Ceará entra na Primeira Liga e levanta dúvidas sobre a Liga do Nordeste

Reunião da Primeira Liga em 13/09/2016, em Brasília. Foto: Primeira Liga/facebook

Em 10 de setembro de 2015, após discussão acerca da legalidade, o estatuto da Primeira Liga foi publicado. Dizia o seguinte: “(…) composta exclusivamente por entidades de prática desportiva da modalidade futebol, que disputem competições na categoria profissional sediadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com patrimônio e autonomia administrativa, financeira e jurídica própria, distinta de seus filiados”.

Fundadores
América-MG, Atlético-MG, Atlético-PR, Avaí, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Inter, Joinville e Paraná

Um ano depois, no balanço da agremiação, houve uma reunião em Brasília, definindo o modelo comercial de venda de direitos de transmissão da televisão, naming rights e patrocínios, além da inclusão de novos membros. Na primeira ampliação, seguindo o estatuto, entraram Brasil de Pelotas, Londrina e Tupi, reforçando o interior gaúcho, paranaense e mineiro. Porém, o encontro acabou abrindo espaço para Mato Grosso (Luverdense), Goiás (Atlético-GO) e, o mais surpreendente, Ceará. Sim, o Ceará Sporting, campeão nordestino em 2015, aderiu à liga, que, na prática, concorre justamente com a Lampions League, organizada pela Liga do Nordeste, na qual o clube alencarino é um dos 16 membros fundadores (em 2001). Segundo a resolução na capital federal, os seis novos membros não vão participar da Primeira Liga em 2017, deixando em aberto a possibilidade a partir de 2018, data-chave no Nordeste.

Entre os sete principais clubes da região (três do Recife, dois de Salvador e dois de Fortaleza), o Vozão é, curiosamente, a única ausência do torneio de 2017. Perdeu a vaga no campo, ao ficar de fora da decisão estadual. Difícil desvincular essa ausência da entrada na outra liga, até porque financeiramente o Ceará vem ganhando bastante dinheiro na Copa do Nordeste – cuja movimentação financeira nesta temporada foi de R$ 26 milhões. Em 2015, quando o clube conquistou o inédito título, faturou R$ 5.895.664 entre cotas e bilheteria. Por outro lado, num olhar inicial, a articulação pode ser uma pressão indireta sobre a definição do futuro do Nordestão, com o supracitado G7 do Nordeste discutindo a formação de duas divisões a partir de 2018, cada uma com doze clubes, o que, a médio prazo, garantiria a participação à parte dos certames locais.

As primeiras dúvidas do blog e alguns pitacos:

A presença do Ceará na Primeira Liga pode ser vista como uma ameaça à Liga do Nordeste?
Em relação à imagem da liga nordestina, sim. E também na composição do Nordestão, pois os torneios ocorrem em datas semelhantes.

Algum clube pernambucano faria o mesmo caso não se classificasse à Copa do Nordeste?
Nos bastidores, convites já foram feitos, também em caso de ausência…

Tecnicamente, seria mais vantajoso disputar qual torneio?
Pelo calendário da CBF, o Nordestão deve ter 12 datas, contra apenas 7 da Primeira Liga, além de oferecer uma vaga na Sul-Americana. Para o próximo triênio, já em negociação na Primeira Liga, a questão financeira pode pesar.

Com o Ceará na Primeira Liga, abre a possibilidade de a Liga do Nordeste também aceitar clubes de outras regiões?
Com a Copa Verde em vigor, todas as regiões estão contempladas. Ou seja, neste momento parece surgir uma disputa de “mercado”. Cabe à Liga NE se proteger. Em 2014, na condição de única liga do país, vetou o Flamengo.

Essa interseção pode ser o embrião de uma fusão para a liga nacional?
Num viés positivista, sim. Porém, com a leitura anterior… dificilmente.

Outras dúvidas? Outros pontos de vista? Está aberto o necessário debate.

