Clássico das Multidões pelo Nordestão passa de 1 milhão de telespectadores

Copa do Nordeste 2017, semifinal: Santa Cruz 0 x 2 Sport. Crédito: Rede Globo/reprodução

Durante duas horas, o jogo de volta da semifinal nordestina entre tricolores e rubro-negros praticamente monopolizou a atenção na capital pernambucana. A cada 100 televisões ligadas no horário, 72 sintonizaram na partida vencida pelo Sport. Ou seja, procede aquela percepção de que todos os seus vizinhos estavam assistindo ao Clássico das Multidões, através de gritos e fogos.

A audiência média na tevê aberta foi de 46,5 pontos, disparada a maior do ano entre os clubes pernambucanos – superou os 33,4 de Náutico 1 x 1 Sport, na definição da semifinal estadual. A transmissão da Globo Nordeste, comandada por Rembrandt Júnior, registrou um pico de 54,5 pontos. Em termos absolutos no Recife, a audiência média foi de 1,129 milhão de telespectadores, flutuando até 1,323 milhão. É gente demais, num nível de Copa do Mundo. E olhe que esse número desconsidera os torcedores que viram pela Globo através da tevê por assinatura (Sky e NET, por exemplo), além do Esporte Interativo.

No cenário local, entre os jogos com dados divulgados pela emissora, pelo Ibope ou pelo Kim Telereport, responsáveis pela medição, uma partida de futebol não alcançava o patamar de um milhão há três anos, desde a semifinal estadual entre Sport e Santa Cruz, na Ilha. Na ocasião, a disputa de pênaltis alavancou ainda mais o dado. Já o recorde absoluto segue com a estreia rubro-negra na Taça Libertadores da América de 2009, lá no Chile. O jogo teve 57 pontos de média. Considerando a medição atual, aquela noite teria correspondido a 1,384 milhão de pessoas diante da telinha.

Jogos com o Trio de Ferro acima de 1 milhão de telespectadores no Recife.

Os jogos do futebol pernambucano com mais de 1 milhão de telespectadores no Recife. Arte: Cassio Zirpoli/DP

6 thoughts on “Clássico das Multidões pelo Nordestão passa de 1 milhão de telespectadores

  1. Sua investigação consegue os dados da TV Esporte Interativo? Eu mesmo assisti o jogo por lá, pela qualidade e a narração!

    Nota do blog

    Entrei em contato, pedindo os dados. Ainda não recebi, Yuri.

  2. O Sport em todas as maiores audiências, acho que estendendo até a 10 aparece em todas?

  3. Complemento do post

    No geral, o jogo de maior audiência no Recife em 2017 era, até a última quarta, Uruguai 1 x 4 Brasil. O jogo pelas Eliminatórias da Copa 2018, em Montevidéu, teve 38,5 pontos de audiência, segundo o Ibope.

  4. ” A cada 100 televisões ligadas no horário, 72 sintonizaram na partida vencida pelo Sport. ”

    Cássio, eu achava que 1 ponto no Ibope equivalia a 1 ponto percentual de todos os televisores daquela região. Se um programa tem um ponto de audiência no Ibope no Brasil inteiro, significa que 1% de todos os aparelhos de TV do Brasil estava ligado naquele programa durante aquele horário.

    Não é assim? Pq se for, esse trecho de 72 a cada 100 tv’s ligadas no jogo siginificariam 72% ou 72 pontos no ibope, não?

    Nota do blog

    O número de 72% é o “share”, que corresponde à participação da audiência dentro do universo de televisões ligadas, que muda bastante de horário para horário. Já a pontuação, no caso o dado de 46.5, é o um número absoluto, calculado independentemente da quantidade de aparelhos de televisão ligados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>