A capa do plano comercial do Pernambucano 2018. Slogan ousado…
A média de público no Campeonato Pernambucano de 2017 foi a segunda pior desde que a FPF passou a contabilizar os dados, há 28 anos. Com índice de 2.402 espectadores, só ficou à frente de 1997, com 2.080. Mesmo considerando apenas a fase principal, a partir do hexagonal do título, o dado foi ruim, com 4.808. Agora, o contraponto. Arquibancadas vazias e muita gente sintonizada diante da televisão. As transmissões da Globo Nordeste, 13 ao todo, tiveram uma audiência média de 2,2 milhões de telespectadores, número revelado durante o evento de lançamento do Estadual 2018, na sede da emissora. O blog analisa os planos comerciais da competição desde 2010. Durante sete anos, os dados da audiência consideraram o Grande Recife, a área de maior atuação, variando de 524 mil a 974 mil pessoas/jogo. Desta vez, o relatório trouxe os números do estado, considerando todos os municípios cobertos pela Globo Nordeste (Região Metropolitana e Zona da Mata), TV Asa Branca (Agreste) e TV Grande Rio (Sertão).
Aqui, alguns registros do plano comercial oficial, com as audiências de todos os jogos exibidos em 2017, com a decisão entre Sport e Salgueiro, no Cornélio de Barros, alcançando 41,9 pontos, de acordo com a medição do canal. O ‘share’ daquela partida indica que a cada 100 televisões ligadas no horário, 70 estavam sintonizadas na peleja. É bastante coisa, levando à reflexão sobre o porquê de tanta audiência num torneio tecnicamente fraco como foi o último. Então, imagine num campeonato mais organizado…
Audiência média do Pernambucano na TV aberta
2010 – 541 mil telespectadores (RMR, 14 municípios)
2011 – 526 mil telespectadores (RMR, 14 municípios)
2012 – 524 mil telespectadores (RMR, 14 municípios)
2013 – 555 mil telespectadores (RMR, 14 municípios)
2014 – 696 mil telespectadores (RMR, 14 municípios)
2015 – 974 mil telespectadores (RMR, 14 municípios)*
2016 – 700 mil telespectadores (RMR, 14 municípios)
2017 – 2,2 milhões de telespectadores (Pernambuco, 186 municípios)
* Não foram divulgados dados exclusivos do Estadual, mas o balanço entre o Pernambucano e o Nordestão
As maiores audiências da história da Globo NE no Estadual (Grande Recife)
1.153.620 – Sport 1 x 0 Náutico (05/05/2010, final)
1.050.763 – Sport (5) 1 x 0 (3) Santa Cruz (13/04/2014, semifinal)
1.040.976 – Santa Cruz 0 x 1 Sport (15/2011, final)
As 4 maiores audiências de 2017 foram nos mata-matas. Curiosamente, em 2018 a fórmula ampliou a fase eliminatória, agora com quartas de final
Apesar da vantagem na audiência, numa comparação proporcional com o Paulistão e o Carioca, o dado local utilizado na arte foi o da decisão. Distorceu
A seguir, as propostas de propaganda para 2018 e as ações planejadas para promover a competição. Naming rights, exposições, redes sociais etc.
Complemento do post
Ordem das audiências do PE2017 (em pontos no Ibope)
1º) 41,9 pts – Salgueiro 0 x 1 Sport (28/06)
2º) 35,4 pts – Sport 1 x 1 Salgueiro (07/05)
3º) 34,6 pts – Náutico 1 x 1 Sport (23/04)
4º) 34,1 pts – Sport 3 x 2 Náutico (16/04)
5º) 33,6 pts – Sport 1 x 1 Santa Cruz (26/03)
6º) 33,1 pts – Sport 1 x 1 Náutico (01/03)
7º) 32,0 pts – Santa Cruz 1 x 1 Sport (18/02)
8º) 26,1 pts – Belo Jardim 0 x 1 Sport (19/03)
9º) 25,4 pts – Belo Jardim 0 x 4 Santa Cruz (05/04)
10º) 23,7 pts – Salgueiro 0 x 1 Santa Cruz (05/03)
11º) 23,6 pts – Central 1 x 3 Sport (09/04)
12º) 22,8 pts – Santa Cruz 0 x 0 Belo Jardim (01/02)
13º) 20,9 pts – Náutico 1 x 1 Santa Cruz (29/01)
Nº de transmissões do Estadual pela Globo NE
2012 – 25 jogos (ou 18% de 138, o total de partidas)
2013 – 18 jogos (ou 13% de 138)
2014 – 14 jogos (ou 10% de 140)
2015 – 14 jogos (ou 11% de 124)
2016 – 14 jogos (ou 15% de 92)
2017 – 13 jogos (ou 13% de 95)