No papel, junto à CBF e à tevê, a Copa do Nordeste está garantida até 2022. É um sucesso, entre vários motivos, também pela presença do próprio Ceará.

17 Replies to “Ceará entra na Primeira Liga e levanta dúvidas sobre a Liga do Nordeste”

  1. Pra mim o Ceará não se valoriza disputando um torneio onde ele só foi aceito pra que a liga do nordeste fique mal vista, nós como nordestinos sabemos como somos discriminados principalmente por essa imprensa esportiva sulista e com isso a visibilidade de nossos clubes fica muito prejudicada o que motivou criação da liga do nordeste exatamente para fortalecer e trazer visibilidade para os times da região! Aqui temos que ser mais Unidos que qualquer outro. Acho que o Ceará fez uma bobagem gigante porque tem que jogar sempre longe, financeiramente é muito ruim pois os times de lá já mostrou que não gosta de jogar essa liga e só jogam com time misto e olhe lá,a chance de ganhar é zero e no fim sairá pior de que como entrou!

  2. Primeiro ,
    O Ceará Sporting Club , não sabe perder ! Se o regulamento da Copa do Nordeste prevê duas vagas para o Campeonato Cearense , o Ceará SC montasse um time pra chegar na final estadual .
    Segundo ,
    A Primeira Liga , não tem o meu prestígio , porque é uma competição que os participantes não foram previamente classificados e na minha visão não passa de um torneio amistoso .

  3. Tempestade em copo d’água! Ceará não está na Copa do Nordeste! Deixa ir pra Primeira Liga! Aproveita o calendário, joga com times melhores que no cearense e faz um caixa! Seria burrice negar o convite!

  4. Bom primeiro me surpreende o estado do Ceará tem direito so a duas vagas no caso da Bahia nos temos direito a tres vagas e o campeonato baiano com todo respeito mas sinceramente é muito fraco em pontecial e em segundo eu entendo que realmente o fato do Ceara paricipar da 1ªliga um torneio do sul gera um certo desconforto na Copa do Nordeste e fica parecendo que o Ceará é um traidor porem por outro lado um clube como o Ceara nao pode ficar inerte em uma temporada de regionais quando pode obter um lucro financeiro podendo participar de um torneio distinto e garanto se fosse o Vitoria ,Bahia,Sport ,Fortaleza etc provavelmente eles se sentiriam atraidos por tal proposta ou oportunidade então resumindo o Ceara estar certo e errado ao mesmo tempo.

  5. Temos que valorizar a Copa do Nordeste pq é nossa Copa ! É nossa Região!!! É muito simples, é só fazer um bom time para ser campeão ou vice em seu próprio Estado. Tem algum problema em seguir os critérios para disputar a Copa? E por favor, não menospreze os times que conquistaram as vagas em campo de acordo com os critérios. (que seja time grande ou pequeno). São luis – MA

  6. Quem está criticando a entrada do ceará na primeira liga poderia se informar melhor… Em nenhum momento falou-se em disputar a competição e sim em filiação à liga e não é a mesma coisa… Informem-se antes de criticar.

  7. O Ceará sempre foi conhecido por suas maracutaias, envolvido em todo o tipo de manobras. Por sinal muito forte nos tribunais esportivos, vamos lembrar apenas alguns casos mais recentes:
    1 – O TJD-CE reconheceu cinco supostos títulos de uma época que nem existia federação.

    2 – TJD-CE absolveu o presidente do Ceará que agrediu covardemente o arbitro da partida final do Campeonato Cearense de 2015.

    3 – O STJD desqualificou a denuncia contra o jogador BILL, que foi expulso e xingou o arbitro e sua mãe de todos os palavrões que conhecia , passou de ofensa para desrespeito.

    Sempre se dando bem, mas acho que está perto da casa vai cair.

  8. Ceara e um vagabundo!! Sem penta sem nordestao 2017 aii aparece uma mala preta pro uniclinic !!! Fortaleza sempre!!! Campeão brasileiro série c 2016!!!!

