Guia da CBF divide título brasileiro de 1987 entre Sport e Flamengo

Guia 2015 da CBF sobre o Brasileiro de 1987. Crédito: CBF

À parte da decisão, ainda não revelada, do Supremo Tribunal Federal, referendando o Sport como o único legítimo campeão ou Sport e Flamengo como campeões brasileiros de 1987, a CBF contrariou a situação atual e estampou em seu novo guia oficial a divisão do título. A informação consta na 12ª página da edição de 2015, relatando todos os campeões nacionais unificados. Vale lembrar que a confederação brasileira de futebol, então presidida por Ricardo Teixeira, dividiu o título em 2 de fevereiro de 2011, num ato administrativo. Posteriormente, o Leão derrubou a decisão na justiça comum, com o Fla recorrendo.

O título de 1987 também aparece nas páginas dos times: Sport e Flamengo.

Na página carioca, a conquista é tratada como “Copa União”. A íntegra do Guia do Campeonato Brasileiro 2015, produzido pela CBF, pode ser conferida aqui.

Se é para evitar confusão ou não, o fato é que a CBF não divulga a lista de campeões brasileiros da primeira divisão em seu site oficial desde 2010.

Ainda em relação aos rubro-negros, a decisão legal sobre a exclusividade ou divisão (na verdade, seriam oficializados dois campeonatos paralelos) está desde 12 de maio de 2015 nas mãos do ministro do STF, Marco Aurélio Mello, com o poder de mudar o caso transitado em julgado desde 2001. Caso vete o recurso carioca, mantém a decisão original. Caso aprove, todos os integrantes da mais alta instância judiciária irão julgar o caso.

51 Replies to “Guia da CBF divide título brasileiro de 1987 entre Sport e Flamengo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*