da ideia de ter quartas de final… Mas, é o que resta. Porque não passar os seis primeiros depois do turno único (todos contra todos, em 11 jogos), na segunda fase um hexagonal em turno único, com os 2 primeiros fazendo a final e o terceiro indo direto pra copa NE? 18 datas, mas considero melhor, pois dá a chance real de um time do interior sonhar ir longe (segunda fase).

  14. Cássio, eu tenho uma opção. Dá essa opção pra FPF, por favor. Já enviei algumas vez. Já agradeceram e tudo. Mas seria excelente para colocar em prática.

    Neste primeiro ano usaria o RANKING para formas as cabeças de chave: 1-SPO, 2- SAN, 3- NAU.

    PRIMEIRO TURNO: Teríamos logo os 6 clássicos.
    Sport x Náutico, Náutico x Santa, Santa x Sport; Náutico x Sport, Santa x Náutico, Sport x Santa.

    Digamos que fique: 1-SPO, 2- SAN, 3- NAU.

    E os outros 9 times jogariam todos entre si como já acontece (todos contra todos, ida e volta) e se classificariam 6 (SEIS) times para o segundo turno.

    Digamos que fique: 1-SAL, 2-CEN, 3-POR, 4-SER.T., 5- AME, 6-PES

    SEGUNDO TURNO: Três grupos de 3 times com jogos de ida e volta.
    Grupo A: Sport, Porto e Serra Talhada
    Grupo B: Santa, Central e América
    Grupo C: Salgueiro, Náutico, Pesqueira

    Se classificaria o 1º (primeiro) de cada grupo, mais o melhor segundo colocado geral para fazer as semifinais e finais. Sendo o melhor primeiro colocado pegando este segundo, e os outros primeiros se enfrentariam.

    DEU PRA ENTENDER?

    SERIAM SOMENTE 12 DATAS E TERÍAMOS 6 CLÁSSICOS DE CARA.

    OBS.: A partir do ano que vem ficaria o primeiro, segundo e terceiro do ano anterior como chapa.

  15. Cassio. Creio que na primeira opção o número de clássicos pode ser de 3 a 10.

    Porque nao necessariamente o três grandes estariam na semifinal.

    compreendes? Dai poderiam se enfrentar nas quartas.

  16. Minha sugestão: turno único com 12 times (11 jogos) e pronto! Quem terminar em primeiro leva a taça. Chega de estadual inchado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*