  9. O certo é a liga do NE ser encabeçada por PE e BA que historicamente foram que disputaram algo no cenário nacional, maiores populações e torcidas regionais. Minha opiniao: Excluir permanentemente esse malandro chamado Ceara Clube! Quer ta conosco na hora boa e com eles na más…

  10. Cassio:

    Primeiramente, gostaria de saber: como:eu posso mandar perguntas para o podcast 45 minutos??

    Segundo, o que o Ceará fez é compreensível e péssimo ao mesmo tempo. A primeira liga bem ou mal será, possivelmente, a liga de clubes que a médio e longo prazo irá organizar e administrar o campeonato brasileiro, como fazia , em partes, o finado clube dos 13. Isto corrobora algum poder de decisão e um contrato melhor com a tv do que Ceará tem hoje em mãos, logo fazer parte da festa significa sonhar com cotas melhores tanto na série A como na B ou mesmo na C (caso haja um maior interesse da tv). E, devido ao Ceará não ter participado do antigo clube dos 13, onde apenas 3 times da região participaram e que levou ao crescimento acentuado desses times em termos de receita, contratos de tv, no âmbito esportivo (apesar do Bahia não ter aproveitado esse lado), como também foi notado a disparidade financeira dentro do próprio G7 e do G-resto nordestino. Portanto, o convite feito ao Ceará foi encarado como uma oportunidade de não perder uma chance de melhoria ficanceira a médio prazo.

    Agora vamos ao lado péssimo: a entrada de QUALQUER time nordestino que faz parte da Liga Nordeste deveria ser em bloco, de modo organizado e não nas “coxa, intoca”. como se diz aui em terras alencarinas e como o Vozão fez. Ao menos uma entrada em bloco do G7, já preparando o terreno para o restante dos times da região seria a maneira mais interessante e sábia de pertecer a uma liga maior. Se tudo fosse levado de maneira transparente e conversada não estaríamos agora especulando de como vai fazer no futuro a própria do Nordeste o que é ruim para torcida, times e patrocinadores. Infelizmente, os dirigentes agem por impulso, pensando apenas em ganhos rápidos, pois é perceptível que a atitude do Ceará foi por que não vai estar na Copa do Nordeste ano que vem e quer colocar o g7 guela abaixo por toda eternidade. Se os times da região querem voltar a sonhar a ganhar campeonatos brasileiro das séries A e B (quantos séries B, nosso times venceram? Concorrência também está aumentando, lembre ser que o “inimigo não é só os 12 grandes, também há as forças regionais do Sul, Centro-Oeste, interior de São Paulo) precisam se unir. E não somente o G7, mas todos os times fortes dos outros 6 estados, assim melhorarão receitas, aumentarão as torcidas pelos times locais e a qualidade técnica dos jogos e diminuirão a influência dos G12 nacional sobre as torcidas locais.

  11. O Ceará está certíssimo. Enquanto a Liga do NE ficar com palhaçada nos critérios onde classificam times como Globo, Itabaiana, Flu de Feira, etc, vão haver sempre incertezas. O futebol tem que ser pensado economicamente, tá mais do que na hora de acordar.

    Nota do blog

    Stravos, o Ceará foi para uma liga que acabou de aceitar Tupi e Luverdense, também de baixo apelo (ainda que hoje disputem a Série B).

  12. Eu duvido que eles repartam as cotas financeiras igualitariamente. Só estão mudando a fachada, a divisão desigual continuará do mesmo jeito!

  13. Dúvida:

    Eles vão voltar a Copa do NE ou “planejam” ficar da “Segunda Liga” (Primeira não é)?

  14. Eu vejo como algo temerário, a princípio, porque o canto da sereia é traiçoeiro. De uma tentativa de minar homeopaticamente o poder das federações, o que não seria de todo negativo, mas indo pelo caminho errado, desprestigiando a Liga do Nordeste. E o que vem lá de baixo, seguro morreu de velho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*